Curiosidades, Para imigrantes

Como Comprar Casas Nos EUA?

dicas comprar casas EUA

O sonho americano perfeito nao seria completo sem a maravilhosa casa propria, de preferencia com quintal e jardim grandes, garagem para dois carros, dois andares e tudo isso em uma boa vizinhanca. E se este também é seu sonho, veja a seguir dicas de como comprar casas nos EUA.

E ja que os Estados Unidos tem enfrentado uma crise que abalou todos os setores da economia, nao e de se espantar que os precos das casas tenham diminuido tanto. Por essa razao a melhor hora de adquirir imoveis nos EUA é agora. Para se ter uma ideia disso é so ver o declinio de precos nesse caso: em 2007 a media do preco de uma casa para acomodar uma familia (single-family home) na regiao de Nova Iorque /Long Island/New Jersey era de 470 mil dolares, no ano seguinte esse preco baixou para  438 mil e em 2009 o preco baixou ainda mais chegando a 382 mil.

O exemplo acima mostra que e realmente uma boa comprar uma casa nesse momento…Mas como é o processo para se comprar uma casa nos EUA?

Conheça a região na qual você deseja morar:

O primeiro passo e com certeza comparar os precos do tipo de casa que voce deseja em diferentes regioes americanas (nesse caso, regioes que te interessem ou regiao na qual voce ja viva) e ver qual deles e perfeito para seu bolso. Caso voce ja esteja morando por aqui, pode-se ter uma idea dos precos de casas na sua regiao ao ler os classificados de jornais locais ou visitando sites de imobiliarias atuantes na regiao.

Basicamente os precos variam de estado para estado (os impostos em certos estados sao maiores que em outros, o que influencia bastante quando o assunto e compra de bens), de condado para condado e de cidade para cidade. Sendo que em cidades metropolitanas, tais quais, Nova Iorque, Washington DC, Los Angeles, Miami, Atlanta e etc, os precos serao mais altos e em cidades pequenas os precos serao menores.

Finanças:

Voltemos a parte delicada: o bolso. Quando o assunto e financas, deve-se levar em conta que por aqui uma pessoa geralmente pode comprar uma casa que seja o triplo do salario anual desse mesmo individuo. Entao se voce ganhar 40 mil por ano, voce pode pagar por uma casa de 120 mil. Assim que voce se decidir pela casa certa e o preco for razoavel, voce deve conseguir um emprestimo com o banco, aqui chamado de mortgage (hipoteca).

E durante o periodo de tempo estipulado para o pagamento (pode variar de 15 a 30 anos) voce paga uma quantia fixa mensalmente (e se necessario mais quaisquer outras taxas de condominio, etc). Quanto mais entrada (down payment) voce der, menos voce pagara mensalmente no futuro, os juros serao menores e voce conseguira um emprestimo no banco mais facilmente. Porem ha pessoas que nao dao entrada alguma, tudo dependera do contrato que voce assinar com a imobiliaria. Ja o preco medio das mensalidades costuma variar de 0,75 a 1,15% do valor total do imovel e quanto mais anos tiver seu contrato, menor serao as mensalidades.

Empréstimos:

Agora vamos a detalhes que podem te ajudar a conseguir um emprestimo mais facilmente e influenciar o total que voce pagara por um imovel, tanto para melhor quanto para pior. Para pedir um emprestimo voce precisara de dinheiro suficiente para pagar o valor da entrada, ter uma renda tres vezes maior que as mensalidades do imovel, credito bom (quanto mais alto melhor) e dois anos de emprego em mesmo lugar ou em mesma profissao. Um individuo com credito ruim pagara bem mais em juros do que uma outra pessoa que possui credito excelente. Dessa maneira manter um credit score bom e importante.

O Passo-a-passo:

Agora se voce ja sabe a regiao na qual quer morar e o tipo de casa que voce procura (que voce pode pagar/financiar) entao vamos a lista do que voce precisa passo-a-passo para comprar a sua casa dos sonhos:

  • Obter uma copia do seu credit score;
  • Ir ao banco, pedir um emprestimo para comprar uma casa e descobrir o quant o banco te dara de emprestimo;
  • Encontrar um bom agente imobiliario (veja se seus conhecidos sabem de alguem que e bom nessa area). Dizer a ele em quais areas voce gostaria de morar,  quanto voce pode pagar etc; a partir dai o agente fornecera uma lista contendo todas as casas da regiao que se encaixam no seu perfil  voce devera visitar essas casas para ver qual é a mais interessante;
  • Encontrando a casa perfeita, pedir um documento chamado de disclosure, esse documento deve informar tudo de errado que ha na propriedade (se ha alguma coisa) e é seu direito, por lei, pedi-lo;
  • Caso voce ainda esteja interessado na mesma casa pergunte ao seu agente quanto voce deve oferecer pelo imovel e peca  uma lista de casas similares vendidas na mesma area (e bom fazer sua pesquisa para obter o melhor preco);
  • Rever o contrato e se tudo estiver ok, assina-lo;
  • Marcar uma inspecao na casa para descobrir se ha outros problemas os quais o dono pode ter omitido anteriormente. Se houver mais deles,  pode-se terminar o contrato (dependendo do contrato, por isso sempre leia minuciosamente antes de assinar qualquer coisa) ou pedir para que o dono arrume o que precisa ser consertado. Caso tudo esteja certo, o banco fara uma avaliacao do imovel, se o valor for menor do que seu emprestimo voce podera ter que pagar a diferenca;
  • Procurar por um bom agente de seguros (o valor do seguro geralmente é pago depois quando se estiver finalizando o processo).
  • E Para finalizar o processo deve-se ir a um advogado ou empresa indicadas pelo vendedor da casa para que os papeis finais sejam preenchidos e para que o preco de finalizacao da compra, a entrada (em certos casos) e quaisquer outras taxas a respeito do imovel sejam pagos.

Esse é o passo-a-passo se você quer comprar casas nos EUA e você já é residente, caso você não seja residente (e nos EUA a definição de residente vai além de simplesmente morar no país) leia esse outro post.

Crédito Imagem:
 By Architecturist (Own work) [CC-BY-SA-3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons

Quer morar e/ou se adaptar nos EUA?” Veja as dicas da Lu: 101 Dicas Para Quem Quer Morar Nos EUA

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

21 comentários sobre “Como Comprar Casas Nos EUA?

  1. Marcia

    Se voce mora nos EUA e tem SSN, asim q voce fizer seu tax return desse ano voce tem a opcao de pagar uma pequena quantia para saber seu credit score. E possivel receber um relatorio sobre seu credito tambem, esse e de graca.

  2. Tenho 2 filhos, com 13 e 12 anos.
    De uma forma geral, como e o processo de admisao para cursar High School ?
    Obrigado.

  3. Walter,

    Voce deve entrar em contato com a escola na qual voce deseja matricular seus filhos para saber todos os requerimentos e procedimentos para seu caso. Seus filhos provavelmente terao que apresentar o historico escolar e o registro de nascimento deles traduzido e tambem fazer algum tipo de avaliacao para saber em qual turma eles poderao entrar, alem disso eles precisam ter a carteira de vacinacao internacional deles em dia.

    A proposito, com essas idades ao menos um deles ira para a Middle School e nao High School. Veja o post abaixo:

    Comparacao Anos Escolares Brasil – EUA

  4. Olá pessoal, gostei muito do site, representa uma ajuda fantástica para quem quer conhecer mais sobre os USA. Seguinte, estou muito interessado em comprar um imóvel na Florida. Já vi alguns. O que preciso saber é, quais são os passos no processo de compra, levando em consideração que pagarei o imóvel à vista. Quais são os documentos envolvidos? quais são as taxas, impostos, etc, que terei que pagar nesta transação? Já sei por exemplo que terei que pagar um seguro do imóvel (coisa que aqui no Brasil não é necessário). Ou seja, o que devo saber sobre o processo de compra de imóvel nos USA? Agradeço pela ajuda.
    Grato
    Meke

  5. Meke,

    Voce deve procurar um agente imobiliario/corretor da regiao na qual voce deseja comprar sua casa e um advogado para te ajudar no processo, eles/as te explicarao o que voce deve fazer passo a passo, ja que o mesmo e complicado. Ja vou adiantando que voce tera que pagar impostos tal qual um cidadao americano e a unica forma de voce comprar uma casa aqui e a vista mesmo. Comprar e facil, o dificil e se voce quiser vender depois ja que se esse for o caso voce tera que pagar uma boa quantia do valor do imovel para o governo americano.

    Boa sorte.

  6. Oi Lu,
    Eu estou a falar de Portugal e gostaria de saber se na zona da florida o ambiente e bom e se existem escolas portuguesas para os mais pequenos , estava sinceramente a considerar a hipotese de o meu filho mais velho ir estudar para a Universidade da Florida .
    Obrigado

  7. É um longo processo. LU, gostaria de saber qual é a primeira coisa que se deve fazer quando se chega nos EUA?

  8. Existem algumas empresas que ajudam muito na parte burocrática, que pra mim até agora é a parte mais difícil de comprar um casa no exterior. Quero investir na compra de uma casa em Orlando e estou quase fechando negócio. Depois da crise o valor das casas está muito bom. A empresa que está me ajudando é a do site http://www.casanadisney.com.br . Gostei porque o atendimento é em português. A previsão de valorização é entre 30 e 50% nos próximos 5 anos e por enquanto vou deixar a casa pra eles alugar. Se conseguir fechar, acho que vai ser um bom negócio. Abraço e bons negócios!

  9. Olá,
    Gostaria de algumas informações, se possível.
    1) Como farei a transferência do dinheiro, que está no Brasil, até a conta do vendedor?
    2) Quais impostos eu terei de pagar ao governo brasileiro e/ou americano?
    3) É necessário ter o Greencard para comprar uma casa nos EUA?

    Desde já agradeço.

    Hugo, MD.

  10. Hugo,

    1. Vc tem que entrar em contato com seu banco para saber.
    2. Vc precisa entrar em contato com um agente imobiliário que tenha experiência para venda para estrangeiros.
    3. Não.

    Recomendo que vc entre em contato com o agente imobiliário que o Reanto Alves indicou no blog dele, o Brasileiro na terra do Tio Sam. Faça uma pesquisa no blog dele.

    Boa sorte.

  11. Olá, tenho um filho que mora nos USA e eu gostaria de ajuda-lo a comprar uma casa. Eu moro no Brasil. Como faço para mandar o dinheiro para êle? vou pagar imposto aqui? e ele paga imposto ao receber esse dinheiro? e na declaração de imposto dele, como ele faz para declarar essa compra? Obrigada

  12. Olá Flora,

    Dê uma lida no post abaixo para ver quais suas opções de envio de dinheiro:

    Como enviar dinheiro EUA/Brasil – Brasil/EUA?

    Há taxas que devem ser pagas sim mas elas dependem do tipo de envio. Você provavelmente terá que declarar seu dinheiro aí, agora se vc enviar menos que 10 mil dólares para seu filho ele não precisa declarar a quantia.

    Seu filho deve pesquisar no sire to IRS como declarar a compra da casa dele aqui.

    Boa sorte!

  13. Olá Lu!!

    Seguindo a conversa do Meke sobre compra de casas pagando a vista e seus processos e demais, gostaria de saber se você conhece ou indica um agente do estado da florida brasileiro que atende para venda de casas no valor de 50 mil. Procurei mas só encontre brasileiros querendo vender casas acima de 500 mil, ai fica difícil rs.

    Obrigado

    Att
    Giuliano

  14. Giuliano,

    Você já tentou ver isso no blog do Renato Alves? Se não me engano ele conhece vários agentes imobiliários. O link para o blog dele está no blogroll (lado direito das nossas páginas, na parte de baixo delas).

    Boa sorte!

  15. bon tenho 16 anos e pretendo ir para os eua eu devo começar a me prepar des de ja ? com qual idade eu seria melhor pra mim ir? …..se quiser entrar en contato com migo.

  16. Olá Dijones,

    Sim, vc pode se preparar aprendendo inglês, tirando boas notas na escola e pensando em que carreira vc quer para seu futuro. Vc tbm pode se informar desde já sobre os diferentes tipos de vistos, ou seja, as diferentes possibilidades q vc tem para vir para cá. Você pode vir para cá depois do término do ensino médio para fazer uma faculdade aqui e/ou depois de 21 anos. Tudo depende do tipo de visto, entre outras coisas.Fique ligado nas notícias de imigração tbm, até lá muita coisa pode mudar. Sucesso.

  17. Eu gostaria de saber quais são os procedimentos para compra de um imovel a vista. Por exemplo em um anuncio de um imóvel no valor de 180 mil dolares,quanto em média se gastaria entre taxas e impostos, numa região como orlando, na compra desse imovel?

Faça parte da conversa: