Curiosidades, Para imigrantes

As Profissões Mais Promissoras Para A Próxima Década Nos EUA

 Hospital Sign
By Friscocali  via flickr (CC BY-NC 2.0) 

Para classificar uma profissao como uma das melhores do mercado e necessario olhar para dois aspectos: quanto ao salario e quanto a probabilidade de crescimento da mesma durante certo periodo de tempo. Segundo a rede de noticias CNN , as 10 vagas mais promissoras para a proxima decada de acordo com os dois aspectos citados acima sao:

  1. Engenheiro de sistemas – Analistas de mercado de trabalho estao projetando que as vagas para engenheiros de sistema terao um crescimento de 45% ate 2020.
  2. Auxiliar de Enfermagem – Assim como os enfermeiros, eles auxiliam medicos. Essa profissao exige muito estudo e certificacao constante.
  3. Professor de Universidade – Embora praticamente todos os professores passem por altos e baixos em suas carreiras, os professores de universidades e faculdades tem grands oportunidade de ganhar bastante e com o aumento de pessoas jovens e adultas a procura de cursos superiores, essa profissao tem muito a oferecer nos proximos 10 anos.
  4. Enfermagem – A populacao americana esta envelhecendo e o resultado disso e o aumento da demanda de profissionais da saude, especialmente de enfermeiras capacitadas.
  5. Project manager / Especialistas em Tecnologia –  Essa profissao e para aqueles que sao experts em informatica, software e tambem possuem jogo de cintura para gerenciar projetos relacionados a computacao / softwares. Uma das vantagens dessa profissao e poder trabalhar por conta propria tambem.
  6. Contadores Publicos – Contadores sao famosos por saber lidar com numeros, a demanda por esses profissionais tem aumentado tanto no setor publico (e preciso ter cidadania americana para essa posicao) como privado.
  7. Fisioterapeuta – A demanda tambem sera grande para fisioterapeutas, deviado aos avancos das ciencias medicas, pacientes estao cada vez sobrevivendo mais depois de acidentes e certas doencas, fazendo com que a necessidade por profissionais que ajudem na recuperacao desses individuos ainda maior.
  8. Consultor de seguranca em computacao – Hackers “profissionais” podem tomar vergonha na cara e ganhar muito mais passando para o lado do bem e ajudando companias privadas e/ou publicas a combater crimes ciberneticos.
  9. Analista de dados (Inteligencia e Seguranca Nacional)– esses profissionais analisam dados de inteligencia do pais e as repassam para as devidas agencias de seguranca nacional. E claro que e preciso ser cidadao americano para conseguir esse emprego.
  10. Diretor de vendas –  A ultima posicao nao exige diploma algum, emboar exija mais de dez anos de experiencia comprovada como vendedor, dos quais dois anos de experiencia como gerente de vendas e bem visto.

Referencias:

CNN.com

27 comentários sobre “As Profissões Mais Promissoras Para A Próxima Década Nos EUA

  1. Aux. de Enf., é? Interessante… Como é o nome do cargo em Inglês? Gostaria de procurar maiores informações a respeito.
    Parabéns pelo blog!
    Bj,
    J.

  2. Janaina, o nome em ingles e CNA (Certified Nurse Assistant). Estou preparando um post sobre enfermagem nos EUA, pois esse e uma assunto que muitos brasileiros perguntam. Aguarde 😉

    Abracos,
    Lu

  3. Aaaaahhh, Lu! Obrigada! =)
    Valeu pela gentileza e pela rapidez na resposta!
    Bj bem grande!

  4. Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo site, achei realmente muito interessante, e mostra muitas coisas legais que eu sempre tive curiosidade de saber deste país tão interessante que é os E.U.A. Gostei mais ainda deste artigo específico, pois sou Analista de Sistemas há 9 anos aquí no Brasil, mas meu sonho sempre foi pelo menos ter uma experiência nos EUA, e quem sabe, talvez me mudar pra lá. O Brasil me irrita um pouco em muitas coisas.

    Porém existe um rumor por aquí, as pessoas dizem que por mais experiente que eu seja na minha área, jamais vou conseguir trabalhar nos EUA como Analista de Sistemas, mas somente como garçom, lavador de louças ou outros sub-empregos, pois os americanos não vão permitir que eu tire o emprego de um outro americano. Você acha que isso é verdade? Ou é possível pra um brasileiro como eu, conseguir um emprego de nível universitário por aí?

    Parabens mais uma vez pelo site, e agradeço qualquer resposta.

  5. Esquecí de dizer: eu entendo inglês bem! Só não falo muito, por falta de prática, mas tenho certeza que em algumas semanas já fico solto!

  6. @ Luis Felipe

    Obrigada pelo comentario. O objetivo desse blog e informar sobre assuntos relacionados aos EUA, sejam eles serios, informativos e/ou divertidos. Isso de brasileiro somente trabalhar em sub-emprego aqui e um dos muitos mitos espalhados pelo Brasil sobre morar nos EUA.
    A questao e documentacao. Se voce tiver documentos para trabalhar, ou seja, autorizacao para tal, voce com certeza conseguira (se voce se esforcar e estudar, claro) um emprego de nivel universitario.
    Na minha familia mesmo ha casos de pessoas que vieram para ca e conseguiram emprego de nivel universitario assim que chegaram aqui. E claro que essas pessoas tinham toda documentacao necessaria para trabalho e permanencia aqui. Sendo assim voce pode concorrer de igual para igual com americanos, inclusive no post sobre perguntas de emprego indiscretas nos EUA, eu falei que umas das perguntas que um empregador jamais pode te perguntar e se voce e um cidadao americano ou nao, isso nao e da conta deles, eles nao podem te discriminar por isso… eles e claro podem e devem te perguntar se voce possui autorizacao para trabalho nos EUA.

    A questao de adaptacao difere de pessoas para pessoas, depende muito da sua forca de vontade, do interesse que voce tem de assimilar a cultura americana e de ter proposito de trabalhar e progredir. Por que a America atrai imigrantes do mundo inteiro, inclusive de paises europeus de primeiro mundo e qualidade de vida melhor que aqui? Por que os EUA dao oportunidades de crescimento para todos, independente de raca, cor, religiao e ate nacionalidade. E so querer.

    Quanto ao ingles e claro que se voce ja tem um nivel bom, voce aprendera as habilidades que voce precisa para se virar aqui mais rapido e voce sempre estara aprendendo, pois ninguem sabe tudo. E a experiencia vale a pena.

  7. @Lu

    Te agradeço bastante pela resposta! Andei vendo uns sites que oferecem vagas em empresas americanas e já encontrei algumas na minha área!

    Eu imagino que se uma pessoa tem toda a documentação em dia, e tem competência, então ela possui todas as chances de conseguir trabalhar lá fora. Eu não faço idéia da documentação necessária, nem sei como funciona a questão do documento de permanência, como se consegue, enfim… seria o green card? Vou procurar saber, pois estou decidido a pelo menos ter uma experiência. Você poderia me dizer, que documentação é essa que eu preciso? Preciso ter essa documentação antes de enviar meu currículo para as empresas?

    Quanto ao que você diz sobre assimilar a cultura, é claro que algumas coisas a gente só entende quando vê de perto… eu desde muito novo sempre fui, digamos, apaixonado pelos EUA, o país em sí, a indústria musical, todo o entretenimento, as comidas, o espírito empreendedor… e claro, o estilo de vida deles.

    Eu lí muitos, se não praticamente todos os seus posts, e gostei muito de todos. Desde que sou adolescente me interesso e acompanho a cultura americana, inclusive porque além de Analista de Sistemas eu também sou músico…
    O que eu vejo é que eu me mato de trabalhar, e por mais que eu não ganhe mal, com certeza ganho melhor que muita gente, ainda assim, acho que mereço mais.
    Na questão da música, no Brasil ou você se vende ou esquece qualquer chance de obter algum sucesso/reconhecimento. De que adiantam anos de estudo, se somente axé e etc é o que se vende por aquí? Tenho um amigo que se mudou pra california, ele é baixista, e hoje está aí super bem, casado com uma americana e tudo.

    Enfim… eu poderia ficar aqui falando mais um monte de coisas, mas por hora seria isso.

    Obrigado por sua atenção!

  8. @ Luiz Felipe

    Ou voce vem com o visto de imigrante, que nao e o seu caso entao voce nao tem como o fazer, ou voce vem com visto de trabalho. Para voce conseguir vistos de trabalho voce teria que procurar uma empresa americana que patrocine vistos de trabalho, grandes empresas do setor que voce trabalha. Mas o melhor lugar para voce se informar sobre isso direitinho e ler as informacoes do site do
    USCIS ou da embaixada ou consulado americano mais proximo de voce. Eles explicam exatamente o que voce precisa de requisitos e quais os passos a seguir para obter vistos e etc.

    Se voce nao tem autorizacao de trabalho e visto nem adianta voce aplicar para empregos oferecidos em sites americanos, inclusive uma das perguntas que essas empresas farao: “voce tem aurtorizacao para trabalhar nos EUA?” se a resposta for negativa a vaga nao sera sua.

  9. @Lu

    Obrigado pelas informações, entrei no site indicado, e é bastante esclarecedor.

  10. Oi Lu, queria saber sobre as profissões de Nutricionista e psicólogo nos E.U.A. Qual dessas duas carreiras é mais recomendada na sua opinião?

  11. Ana Cleide,

    Se voce tiver bastante dinheiro para bancar os seus estudos e se formar aqui, essas duas profissoes costumam dar muito dinheiro, porem para isso voce precisa ter dinheiro para investir em estudo, treinamentos e certificacoes e etc. E bem dificil se formar nessas areas aqui, exige muito tempo e dinheiro. Formandos de psicologia costumam ter mais oportunidades de trabalho em praticamente qualquer areas da psicologia e ate outras areas profissionais.

    Ja se voce e formada no Brasil nessas areas saiba que voce provavelmente tera que fazer seu curso novamente por aqui ja que reconhecimento de diplomas estrangeiros costuma ser uma novela interminavel.

    Boa sorte

  12. Oi Lú!
    Gostaria de saber quais as profissões em que é mais “fácil” de conseguir emprego. E se para conseguir uma autorização de trabalho eu já preciso estar com proposta de emprego aí.

    Grata 😉

  13. Olá,
    Tenho experiência como piloto de testes e consultor técnico em concessionária. Gostaria de saber se posso trabalhar em uma concessionária nos EUA para aperfeiçoar o meu inglês e ter uma experiência no exterior, já que não tenho condições de pagar por um intercâmbio. Gostaria de ter uma experiência profissional real.
    Isso é possível?
    Se houver afinidade a empresa pode me convidar para trabalhar em definitivo?

  14. Olá Junior,

    Não existe visto de trabalho definitivo, todo visto de trabalho é temporário, alguns por mais tempo que outros mas ainda assim temporários. Recomendo que vc busque mais informações sobre como funciona o visto de trabalho no site do consulado americano no Brasil e que vc faça uma busca por vagas para o cargo que vc quer em empresas americanas e mande seu resume para elas. Se vc possuir aquilo que empresas da sua área profissional buscam é possível conseguir algo sim. Mas para saber vc tem que tentar.

    Sucesso!

  15. Lu, bom dia,

    sou corretor de imóvel, pretendo morar nos EUA, como deve fazer para obter o visto de trabalho nesta área, ??

  16. Olá Paulo,

    Você precisa achar uma empresa americana dessa área que queira patrocinar um visto para você já que são as empresas que cuidam do processo todo junto a imigração.

  17. Lu , eu tenho duvida quanto a profissão . Quanta ganha mais ou menos um policial ou quem trabalha em cargos de segurança nas agencias do governo (Ex : CIA , FBI , NSA )? Eles tem um bom padrão de vida ? E o que é necessário para se tornar um nos EUA ? Obrigado .

  18. @ Lu e @ Luiz Felipe

    Quanto a encontrar emprego especializado nos EUA… para quem não mora nos EUA e não tem visto de trabalho ou Green Card… é realmente muito difícil para conseguir, pois o empregador americano tem um custo de aproximadamente 10 mil dólares com o processo de contratação de um estrangeiro, sem contar que ele tem que enfrentar a (chatice) burocracia de ter que justificar essa contratação para o governo local.

    Agora uma vez estando lá como um estudante universitário, por exemplo, a tarefa vai se tornando um pouco menos difícil e interpessoal.

    Luiz… procure se informar por OPT que é uma autorização para trabalhar concedida a estudantes universitários após a conclusão do curso. Isto é, um meio de conseguir trabalhar legalmente é fazer um curso universitário curto e aplicar para conseguir o OPT, que é uma maneira muito fácil de conquistar o empregador americano (desde que vc demonstre competência é claro) e este, por sua vez, lhe conceder o visto H1B.

    Procure no youtube canais de imigrantes que falam sobre maneiras de conseguir trabalho e também sobre a vida nos estados unidos. Procure pelo canal do Rodrigo Souza, que é um analista de sistemas que fala sobre meios de como conseguir vagas nessa área.

  19. Olá, parabéns pelo site. A área jurídica tem alguma abertura para trabalho? E na área acadêmica?

  20. Jurídica a pessoa tem que refazer o curso de direito aqui. Acadêmica a pessoa já tem que ter o green card.

  21. ola, sou tec de enfermagem e instrumentadora cirurgica com uma boa experiencia com mais de 7anos , gostaria de saber como posso e quais sao as possibilidades de trabalhar nessa area nos Estados Unidos.

    desde de ja te agradeco , parabens pelo site

  22. Olá Flavia,

    Recomendo que você leia outro post do blog: Como saber se seu diploma será reconhecido nos EUA, ele te dá uma idéia do que fazer no seu caso. Sucesso!

  23. Olá Pedro,

    Interessante que você perguntou. Amanhã mesmo publicarei um artigo sobre as profissões com mais status e as áreas médicas com maior salário aqui. Você pode se informar sobre o mercado de medicina veterinária no site do bls.gov. Esse site fornece dados estatísticos salariais, procedimentos para trabalhar na área aqui e muito mais.

Faça parte da conversa: