Para imigrantes

6 Dicas Para Criar Sua Rede Profissional Nos EUA

Se voce ja leu posts do blog sobre empregos, deve saber quais tipos de empregos os imigrantes que aqui chegam conseguem mais facilmente, quais costumam ser as vagas mais dificeis de se conseguir nos EUA e até como criar seu resume (CV) em inglês e escrever cartas comerciais.

Além de saber para qual emprego concorrer de acordo com sua qualificação profissional e nível educacional e como se preparar para tal, é aconselhável criar conexões que possam dar propulsão à sua carreira .

Esse ato de conhecer pessoas que ter o “poder” de  te ajudar a conseguir um emprego melhor é chamado aqui de criar a sua rede  profissional ou networking profissional e  isso ajuda e muito a conseguir aquela vaga tão sonhada no mercado de trabalho americano. Mas como se cria uma network efetiva?

1. Tudo começa com um bom resume:

O primeiro passo é como ja comentado acima, é saber exatamente qual a área profissional na qual se deseja trabalhar e criar o currículo (aqui conhecido como resume) especialmente para tal vaga. De preferência que você realmente tenha experiência na profissão e boas referências de ex-colegas de trabalho, ex-chefes e etc.

2. Se socializar com pessoas que possam fazer uma diferença positiva na sua carreira:

A partir daí você tem que saber como se comunicar com americanos e se tornar mais social. Isso mesmo, sair de casa e conhecer americanos que possam te dar uma mãozinha.

3. Participar de associações profissionais da sua região:

Uma maneira simples é entrar para associações ou sindicatos regionais da sua profissão e participar regularmente das mesmas, pois dessa maneira você conhecerá outros profissionais que poderao dar uma maozinha na sua busca pelo emprego perfeito.

Isso sem falr nos beneficio de se reciclar profissionalmente, observar como os profissionais daqui se comportam e trabalham versus o mesmo no Brasil e trocar idéias  sobre o mercado de trabalho, o que pode por sua vez te dar chances de conhecer alguém que possa vir a te contratar out te indicar.

Mais um bônus de toda essa socialização: Colocar no seu resume que você participa de tais associações é  interessante e em alguns casos (dependendo da profissão) essencial.

Quando nesses eventos, sempre seja sociável, lembre-se de regras de etiqueta e distribua seu cartão de negócios sempre que possível (caso não tenha um, faça!).

4. Fique ligado!

Outra maneira de fazer seu networking é contatar outros profissionais pela internet atraves de sites tais quais Facebook e LinkedIn (mantenha seu perfil sempre profissional e atualizado).Se voce fizer isso sera bem mais facil saber o que “ta rolando” no seu campo profissional.

Dependendo da sua área de atuação há até o uso de currículos virtuais e se você trabalha no ramo de design e outros nos quais portfolios são essenciais, criar um website para expôr seu trabalho e interagir com colegas de profissão.

No entanto informação pode ser obtida através de outros meios, tais quais, revistas  especializadas, seminários e conferências e se matricular em aulas que dêem uma atualizada no seu resume.

5. Diga para conhecidos o que você almeja profissionalmente:

Voce também pode entrar em contato com algum americano que conheca mais sobre o mercado de trabalho e pedir ajuda do mesmo para revisar seu currículo, te informar sobre as recentes mudanças no mercado etc, enfim um mentor.

6. Pague para alguém te ajudar profissionalmente:

Não conhece ninguém ainda? Afinal ao chegar aqui a gente conhece poucas pessoas. Há consultores que fazem esse tipo de serviço, muitos dos quais já foram ou são headhunters ou recruiters. São terceiros que contratam funcionários para cargos altos nas mais variadas empresas americanas.

É provável que ao socializar mais com americanos da sua profissão você acabará conhecendo um deles mais cedo ou mais tarde. Muitas vezes essas associações citadas acima podem indicar um consultor desse tipo para te auxiliar.

E importantíssimo notar que não basta somente ser sociavel e se apresentar para varias pessoas e sim manter uma relacao constante com elas. Lembrando que esse tipo de relacionamento não é “pessoal” e sim “de negócios”. Americanos são (em sua maioria) extremamente profissionais.

Então entre regularmente em contato com esses indivíduos, porém não da maneira informal que você usa ao conversar com seus amigos ou familiares.

Educação é tudo, seja sempre educado ao conhecer outros profissionais, tente sempre se informar mais sobre a área de atuação deles e falar sobre sua.

Não se esqueça de falar sobre a sua e mantenha contato, pois nunca se sabe quando certos individuos poderão intervir positivamente na sua carreira mesmo pertencendo a uma área profissional que nada tem a ver com a sua.

 

Quer morar  nos EUA? Veja as  Dicas da Lu

Gostou do Post? Compartilhe!

1 comentário on “6 Dicas Para Criar Sua Rede Profissional Nos EUA

  1. Cheguei na Califórnia faz dois meses preciso muito de um trabalho de babá doméstica limpeza restaurante qualquer eu faço moro em fountain valley obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.