Para Estudantes

O Que É O GPA?

Se voce for estudar nos Estados Unidos vai ouvir muito sobre o GPA. O GPA a escala de notas dadas em universidades americanas. Essa escala e calculada usando suas notas durante um periodo de tempo de estudo, conhecido aqui como term. Um term pode ter dois meses, tres meses, quatro meses ou ainda  seis meses. A duracao do term depedera do tipo de curso e da escola envolvida. O GPA e dado em letras, onde  cada letra vale o seguinte:

 

Nota % Valor do GPA
A 90 – 100 3.5 – 4.0
B 80 – 89 2.5 – 3.49
C 70 – 79 1.5 – 2.49
D 60 – 69 1.0 -1.49
F 0 – 59 0.0
Fonte: Wikipedia

 

Essa escala e calculada dividindo-se o total de notas tiradas em cada materia pela quantidade total de horas cursadas pelo aluno durante certo term. Por exemplo, se um aluno cursar  5 materias em um term, cada uma com duracao de 2 horas e ele/a tirou somente A’s ( 4 pontos cada). Nesse caso o total de horas cursadas e igual a 10 e o total em notas e igual a 40 pontos. Dividindo-se 40 por 10, obtemos 4.0. Esse e o  GPA final.

Embora o  GPA seja a forma mais utilizada para avaliar alunos em muitas instituicoes de ensino superior, algumas escolas usam diferentes metodos para avaliar seus alunos. A melhor maneira de descobrir qual a escala usada em certa instituicao e visitar o site da mesma.

 

Quer saber mais? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe!

4 comentários sobre “O Que É O GPA?

  1. Olá, Lu. É possível traçar um paralelo sobre como essas notas nos EUA são dadas, com o sistema de notas do Brasil? Como se fosse uma hipótese: “Nota A nos EUA é semelhante a tirar notas de 90,0 a 10,0 numa universidade no Brasil”

  2. Eu não entendi muito sobre esse GPA. Estou me candidatando à graduação em medicina na University of Toronto, e eles pedem esse mesmo GPA. Mas há algum curso específico que eu deva fazer aqui no Brasil para conseguí-lo?

  3. Interessante!

    Eu sempre fui interessado em estudar em alguma universidade americana, e percebo que cada uma tem um processo de admissão diferente, entretanto uma boa parte delas pedem as suas notas do ensino médio em uma espécie de formulário que deverá estar traduzido para o inglês, oficialmente certificado (por algum órgão de educação e/ou pela escola) e preferencialmente convertido ao GPA. O formulário também é diferenciado de cada universidade e eles tem uma espécie de formulário-modelo para ser preenchido e enviado para o office em questão que trata dos assuntos de admissão de internationals.

Faça parte da conversa: