Para Estudantes

Como Fazer Medicina Nos EUA?

Descubra o passo a passo de se tornar médico nos Estados Unidos no gráfico abaixo. Mais informações logo após o gráfico:

como se tornar medico nos EUA

 

 

Os requerimentos para se estudar nos EUA são virtualmente os mesmos que no Brasil, porém certas coisas mudam, desde a maneira que notas são registradas, os tipos de testes feitos aqui, o processo de seleção de alunos e etc.

Outra diferença é que não é preciso somente tirar notas altas durante todo o período escolar , mas também de “convencer” a universidade a te aceitar.

Jovens americanos enviam “pacotes” contendo formulários que universidade exigem para julgar se eles são o tipo de aluno perfeito para a instuição. Esses pacotes costumam incluir, entre outras coisas, notas de testes padronizados, cartas de recomendações de ex-professores e etc.

É mais ou menos como se fosse uma entrevista de emprego, na qual se deve mostrar o verdadeiro interesse em fazer parte da escola e ter provas de que se é um bom aluno (no caso de medicina, bom não basta, você tem que ser um dos alunos top), pois as escolas somente escolhem os estudantes mais promissores.

O processo de seleção e a lista de requerimentos pode mudar de acordo com as regras da instituição de ensino em questão ( a melhor maneira de se saber ao certo é visitando o website da escola de seu interesse – não tem segredo).

Ainda assim há certos requisitos básico para os interessados em estudar medicina nos EUA. Eles são os seguintes:

 

  1. Currículo escolar e de ensino superior:

Currículo que inclui o estudo de biologia; física (incluindo uso de laboratório); química orgânica e inorgânica e uso de laboratório; matemática; inglês; (você deve prover uma tradução certificada dos cursos que da sua faculdade no Brasil, geralmente a escola te passa opções de empresas sérias que fornecem esses tipo de serviço, outras vezes você deverá procurar por si mesmo).

Caso não se tenha essa formação escolar (o que é comum nos EUA), é preciso se matricular numa universidade e fazer o curso básico que contem essas matérias (chamado de pre-med).

 

2. GPA ( Grade Point Average)

O GPA é  uma média das suas notas durante um term (seja ele um semestre, 4 meses, trimestre etc) do seu curso de ensino superior.

Esse número deve ser alto, pois somente os melhores alunos sao escolhidos pelas instituições de ensino (especialmente em areas médicas). Por isso a importância de sempre se tirar notas altas durante todos os meses de estudo. O  mínimo de GPA aceito para medicina é de geralmente 3.5;

 

3. MCAT (Medical College Admission Test)

O MCAT é um teste computadorizado que julga o nível de futuros estudantes de medicina. Existe cursinhos para esse teste, portanto se preparar com um desses é uma boa idéia.

 

4. Bacharelado:

4 anos de bacharelado em qualquer área, nào necessariamente na área de ciências biológicas. Claro que se a pessoa já é formada nesses tipos de cursos, ela tem vantagens e não precisa fazer o pre-med.

 

5. Pesquisa Científica:

Participar de pesquisas científicas não é algo exigido, porém é de ajuda. Assim que se começa o primeiro ano de faculdade, conhecido como Freshman year, já se deve pensar em fazer parte de qualquer pesquisa científica ,ligada ao ramo da medicina que mais te interessa, claro.

Sua participação deve ser apresentada para a comissão que avaliará sua inscrição para o curso de medicina. Procure um professor que esteja fazendo alguma pesquisa interessante e aprenda com ele/a a desenvolver sua própria pesquisa.

 

6. Voluntariar:

Voluntariar pode ter uma valor enorme perante a comissão julgadora, no entanto seu peso dependerá de vários fatores, tais quais, o tipo de trabalho voluntariado, a qualidade do serviço que você prestou, quantas horas você usou, sua posição no grupo de voluntariado e sua importância no mesmo, tudo isso é avaliado.

Enfim consiga todas certificações e faça todos testes necessários (de preferência com notas altas) e mostre que você sabe realmente o que quer e que esta determinado a trabalhar duro para realizar seu sonho de se tornar médico nos EUA.

 

 

71 comentários sobre “Como Fazer Medicina Nos EUA?

  1. Bom, então é praticamente impossível para um estrangeiro cursar medicina nos Estados Unidos.

  2. @ Mauro

    Segundo o site oficial do MCAT esse teste nao e aplicado no Brasil, somente em alguns outros paises fora dos EUA. Se voce quiser ver a lista dessas localidades, de uma olhada no link abaixo:

    MCAT Schedule 2010

  3. gostaria de fazer faculdade de medicina no exterior, porém ao pesquisar descobri que é preciso validar o seu diploma ao chegar no Brasil, queria saber se é muito difícil validar o diploma e como é esse processo, e afinal, vale ou não a pena estudar medicina no exterior?
    também queria tirar um dúvida, ao ler seu artigo vi que são 4 anos de curso, lá fora mas a faculdade dura mais, aproximadamente 8 anos, então como é na realidade?
    desde já, grata.

  4. Olá Flávia,

    Para saber como funciona a validação de diplomas do exterior no Brasil você deve pesquisar no site do Ministério da Educação. Pelo que se ouve por aqui, validar o diploma estrangeiro no Brasil é mais difícil do que validar diplomas brasileiros aqui e olha que é isso já é complicado, especialmente diplomas da área médica.

    Como dito no post acima, o curso de medicina nos EUA é de 4 anos, porém a maioria dos alunos que conseguem vagas possuem no mínimo 3 anos de curso undergraduate ou já tem bacharelado de 4 anos, já que muitas universidades que oferecem o curso de medicina exigem diversas matérias chamadas de pre-requisites, além de notas altas no famoso teste MCAT para que o aluno seja aceito.

    Boa sorte!

  5. Oi, Lu. Lá em cima vc cita que ” deve-se se matricular em um curso que contenha essas matérias…”. Gostaria que me explicasse isso. O curso de química- esse que se faz pra ser professor- também vale? Já andei dando uma olhada nas fichas de alguns médicos, e percebi que a grande maioria fez biologia. É impressão minha ou estou certo?

  6. Olá Rafael,

    As matérias citadas no artigo são requerimentos básicos, portanto possuir créditos para as mesmas é algo importante.Você saberá se o curso que você fez valerá ou não depois que você tiver validado seu diploma. Medicina e biologia andam de mãos dadas, portanto não ficaria surpresa em saber que muitos médicos possuem formação em biologia.

    Boa sorte!

  7. Ola, gostaria de saber se o curso inicial pode ser de nursing?

    se vc estudar 3 anos iniciais, quanto anos depois para o termino da medicina? mais 6 anos, ou os anos iniciais sao descontados?

    obrigada.Renata.

  8. Renata,

    Primeiramente você terá que validar seu currículo para ver se esses 3 anos de nursing equivalem a 3 anos aqui (o que é o mínimo que se exige de undergraduate studies para se poder cursar medicina). Se seus créditos forem equivalente a isso, você daí deve cursar os anos extras de medicina, nada é descontado.

  9. Que eu saiba, primeiramente os alunos fazem 4 anos de algum bacharelado, geralmente química ou biologia, que são áreas mais afins, e os pré-requisitos que não tenham no seu curso, você pode puxar matérias (é o que acontece no Brasil, o professor de cada matéria requere um número de vagas, de acordo com o tamanho da sala ou anfiteatro disponível e a proposta do professor. Um aluno de qualquer curso pode puxar essa matéria. Por exemplo, um aluno de medicina pode puxar Física IV (que em muitos cursos de engenharia é matéria opcional)

  10. Após isso, o aluno passa por outro processo seletivo, para entrar em um curso de medicina. Varia de instituição pra instituição. Harvard exige muito mais e é muito mais caro do que uma universidade pública americana (sim, nos EUA existem universidades públicas, mas elas não são gratuitas, só mais baratas, mas muitas são consideradas de pior qualidade em relação às particulares famosas: Yale, Princeton, Stanford…).
    Se aprovado, o aluno faz mais 4 anos, agora de medicina. Então, seria um total de 8 anos.
    No Brasil, o curso dura 6 anos, sendo os 2 primeiros anos equivalentes ao bacharelado em biologia ou química. 2 anos de ciclo profissional (cardiologia, pneumologia, neurologia…) e 2 últimos anos de internato (estágio obrigatório pra pegar prática).

  11. Todo esse processo é muito difícil pra um americano, imagina pra um brasileiro. Nos EUA existem até os programas “pre-medical”. Algumas poucas universidades americanas oferecem isso: ao invés do aluno fazer um bacharelado comum em química, biologia ou outro curso e correr atrás das atividades extra-curriculares, serviços voluntários, projetos de pesquisa e todo o resto sozinho, no premed já é feita uma preparação específica pro aluno, ao se formar, ser aprovado em uma faculdade de medicina, oferecendo todas essas atividades extra-curriculares.

  12. Creio que para um brasileiro, é mais fácil passar em medicina no Brasil e depois tentar fazer residência nos EUA. Mas mesmo isso é bem difícil de conseguir. A residência já é bem concorrida para os próprios americanos e não é toda universidade/ hospital que oferece programa de residência pra estrangeiros.
    Já a questão da revalidação de diploma de alunos que se formam fora do Brasil (geralmente Cuba, Peru, Argentina…), tem que fazer uma prova de revalidação de diploma que é BEM puxada.

  13. Sou muito jovem para pensar nisso mas so sei de alguma coisa quero e vou morar nos EUA e não é de hoje(desdo 5 anos esse sonho crescia dentro de mim) não me indentifico com a cultura brasileira cresci vendo e respirando cultura americana e me indentifico com ela…Mais voltando ao assunto..Se fosse ser medico pegaria o bacharelado de biologia sem duvidas pq biologia e medicina se combinam Biologia=A ciencia da vida Medicina=cuidar da vida humana é meio tosco mais faz muito sentido…. queria saber os requerimento para outras areas tipo:direito, engenharia civil biologica e ambiental etc…

  14. Leonardo,

    O bacharelado para estudar medicina não precisa ser necessariamente da área de biológicas, embora como você mesmo disso, faz muito mais sentido já eliminar pre-requisites através dos créditos de um bacharelado de biológicas.

    Para saber quais os requerimentos para estudar nos EUA nessa áreas, você deve entrar no website da instituição americana de ensino de sua preferência e procurar pelos requerimentos para International Students.

    Você também pode buscar informações de como trabalhar nessa área depois de formado no website do Board profissional em questão do estado e cidade americana na qual você gostaria de morar.

  15. Daniel,

    Para estudar medicina não é preciso ter bacharelado em biológicas. Já conheci muitos alunos pre-med que estudaram até marketing!

    Obviamente esses alunos terão mais matérias para “eliminar”, porém qualquer pessoa que pretende se empenhar de verdade nessa área, tem chances de conseguir se tornar um médico.

    Essa é uma das coisas boas aqui nos EUA.

  16. Eu tiro notas medias e queriamuito estudar em Harvard ou em Princeton , será que eu tenho alguma chance ainda ?

  17. Bruna,

    Ser aceito nessas universidades não é algo fácil, mas tudo é possível. Entre nos sites dessas universidades e veja o que eles consideram importante em seus alunos e sobre o processo de admissão deles.

  18. Olá, meu nome é Renata e sou psicologa. Me interessei em fazer medicina nos EUA, mas durante a faculdade de psicologia (fiz a faculdade no Brasil) não tive nenhuma cadeira de quimica e física. Isso quer dizer que não seria eligible para o curso de medicina ou entao teria que fazer outro curso de undergrad nos EUA que tivesse fisica e quimica no curriculo para poder tentar medicina?

    Desde já obrigada pela ajuda.

  19. Renata,

    Os dois…Primeiramente voce tera que validar seu diploma para saber se todos os creditos que voce tem podem ser usados aqui, se eles nao forem aceitos ou somente aceitos parcialmente voce tera que adquiri-los aqui. Se voce nao tem quimica e fisica, voce tbm tera que conseguir esses creditos.

  20. Oi arorei sua abordagem e coerencia nas respostas

    Tenho uma duvida, sou bacharel em Fisioterapia e possuo especialização em psicomotricidade, além de atualmente estar concluindo educação fisica tenho a pretenção de cursar medicina em alguma faculdade americanas quais seriam os passos no meu caso a seguir.

    Desde já muito grato pela atenção

  21. Olá Emerson,

    1. Se informar sobre qual o melhor tipo de visto de estudante para seu caso e seus procedimentos. Voce pode fazer isso no site do consulado/embaixada americana no Brasil.

    2. Escolher uma universidade e se informar sobre o processo de seleção de alunos estrangeiros da mesma (cada escola possui procedimentos próprios e por essa razão é difícil delinear quaisquer procedimentos padrão).

    3. Seguir os passos do processo de seleção da escola em questão (estudar e fazer os exames necessários, tradução e avaliação de seus diplomas, enviar a documentação para a escola e etc)

    3. Ser aceito e entrar com o processo de visto de estudante.

    Melhorar seu inglês também é importante, especialmente ir se acostumando com o inglês acadêmico.

    Boa sorte!

  22. Lu,
    sou estudante de medicina e hj ouvi meu professor dizer que para se fazer residencia nos EUA preciso passar por uma prova de 4 etapas para obter “validaçao curricular”, 3 delas aqui no Brasil se nao me engano em SP e a quarta nos EUA mesmo… Alem dos testes que vc postou acima como MCAT etc. Gostaria de saber se vc tem algumas informaçao com relaçao a esta prova, que ao que me parece serve para todos os estados…

  23. Ola Gabriel,

    Infelizmente nao tenho essa informacao,portanto vc tem que se informar sobre isso no Ministerio Da Educacao e aqui no Board de medicida do estado americano de seu interesse.

  24. Lu

    acabei o terceiro colegial ano passado e agora pretendo fazer biotecnologia aqui no Brasil.
    quem faz no Brasil o bacharelado requerido para fazer medicina nos EUA consegue fazer medicina aí ? ou o bacharelado tem que ser feito nos EUA também ?

    caso eu possa fazer o bacharelado aqui no Brasil para depois fazer medicina nos EUA como funciona essa transição ?

    desde já agradeço.

  25. Marcos,

    Voce tem que validar seu diploma aqui, já escrevi sobre reconhecimento de diplomas brasileiros nos EUA em outro pots, faça sua pesquisa no blog par encontrá-lo.

    Boa sorte!

  26. Olá! Acabei de ler seu post, faço enfermagem e estou interessada em cursar medicina nos Estados Unidos.
    No 1º tópico, você fala sobre alguns cursos que são exigidos, mas não entendi muito bem. É tipo uma graduação em biologia, físca, química e matemática?
    Se tratando do ensino oferecido aqui no Brasil, que tipo de instituição ou curso eu poderia encontrar pra preencher esse requisito?
    O meu curso de enfermagem (bacharel) serviria? Obrigada!

  27. Olá Anna,

    Sim. Universidades que ofereçam cursos das áreas de exatas e biológicas. Você pode tentar validar seu diploma de enfermagem aqui mas ele dificilmente será aceito integralmente, portanto ainda assim vc terá que fazer o curso de enfermagem aqui.

    Boa sorte!

  28. Marcela,

    Infelizmente não, talvez algum outro leitor tenha informações. Faça uma pesquisa em engenhos de busca em inglês que você encontrará mais a respeito.

    Sucesso!

  29. Olá Lu.
    Eu queria saber tipo no item 6.Volutariar você sabe quais são os melhores tipos de trabalhos voluntariados?e se pode ser substituido por estágio?e o curso de medicina nos eua também é em tempo integral?e se internos tem salário?se eu posso trabalhar enquanto eu faço medicina nos eua?

  30. Olá Rodrigo,

    Você vai ter que checar se essa troca é possível com a universidade de seu interesse. Dê uma olhada nos regulamentos dela em relação a estudantes internacionais e o que eles esperam deles e vc poderá tirar muitas das suas dúvidas lá. Até agora não vi curso de medicina aqui que não seja integral, inclusive conheço alunos que cursam medicina e eles dizem sequer ter “a life” de tanto estudo rsrs Não acho que você vai ter tempo para trabalhar e vistos de estudante são bem restritivos quanto a permissão de trabalho.

    Faça sua pesquisa e sucesso!

  31. Ola,gostaria que me esclarecesse uma duvida,sou brasileiro porem meus pais moram nos EUA e possuo o Green Card,gostaria de saber como funciona o curso de medicina la,ouvi dizer que se estuda durante 4 anos somente matérias preparatórias pro curso de medicina e que apos esses 4 anos é preciso realizar uma outra prova para entrar em medicina,isso é verdade ? Outros dizem que são precisas notas excelentes nesses 4 primeiros anos para que seja aceito em medicina ou caso contrario o máximo que se conseguiria seria uma enfermagem ou algo do tipo,muito obrigado.

  32. Olá Lucas,

    Leia os comentários do Daniel nesse mesmo post, que ele explica direitinho como funciona e as opções disponíveis para estrangeiros que querem fazer medicina aqui. Sucesso!

  33. Olá, eu pretendo começar uma graduaçao em biologia e aplicar para alguma universidade dos EUA e entao concluir lá, e após isso tentar medicina. Mesmo assim precisarei desse pré med? Ou a graduaçao em biologia serviria?
    Quais sao os pré requisitos para transferir uma faculdade para os EUA?

  34. Nick,

    Entre em contato com a universidade para a qual vc deseja transferir seu curso, eles explicam todo o processo e vc tbm pode tirar sua dúvida do pre-med com eles. Sucesso!

  35. Sou Médica formada no Brasil há mais de 30 anos e agora, minha família pretende morar morar nos Estados Unidos.
    Como devo fazer/proceder para “revalidar” o meu Diploma do curso de Medicina (com Especialização e Pós-Graduação) da graduação concluída, aqui no Brasil.

  36. Olá eu sou angolana e gostaria de entrar pra faculdade de medicina nos EUA ,o que devo fazer e o que é preciso?

  37. Ola eu queria fazer faculdade de medicina no Brasil e depois morra nos Estados Unidos , mais quando eu chega lá tipo não vão considera o meu diploma assim não vai ter nenhum jeito de pratica a medicina lá ai vou ter que fazer a faculdade outra veis para ai sim eles considera o meu diploma ,,,,,, gostaria que me tirasse essa duvida por favor

  38. Olá Daiana,

    Escrevi um artigo sobre reconhecimento de diplomas nos EUA, use essa frase para procurar por ele no blog. Lá digo o que você tem que fazer para descobrir se seu diploma valerá ou não aqui. Sucesso!

  39. olá meu nome é Nathalia e eu como grande maioria tenho vontade de fazer o curso de medicina aqui nos EUA. No momento estou em Chicago, mas não consigo entender bem os procedimentos que preciso fazer passo a passo para tentar ingressar na universidade. Já sou formada fisioterapia, mas acredito que nada valerá. Podes me ajudar nessa? Abraços.

  40. Oi será que você ainda visualiza aqui?
    Eu sou fisioterapeuta e gostaria de fazer faculdade de medicina nos EUA! Eu já tenho a faculdade já sou Pós graduada, já apresentei trabalho científico na Califórnia e já trablhei 2 anos em uma Apae de voluntária! Mas tudo isso no Brasil …. Isso vale para eles ou tudo isso eu teria que fazer nos EUA para ele me aceitarem ?

  41. Olá Mayara.
    O que você precisa fazer é entrar em contato com as universidades da sua “lista” de preferidas e ver o que eles exigem de alunos internacionais, no caso você. Entre em contato com o escritório de admissão dessas universidades, eles te explicarão o que é preciso fazer passo a passo. O que você pode fazer também é entrar em contato com a board de medicina das regiões americanas que te interessarem e ver se o que vc fez até agora é valido ou se é preciso fazer mais. Sucesso para você!

  42. Eu sou estudante de medicina aqui no Brasil, encontrei a matéria pesquisando sobre revalidação do diploma. Mas e se caso eu queira fazer uma especialização lá, no caso a residência que chamamos aqui, ou se eu quiser revalidar meu diploma lá depois de formada? Há alguma informação mais específica para esse caso?

  43. Olá Vitória. Recomendo que você se informe sobre isso no site da Board de medicina da cidade/região de seu interesse. Leia as FAQs deles, veja se eles comentam algo sobre estudantes/médicos estrangeiros e entre em contato direto com eles para obter mais detalhes. Sucesso!

  44. eu adoraria estudar no exterior e meu sonho eu tenho 13 anos e por enquanto eu estou tirando notas medias e eu queria saber quanto que um curso de medicina no exterior de preferencia maiami .
    Grata.

  45. Ola Iara. Achei esse link pra você: Lista dos valores anuais para esse curso no pais todo , para ter uma idéia da média nacional (e para quem mais estiver interessado em saber). Para ver quanto custaria em Miami, simplesmente procure por universidades americanas que ofereçam cursos de medicina nessa cidade (no google.com não no com.br) e entre no site da escola, eles costumam informar os valores anuais.

  46. Ola
    preciso de ajuda!!!

    descobri recentemente que gostaria de estudar nos EUA, entao aconselharam-me a estudar o ultimo ano do liceu numa escola Americana porem quanto tomei esta decisão ja era tarde para o fazer… estou no 12 ano e apos conversar com os meus pais eles concordaram em eu repetir o ultimo ano do liceu nos EUA.
    Queria saber se quando candidatar-me a uma universidade nos EUA o meu curriculo Portugues sera tbm avaliado…

  47. Olá Barbara. Vocês certamente terão que conversar com o liceu para ver se repetir o ano é uma possibilidade ou se você vai ter que tentar entrar numa universidade ao invés disso.Sim seu currículo escolar será traduzido e validado aqui. Eles precisam saber se você tem o ensino médio mesmo.

  48. Olá, pelo que entendi, pra cursar medicina é necessárip ter pelo menos uma bacharelado, por exemplo, em biologia, é isso mesmo?

  49. Olá Samuel. Sim, de preferência em áreas ligadas a medicina, não precisa ser necessariamente medicina. Se a pessoa tiver outro bacharelado qualquer, ela tem que fazer um curso extra em cima disso, o pre-med. Conheci uma profissional de marketing que teve que cursar o pre-med pois o currículo de marketing não tinha nenhuma matéria de ciências biológicas. Ela sequer sabia que iria virar médica um dia, mas desanimada com sua profissão ela mudou de idéia e teve que se apressar para aprender as matérias biológicas. Mas isso tudo aqui, ela tem diploma de universidade americana.

  50. Olá Lu, então quem tem nota baixa no curriculo escola é praticamente impossivel entrar em alguma universidade nos EUA?

    Desde ja, obrigado

  51. Numa universidade boa, provavelmente. Numa universidade piorzinha talvez não, mas se vc quer estudar medicina, vai querer entrar para as melhores escolas. Não sei sua idade, mas talvez ainda tenha tempo para melhorar aquelas notas ruins.

  52. Ola Lu, gostei muito dos exclarecimentos.
    Sou psicologa e meu marido é medico.
    Vivemos em Lisboa, temos equivalência dos nossos diplomas aqui.
    Ele vai começar a fazer residência medica aqui e eu estou fazendo Mestrado.
    Temos a intenção de trabalhar nos Estados Unidos.
    No caso de diplomas europeus, como funciona pra revalidar?

    Desde já agradeço,
    Cumprimentos

  53. mas e se eu quiser estudar medicina em uma universidade dos EUA logo depois de acabar o ensino médio ?( por exemplo, eu estou no último ano da escola). Porque neste artigo parece uma transferência de uma universidade para outra.

  54. Por que para cursar medicina nos EUA a pessoa tem que ter um bacharelado antes e depois ela ingressa em medicina.

  55. mas são todas as universidade do EUA que precisa de bacharelado para cursar medicina? No Brasil não é necessário, né? Bjos

  56. Isso tudo funciona na teoria… A realidade é que a grande maioria das faculdades de medicina nos EUA simplesmente não aceita estrangeiros. Pessoas nascidas em outros países precisam ser residentes legais (ter green card) ou serem naturalizadas americanas para participarem do processo seletivo. No Reddit tem uma entrevista coletiva com um diretor de uma faculdade de medicina nos estados unidos e ele deixa isso bem claro. Sem green card ou naturalização, a pessoa nem sequer é chamada para a entrevista, a aplicação dela é descartada. Vale a pena procurar essa entrevista no Google (não é a única no reddit, tem várias) e ler as opiniões de uma pessoa que é responsável por escolher alunos em sua univerdade. Mesmo que estrangeiros pudessem entrar em medicina, ainda assim, as chances de um brasileiro ser aceito seriam mínimas. Primeiro pelo custo. Todos os americanos pegam financiamento estudantil para estudar medicina, mas estrangeiro não pode e bolsas brasileiras tipo capes não cobrem cursos como medicina. Quem não assegura financiamento tem que pagar o curso anualmente à vista, não existe mensalidade como no Brasil.

    Mas o dinheiro é só um detalhe pequeno…

    O maior problema é competir com alunos americanos que desde crianças já sabem o que é necessário para entrar em medicina e já vem se preparando. Brasileiro está muito mal acostumado com a filosofia do vestibular… É só fazer um teste e pronto, passou, entrou. Pode ter vagabundiado a vida toda, mas se derum duro no ano do vestiba passa até em federal. A entrada em medicina nos EUA é um quebra-cabeças super complexo em que inúmeros fatores que não podem ser produzidos em um curto espaço de tempo importam muito. Não adianta voluntariar por 6 meses, 1 ano, pois os concorrentes têm 4, 6 anos de histórico de voluntariado, alguns até no exterior como Médico Sem Fronteiras, ONU, Unesco. E voluntariado é só uma parte. Exige-se também emprego propriamente dito na área, também por MUITO TEMPO. O aluno típico que é aceito em medicina tem em média 4 anos de experiência profissional como assistente de enfermagem, scribe, EMT (ambulância e emergência), entre outros empregos relacionados à área da saúde. Ou seja, não adianta se preparar só academicamente (fazer um bacharelado, estudar para o MCAT, tirar notas boas) e aí fazer um voluntariadozinho de final de semana por 6 meses, quando os concorrentes tem um currículo muito mais complexo!

    Essa é a realidade… Eu sei de tudo isso pois estou acompanhando a luta do meu irmão que mora nos EUA e é naturalizado para participar do processo. Ele ainda está fazendo pre-med (depois de já ter se formado em engenharia química), pois o pre-med agora ainda exige psicologia e sociologia além das matérias biológicas, físicas, e químicas.

    Eu acho que para o brasileiro sem documentação norte americana, vale mais a pena fazer medicina no Brasil. Se depois quiser se mudar para os EUA, basta fazer residência e as provas do conselho de medicina. Isso sim é um plano realista, sem ficar sonhando acordado com uma coisa que tem muito poucas chances de acontecer.

    Um abraço a todos e Lú, parabéns pelo blog. Contunue com o bom trabalho!

  57. Olá. Estou cursando Biologia bacharelado, gostaria de saber se posso cursar Medicina nos EUA depois da graduação aqui, e se será necessário fazer Pre-med. Eles oferecem bolsas nessas duas modalidades?

  58. Olá Ryan, você vai ter que validar seu diploma e daí ver se suas horas aulas serão o suficiente ou se você vai ter que fazer parte do pre-med de acordo com as regras da universidade americana de seu interesse . Não sei se há bolsas para estrangeiros nessas áreas.

  59. Oi! Gostei muito do seu post. Uma pergunta: Se eu fizer medicina no Brasil (obtendo diploma) eu posso fazer medicina nos EUA sem precisar fazer o college antes?

  60. Não sei, Maria Clara. Você vai ter que checar isso com a universidade americana de seu interesse. Eles poderão te auxiliar com isso e te dizer o que você precida fazer.

  61. Olá! Maravilhoso o seu post. Minha prima atualmente faz Medicina na UFRJ, mas o sonho dela é fazer Medicina nos EUA, principalmente nas melhores de lá. Veja o que ela pretende fazer: depois de graduada em Medicina no Brasil, ela pretende fazer fazer todo o processo pra cursar Medicina mais uma vez, porém agora nos EUA. Sei que isso é loucura, mas seria muito enriquecedor. Existe a possibilidade? O fato de ela já ter se formado aqui, ajudaria ela? E a idade pesa muito na hora de ser aceita? Obrigado.

  62. Olá Pedro. Muito obrigada pelo comentário. Recomendo que sua prima dê uma olhada no gráfico do artigo para ver em que caminho ela “se encaixa” e se informar mais além nos sites de associações americanas da profissão dela. Se preciso contatá-los diretamente. Sucesso para ela!

Faça parte da conversa: