Curiosidades

Comprar Casas Nos EUA Não Sendo Residente

Qualquer pessoa que tenha dinheiro pode adquirir imóveis nos Estados Unidos. Isso quer dizer que você pode comprar casas nos EUA  não sendo residente.

Mas é claro que há um precinho a se pagar por isso, ou seja, algumas regras mudam justamente pelo comprador do imóvel ser estrangeiro não residente (não estou falando aqui de estrangeiros com o green card – os quais são residentes permanentes).

Algumas das diferenças de comprar imóvel nos EUA não sendo residente são as seguintes:

 

  • Dependendo do país no qual você trabalha, é possivel que seu crédito (credit score) possa ser transferido para os Estados Unidos. Isso acontece pois algumas agências de crédito estrangeiras possuem contratos com as agências americanas, facilitando assim o processo de análise de crédito. Esta análise é crucial pois o que determina seu poder de compra aqui é  a condição do seu crédito).
  • Como você não e residente americano e não possui SSN (social security number), você  terá que obter o que se chama de  TIN , que é um número de identificação necessário para arrecadação de impostos e movimentação bancária nos Estados Unidos. Esse numero pode ser emitido tanto pelo departamento do Social Security Administration (SSA) ou pelo serviço da receita americana – Internal Revenue Service (IRS).
  • Prepare-se para pagar mais impostos do que um cidadão americano ou do que um estrangeiro portador do green card. Você também pagará maior porcentagem em cima do preço do imóvel no valor da entrada (de 20% a 35%). Lembrando que impostos variam de estado para estado, então pesquise sobre os impostos no estado americano no qual você pretende comprar um imóvel.
  • Procure por um agente imobiliário (nos EUA) licenciado que seja especializado no seu tipo de caso, ou seja, estrangeiro não residente procurando casa nos EUA;
  • Se quiser pode também contratar um advogado (nos EUA) com experiência em casos como o seu, para que ele/a possa te guiar no processo de impostos e outros detalhes legais a respeito da compra, contratos e etc.
  • Procure se informar sobre os seus direitos e deveres em relação a impostos, você pode começar sua pesquisa no site do IRS na  seçao de regras para proprietários estrangeiros não residentes.

Comprar casas nos EUA costuma ser menos burocrático do que em muitos países, porém não se esqueça de fazer sua pesquisa, de seguir as regras e pagar os impostos devidos.

E por último e mais importante:  Há muitos brasileiros que pensam que só por ter comprado casas em território americanos, eles tem direito a obter o Green Card.

Se esse é seu plano, infelizmente, ter uma casa nos Estados Unidos não dá a oportunidade de adquirir o Green Card, extensão de visto ou ainda mudança no seu status imigratório.

Ao invés de gastar comprando uma casa com este plano em mente, invista o dinheiro no processo de um visto que te dê a oportunidade de pedir um green card ao longo do caminho.

 

Quer morar e/ou se adaptar nos EUA? Veja as 101 Dicas dicas da Lu.

11 comentários sobre “Comprar Casas Nos EUA Não Sendo Residente

  1. Ótimo post, adoro o seu blog!

    Vi em outro blog que em alguns estados americanos não é permitido um brasileiro comprar imóveis (michigan por exemplo), isso é fato??

    Seria legal você fazer uma lista com os estados onde brasileiros não residentes podem comprar imóveis.

    Até logo!

  2. Olá Maria,

    Nossa! Não sabia disso. Tenho que verificar. Obrigada pela dica. Vou sim, fique ligada. Até

  3. Ola, Lu. Em relação ao comentário acima da Maria, 2 questões. Vc já conseguiu levantar que estados seriam esses? Sera que a Maria poderia me dizer onde ela leu essa informação? Obrigado.

  4. Olá Carlos. Não tenho certeza se isso confere mesmo, estava dando uma olhada no site de Michigan e não encontrei nada específico a respeito. Pelo que sei qualquer estrangeiro ou americano residente de outro estado pode comprar imóveis em qualquer estado como nonresident, no entanto pagará mais impostos e no caso dos estrangeiros que só vem para comprar imóveis aqui não dá direito a morar aqui além de 6 meses(no caso de canadenses) , ou seja, a obter o green card.

  5. Obrigado Lu por sua resposta. Sobre o TIN, que vc comentou no inicio deste post. Vc pretende fazer um posto sobre ele? ou qual seriam os sites que eu posso consultar para saber mais sobre ele e como consegui lo. Muito obrigado.

  6. Voce tem que ir nos site do IRS.gov. Eles explicam tudo sobre social security, impostos, ssn, itin e etc.

  7. Boa tarde Lu, vi em outro blog que existem estados onde estrangeiros não podem comprar imóveis, você saberia quais podem e quais não podem? Seria legal você fazer um artigo sobre esse assunto, com uma listinha e tudo mais.

    Aliás, acredito que seja a única coisa que falta aqui no seu blog, pois é perfeito, ajuda demais, acompanho sempre.

    Beijoos!

  8. Olá Maria,

    Muito obrigada por ler o blog e pela sugestão de post. Vou ver se faço algo sobre o assunto em breve.Aguarde e abraços.

  9. Olá Lu,
    Muito bons e esclarecedores seus textos. Parabéns!
    Eu tenho uma dúvida, estou concorrendo a uma vaga para trabalhar em Ohio, é uma empresa multinacional, a mesma que trabalho hoje no Brasil, então, se eu conseguir a vaga o processo deve ser menos complicado, por ter intermédio direto das empresas. Mas enfim, o que eu gostaria de saber é o seguinte: supondo que eu consiga a vaga e vá morar lá por uns anos e nesse tempo eu compre uma casa. Se eu for demitido ou decidir voltar para o Brasil existe algo que facilite a minha vida no que diz respeito a venda dessa casa? Pois imagino eu trabalhando lá por anos e de repente de um dia para o outro eu ter que fazer as malas e me mudar de lá. É uma situação complicada, não se vende uma casa de um dia para o outro.
    É possível eu voltar para o Brasil e conseguir vender o imóvel mesmo não estando lá?
    Ainda pensando nisso, vamos supor que eu venda a casa por 200 mil dólares e tenha mais algumas reservas, qual a maneira correta ou indicada de levar esse dinheiro para o Brasil e “convertê-lo” para reais? Penso que não seja muito seguro levar tudo isso de grana debaixo do braço.
    Obrigado.

  10. Ola Rodrigo,

    Sim, voce pode comprar e depois de vender vai depender do mercado se esta melhor ou nao. E voce pode vende-la estando no Brasil, coloque a casa numa imobiliaria daqui. Quanto a transferencia de dinheiro nao sabemos como serao as regras daqui ha alguns anos. Nesse momento o governo brasileiro taxa um absurdo em transferencias internacionais. Voce nao leva o dinheiro no aviao, a transferencia e de banco para banco, voce abre uma conta num banco internacional no Brasil e faz a transferencia sem ter intermediarios, o banco converte a moeda e arrecada os impostos devidos. Sucesso!

  11. Lu, parabéns pelo material, Muito me ajuda.
    Recebi recomendações para adquirir o imóvel como pessoa jurídica e não física. Isto estaria associado a lei que sobretaxa a casa no caso de falecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *