Para imigrantes

Como Se Preparar Para O Teste De Cidadania Americana

teste de cidadania americana
por Grand Canyon National Parks via flickr

Todos aqueles que desejam se tornar cidadãos americanos devem fazer um teste de naturalização para que a cidadania americana seja concedida. É simplesmente uma prova (entrevista) que testa o conhecimento de  inglês, do governo e da história dos Estados Unidos. Veja como é o processo para se obter a naturalização americana e dicas de como estudar para o teste a seguir:

Como funciona o processo?

Vamos começar com o processo da naturalização: Você tem que ser um residente permanente legal (ou seja, ter o Green Card) ter residido no país por mais de 5 anos ou por mais de 3 anos (no caso de certas pessoas casadas com americanos) e ter no mínimo 18 anos de idade.

Alem disso, há outras exigências de situação e caráter moral do aplicante (nunca ter sido preso por porte de drogas e coisas do tipo). O próximo passo é ir no site do USCIS e preencher o formulário N-400.

Faça uma cópia do formulário para você e uma  cópia do seu Green Card e cheque se é necessario enviar documentos adicionais no seu caso. O USCIS explica todos os pormenores do processo, dá listas de documentos necessários e etc.

Depois disso é só pagar o valor do formulário, enviar os documentos para o escritório do USCIS listado nas instruções do formulário e esperar para tirar as suas “impressões digitais” .

Você receberá um documento do USCIS informando a data na qual você deve comparecer a um escritório da imigração para tirar a suas impressões digitais, nesse mesmo dia os agentes presentes darão  “livros” ou panfletos que explicam o formato do teste e que você pode usar para estudar.

A entrevista e o teste:

Depois que voce tiver a data da sua entrevista é so juntar os documentos e se preparar para o teste. Ele se divide em duas partes: na primeira é testado o inglês do residente permanente  e na segunda parte os conhecimentos gerais sobre o governo americano são testados.

A primeira seção do teste o agente  vai ditar uma frase em inglês e o candidato tem que corrigí-la e escrevê-la num papel, logo após,  o candidato tem que ler uma frase escolhida pelo agente em voz alta.

Já a seção de história é composta por 100 perguntas cívicas, das quais somente 10 serão escolhidas para o teste. Para alguns imigrantes há a escolha de fazer o teste na língua deles (as exceções a essa regra estão no site do USCIS na seção de naturalização) infelizmente os brasileiros, portugueses e outros lusófonos devem fazer a prova em inglês, a nào ser que eles saibam espanhol ou mandarim ou cantonês melhor do que português).

Os imigrantes que tem mais de 65 anos de idade e moram nos Estados Unidos há mais de 20 anos tem direito a um teste mais “fácil”. Sempre revise estas informações no site oficial pois esses detalhes podem mudar com o passar do tempo. Leis imigratórias não são estáticas.

A maioria dos residentes permanentes nos Estados Unidos se preparam para o teste de cidadania em cursos de inglês específicos para o teste, os quais são dados em escolas públicas da região na qual vivem. Se você mora nos EUA é so checar os cursos oferecidos pelas escolas mais próximas da sua casa. Mas há outras dicas do que fazer para melhorar sua performance no teste:

  • Ler  jornais (serios) americanos;
  • Assistir ao noticiário regional e nacional;
  • Aprender mais sobre a constituição americana e sua importância;
  • Praticar seu ingles com americanos;
  • Praticar seu ingles escrito e pedir para que um americano o corrija;

Depois do teste somente resta fazer o juramento a bandeira (eles te informarão o dia, essa cerimônia consta com a presença de vários residentes permanentes, ou seja, um grande grupo jura a bandeira de uma só vez) e você se torna um cidadão americano com basicamente todos direitos dos americanos (incluindo votar), menos o de concorrer a presidência americana.

Saber inglês não é somente necessário para te ajudar no teste de cidadania mas na sua vida em geral nos EUA. Se quer mais dicas veja o ebook abaixo:

Fique por dentro dos posts do blog!

Cadastre seu email abaixo

41 comentários sobre “Como Se Preparar Para O Teste De Cidadania Americana

  1. TENHO 62 ANOS DEZOITO DE GRINCAR.
    PRECISO AS PROVAS P.FASER MINHA CIDADANIA,
    EM PORTUQUES POIS NAO FL. A LINGUA;

  2. Selma, pesquisei um pouco mais sobre esse assunto e a lei fala que pessoas com idade acima de 50 anos e pelo menos 20 anos de Green Card podem fazer o teste de cidadania na lingua nativa deles. E ainda ha uma outra exceçao para individuos que tenham acima de 55 anos de idade e 15 anos de Green Card, ou seja, seu caso. Resumindo, voce pode fazer o teste em portugues sim. Voce pode ler mais sobre isso, ou pedir para alguem que saiba ingles ler mais sobre isso no site do USCIS, na categoria “Citizenship through Naturalization”.
    Boa sorte!

  3. @ Diego Rodrigo

    Depende da americana. Pode ate ser que muitas delas gostem de brasileiros (e ha aquelas que gostam sim), porem o relacionamento na maioria das vezes nao da certo, pois a muher americana e muito independente e o homem brasileiro muito machao. Alem do mais as mulheres americanas nao se deixam levar tanto pela beleza ou outras qualidades dos homens, o requerimento principal para elas e que eles tenham uma conta bancaria gorda.

  4. oi,tudo bem ?

    Eu pretendo morar nos estados unidos por algum tempo,só que não vou ter um lugar certo quando chegar.Pretendo chegar em LA ,ver um hotel bem barato,barato mesmo,pq não vou ter muito dinheiro por causa da pasagem ,do visto, essas coisas.Depois vou procurar um apartamento.
    Queria saber:
    –quanto é um apartamento bem barato em LA,ou em San Diego (acho que é perto né ?),como um quarto ou uma kit.Bem barato(hahaha)não precisa ter nenhum luxo,só o necessario.
    –Se levo uma mala só com nescessario ou levo algo a mais tipo cobertor ,travisseiro essas coisas.
    –Queria trabalhar tbm.Quanto um garçon ganha mais ou menos por ai,não vou ter o visto de trabalho : (
    –Se as escolas dos estados unidos oferecem curso de ingles de graça para imigrantes.

    Bem foi isso que eu consegui lembrar das minhas duvidas : )
    Espero que não seja muitas perguntas.Espero muitooo que vc me responda,pq eu quero muito isso e com vc me falando essas coisas seria muito mais fácil quando eu chegar ai.
    Muito obrigado por tirar minhas dúvidas com seu blog,ele é muito bom mesmooo xD

    bjss

  5. @ Guilherme Babilonia

    Primeiramente nao aconselho ninguem a vir para os EUA para trabalhar sem visto de trabalho. A imigracao esta cada vez mais encima de empresas para saber se elas contratam ilegais e por isso conseguir trabalho sem a devida documentacao fica cada vez mais dificil.
    O estado da California e um dos mais caros para se viver entao nao espere precos milagrosos de imoveis por la, especialmente nessas duas cidades. Alias, a distancia entre elas e de 111 milhas (aproximadamente 179 Km), de qualquer forma voce precisara de um carro para morar por la. Voce pode checar o preco de imoveis em sites de imobiliarias da cidade na qual voce deseja viver.
    Certas escolas publicas oferecem cursos de ingles gratis sim, esses cursos sao chamados de ESOL.

  6. oi,
    Então ,eu sei que não deveria trabalhar sem o visto,mas ouvi falar que é muito difícil tirar ele.Quando eu for para L.A eu vou ter acabado de terminar a minha faculdade de marketing.Tem algum emprego ou algo parecido que eu possa trabalhar sem esse visto?ou existe outro tipo de visto para eu trabalhar ou estagiar que seja mais fácil de tirar ?
    obrigado.

  7. @ Guilherme Babilonia

    Infelizmente nao tem como voce trabalhar por aqui sem visto que da autorizacao de trabalho. Alem do mais conseguir visto para ca nao e facil nao. O que voce poderia fazer e procurar uma empresa americana que atua na sua area e que patrocine vistos temporarios de trabalho para profissionais brasileiros ou procurar saber se sua universidade possui convenio com qualquer universidade americana, ja que quando existe algum tipo de convenio e possivel fazer estagio por aqui. Leia o site do embaixada americana no Brasil, pois ele tem todas as informacoes sobre todos os tipos de vistos, seus requerimentos e como eles funcionam. Enquanto isso treine seu ingles.

  8. ola,
    gostaria de saber quais sao as chances do meu companheiro conseguir a cidadania pois os seus pais ja moram la ha mais de 10 anos e ja sao cidadaos eles podem passar para ele a cidadania, ele mourou la duarante 2 anos e meio, mas hoje ele esta no brasil, sera que ele conseguiria?

    outra pergunta sou enfermeira quais as chances de eu conseguir emprego nos EUA, me disseram que area de trabalho de enfermeira e escasso no pais, obrigada!

  9. @ Xely

    Seu sogro tem que fazer uma peticao para o filho dele. Se voce for casada no civil voce entra na peticao e sera beneficiada pela mesma. O tempo de espera no Brasil e em torno de 8 anos. Seus sogros tem que fazer essa peticao o quanto antes.

    Ha muitas vagas na area de saude e sempre ha vagas, no entanto os EUA nao tem contratado mais tantas enfermeiras estrangeiras, eles estao dando preferencia para os americanos devido a toda essa onda de desemprego por aqui. Alem do mais se voce vier para ca e quiser exercer sua profissao ha todo um processo que voce tera que fazer, inclusive voltar para a faculdade.

    Aqui no blog mesmo ja escrevi varios textos sobre essa profissao e como funciona o processo, veja abaixo:

    O Que E Preciso Para Trabalhar Com Enfermagem Nos EUA?
    Empregos Mais Dificeis De Se Conseguir Nos EUA

  10. Eu penso que se uma pessoa pretende obter a cidadania americana, o mínimo é falar Inglês razoavelmente bem. Porquê chineses e hispânicos podem fazer os testes em sua própria língua ? Achei um pouco injusto…
    E com relação ao comentário do Diego, que também era minha dúvida, aproveito para sugerir um tópico que pode ser um pouco embaraçoso para a autora mas que tenho certeza será de enorme interesse:
    Sexualmente quais as diferenças, quais as principais diferenças entre homens e mulheres dos dois países no que diz respeito a paquera conquista e etc ?
    Pelo menos uma coisa eu já aprendi: Americanas assim como Brasileiras valorizam a mesma coisa…MONEY

  11. Eu vou agora para os EUA ficar na casa do meu namorado e nós pretendemos nos casar para eu conseguir a cidadania.. queria saber o que é mais facil? conseguir o green card ou a cidadania?
    eu tenho 18 anos então posso trabalhar e tudo mais.. mas realmente nao tenho noção do que irei precisar!!
    tenho que levar alguma coisa especifica daqui? algum documento e etc??

  12. Luiza,

    É o seguinte, você está colocando a carroça na frente dos bois. Primeiramente você se casa com o cidadão americano, aplica para o Green Card e quando fizer dois anos e nove meses da data do recebimento do seu primeiro Green Card você pode aplicar para a cidadania. Não tem como pular passos, primeiro a residência permanente e depois a cidadania. Vá no site do USCIS e veja como é feito o Ajustamento de Status, mas já vou te alertando que você tem que trazer sua carteira de vacina atualizada, por que você precisará dela para aplicar para o Green Card e obviamente documentos pessoais (certidão de nascimento e etc). Se você já foi casada tem que trazer o certificado de divórcio e etc. Leia também sobre as leis de casamento no estado que você vai morar para ver se você precisará de alguma autorização dos seus pais ou não.

  13. Lu queria saber se um cidadão amerinaco que não nasceu nos EUA tem direito a exerger uma carreira jurídica ou política e explica como é esse processo de quais cargo o cara pode ou não exerger?

  14. Leonardo,

    Ambas carreiras, porém ele não pode se tornar presidente. Schwarzenegger é naturalizado americano e conseguiu ser governador da alifórnia, por exemplo.

  15. Olá. Tenho 17anos e planejo ir para os EUA ano que vem. Gostaria d saber como é o processo para obtenção de visto americano e se,eventualmente, problemas de saúde implicam na aprovação. A área que pretendo ir(Houston,TX) é menos visitada pelos brasileiros, creio q isso facilite, ou não? Obrigado!

  16. Olá Wesley,

    Para saber com detalhes sobre esse processo visite o site do consulado americano no Brasil, eles explicam tudo. Não acho que somente esse fato irá facilitar ou dificultar a obtenção de visto para cá. Mas listei outras coisas que você tem que levar em consideração a respeito de vistos nesse post:

    O básico para tirar vistos para os EUA

    Boa sorte!

  17. Tenho 72 anos. Nao falo Ingles. Em Abril fara 20 anos que estou aqui nos EEUU.recebi meu Greencard em Setembro de 2009. Quando deverei Aplicar para a Cidadania? Poderei fazer a Prova em Portuques e ter a Prova facilitada?

  18. Olá Gessi,

    Veja a resposta que dei a SELMA MACHADO aqui nesses comentários mesmo. É a mesma resposta para seu caso. Sucesso!

  19. Oi. Gostaria de saber eu não sei ler inglês algumas coisa sim da pra mim ler. Mais quero fazer aprova vou manda meu docomentos tenho 11 anos de casada com Americano E moro aqui. Por 7 anos e. Falo inglês Não. Muito bem. Mais da pra mim resover algumas coisas que vc acha sobre isso.? Ok. Muito obrigada

  20. Socorro,

    Faca um curso de cidadania e um curso de ESOL para melhorar o ingles (esses dois podem ser encontrados nas high schools mais proximas da sua casa, peca para seu marido entrar em contato com elas e te matricular) ou ainda, um curso de ingles particular. Sucesso na sua prova!

  21. Boa noite LU…onde você leu que acima de 55 anos podem prestar prova pra cidadania em portugues??
    sei que pode fazer em espanhol..
    outra coisa e que falaram que tem um estado aqui nos estados unidos que e muito mais facil doque outros estados… voce confirma isso/??
    Lu,procura este artigo para mim ,onde pode ser feito assa prova em portugues..
    fico agradecida.
    abraco

  22. Olá Rute,

    Pessoas com idade acima de 50 anos E pelo menos 20 anos de Green Card podem fazer o teste de cidadania na língua nativa deles. E ainda ha uma outra exceçao para individuos que tenham acima de 55 anos de idade e 15 anos de Green Card. Voce pode ler mais sobre isso, ou pedir para alguem que saiba ingles ler mais sobre isso no site do USCIS.gov, na categoria “Citizenship through Naturalization”. Ou veja a versão do site deles em espanhol ou ainda use os tradutores do Bing ou Google (o do Bing é melhor) para traduzirem esse site para você.
    Boa sorte!

  23. Oi,
    Tenho 70 anos e 5 anos de green card, mas não domino o Ingles e pela minha idade posso fazer a prova ou os testes com um tradutor.

    Olavo

  24. Olá Olavo, o site do USCIS lista que para a pessoa fazer a prova no idioma dela ela tem que se encaixar numa de 2 categorias:

    * mais de 50 anos e 20 anos de green card ou
    * mais de 55 anos e 15 anos de green card.

    Parece que você não se enquadra nessas categorias pois embora tenha mais de 50 anos tem somente 5 anos de green card. Você pode usar o google translator para traduzir essa página do USCIS para entender os detalhes e outras exceções e acomodações: Exceções e acomodações para o teste da cidadania americana.

  25. Oi Lu, tenho o green card o qual e por 10 anos, sei que posso aplicar para a cidadania Americana depois de 5 anos ,e se eu nao quizer aplicar para a cidadania quando enterar 5 anos…10 anos,posso renovar meu Green Card?

  26. Sim, Malu já que fazer a cidadania não é obrigatório. Recomendo que você se informe sobre os detalhes no site do USCIS.gov, site que acho que voce já deve ter visitado no passado…Coloque-o nos seus favoritos. Todo imigrante deve fazer isso 😉

  27. Ola gostaria de saber aluns exemplos das frases ditas para seem escritas no dia o teste obridaga!

  28. Minha Esposa e Europe querenos Fazer a Cidadania tenho 75 Anos e minha Esposa tem 57 anos 35 ano tenho baixo recuso quero Fazer em portuque que deco fazer

  29. Teresa, se não me engano pessoas com baixos recursos (comprovado) tem como pedir que a prova seja mais barata. Vocês vão ter que se informar no USCIS, liguem lá ou marquem uma consulta no escritório deles da sua região. Leve um intérprete contigo se preciso. Quanto às idades e tempo de green card para poder fazer a prova em português: veja a resposta que dei para o Olavo nos comentários anteriores. Sucesso!

    P.S.: os preços dos formulários e da prova da cidadania vai subir em breve, então se vocês querem pagar menos e não tem como pedir um desconto, seria recomendável fazer o teste antes dos valores subirem.

  30. 3 meses em média mas agora o processo está mais rápido pois muitos estrangeiros querem se naturalizar para votar nessas eleições.Mas o tempo varia dependendo da complexidade da história imigratória da pessoa também.

  31. Tenho 20 anos e entrarei com o pedido de cidadania, pois meu pai é americano. Gostaria de saber quanto tempo em média demora para que possa concluir o processo de cidadania. Obrigada!

  32. Inicialmente irei solicitar somente a cidadania, não o Green Card. são processos diferente. Correto? Sabe quanto tempo em média demoraria a Cidadania?

  33. Ah, desculpa…confundi aqui. Seu caso não tem a ver com o green card, e sim com o passaporte americano. Então se seu pai consta na sua certidão de nascimento, mande um email para o consulado americano mais próximo de você, na sua região que eles explicam direitinho o que você tem que fazer e o tempo de espera… às vezes sai no mesmo dia. Sucesso!

  34. Oi boa noite, meu namorado aplicou pra cidadania americana, já tirou as digitais, pegou os livros e cds pra estudar… e a imigração disse que iria chegar uma carta com a data do texte, isso foi dia 30 de agosto e até hoje não chegou essa carta… está no tempo ou ele tem que ver o porque até hoje não chegou? Obg

  35. Ele tem que ir no site do uscis.gov e ver se a espera dele está dentro do tempo que leva, Mirelle. Caso não esteja, ele deve ligar para o uscis para saber por que a demora.

  36. Ok! Muito obrigada Lú pelas informações! Vamos verificar agora mesmo o porque Ainda não chegou a carta com a data da avaliação. Beijos

Faça parte da conversa: