Para Estudantes

IELTS ou TOEFL: Qual Você Deve Fazer?

Está na dúvida entra o IELTS ou o TOEFL? Não sabe qual dos dois fazer? Descubra o melhor teste para seu caso com as dicas abaixo:

Saber qual teste de ingles fazer é uma duvida muito comum por parte dos estudantes de ingles, ainda mais com tantas opcoes de testes disponiveis.

Nesse post falarei sobre os dois testes de proficiencia em ingles mais conhecidos e mais usados por empresas, universidades e governos estrangeiros: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System).

O TOEFL testa ingles americano e possui duas versoes (Paper Toelf e Internet based Toefl) enquanto o IELTS testa ingles britânico e tem tambem duas versoes (Academic English e General English) . Esta parece ser uma diferença pequena, mas é importantíssima.

Alem disso ambos testes possuem formatos diferentes. Porem em certos casos voce nao podera escolher qual das duas provas fazer e tera que se contentar em estudar para o formato escolhido.

Caso voce queira estudar no exterior ou venha a trabalho as opcoes sao TOEFL IBT e IELTS Academic, para saber qual a melhor escolha para voce é necessario entender a sequencia das tarefas dentro de cada um deles:

Os dois testes possuem tarefas de compreensao de texto, parte oral e compreensao de audio. A diferenca aqui é que o TOEFL tem tarefas chamadas de integradas (integram duas tarefas diferentes em uma, tipo ler e ouvir uma passagem a respeito da pergunta) enquanto o mesmo nao ocorre no IELTS.

A maioria das perguntas no TOEFL sao de multipla escolha, havendo tambem perguntas tipo  complete o texto com a melhor palavra e ordene as respostas que tem a ver com a passagem lida. Ja no IELTS ha questoes abertas (escritas), multipla escolha e verdadeiro ou falso.

 

Agora vamos as seções por partes:

Reading (compreensão de texto):

  • TOELF – pode variar de 60 a 100 minutos.
  • IELTS –  3 passagens no total de 60 minutos (não varia).

Parte oral (parte falada do teste):

  • TOEFL – você faz a prova ao computador e grava suas respostas no mesmo. As primeiras perguntas sao fáceis e as demais de tipo acadêmico. Deve-se falar por 45/60 segundos e há 6 tarefas.
  • IELTS –  há um entrevistador que faz três tipos de perguntas, primeiramente as faceis de ordem geral, depois voce recebe um cartão dele/a com uma pergunta e deve preparar uma resposta que dure 2 minutos e por último uma pequena discussão com o entrevistador sobre o tópico de escolha. A duração total e de 30 minutos.

Compreensão de audio (Listening):

  • TOELF- você faz a prova ao computador e grava suas respostas no mesmo. Primeiramente se escuta a pergunta e pode tomar notas, a partir daí a pergunta aparece na tela do computador e responde-se a questão de múltipla escolha. 40/60 minutos de duração.
  • IELTS-  você ouve a pergunta e escreve a resposta ao mesmo tempo. Há também perguntas tipo complete a frase, ligue as colunas e de múltipla escolha. 30 minutos de duração.

Parte escrita (writing):

  • TOEFL- deve-se escrever duas redacoes sendo que cada uma em meia hora. Uma das redacoes é simples e pede sua opiniao no assunto escolhido, ja a outra é integrada pois pode haver um texto para ler, uma palestra a se ouvir e voce deve tomar notas durante a palestra para usar os pontos dela no seu texto. A palestra pode tanto apoiar o topico como se opor ao mesmo.
  • IELTS – deve-se escrever uma redacao em 40 minutos baseada num grafico, tabela ou mapa. Voce deve explicar quais informacoes o grafico passa.

E para terminar a duração total de cada teste:

  • TOEFL – cerca de 4 horas.
  • IELTS – 2 horas.

Enfim, quando houver a opcao entre o TOEFL Ibt e o IELTS Academic leve em consideracao o tipo de ingles usado, a duracao, o tipo de perguntas e veja o que é mais facil para voce. Boa sorte!

 

Referências:

Ets.org

Ielts.org

10 comentários sobre “IELTS ou TOEFL: Qual Você Deve Fazer?

  1. Boa Tarde,

    Gostaria do contato do responsável pela publicidade do site passaportebrasilusa!

    Obrigado.

    Kalyl Rachid

  2. Lu, vc considera esses testes fáceis,médios ou difíceis?

    outra coisa, no caso de eu querer ingressar em x universidade e eles pedirem x pts mínimos, eu faria o teste e se alcançasse o min, estaria enviado esse resultado até a universidade e assim entrando na facul?

  3. Olá Jaffé,

    O que acho sobre esses testes para mim não faz muita diferença, eles são difíceis para as pessoas que não tem bom domínio da língua inglesa. Se a pessoa é fluente, ou seja, se ela tem bom domínio da fala, escrita, gramática e audição ela provavelmente se sairá bem com um pouco de estudo. Agora se ela tem dificuldade em alguma dessas áreas ou possui somente um nível intermediário de inglês ela certamente terá mais dificuldades em tirar uma nota boa e precisará estudar bastante.

    Não é você quem envia o resultado do teste e sim a organização que aplica o teste. Ela manda diretamente para as universidades de sua escolha em um envelope lacrado. Universidades pedem mais que um teste (inclusive esses são testes adicionais para estudantes estrangeiros somente 🙂 )e usam outros métodos extras para avaliar os candidatos as suas vagas, os quais podem variar de universidade para universidade e tipo de curso.

    Você pode ler mais sobre os tipos de teste que universidades americanas geralmente pedem nesse post:

    Testes que estudantes internacionais tem que fazer

  4. Eu acabo de fazer o TOEFL e achei terrível como é feito o teste com relação à sala. O fone de ouvido era enorme para minha cabeça e não isolava praticamente nada do som que vinha das pessoas ao lado, que estava separadas por cartolinas! Eu comuniquei no intervalo para o responsável mas não podiam fazer nada. Então, além de ser um teste complexo, tem a questão de ter pessoas falando do seu lado, ou seja, haja concentração! Vou fazer neste sábado o IELTS, que tem uma sala separada para o speaking, ou seja, ninguém estará falando do meu lado nas outras partes do teste. Espero que resulte melhor!

  5. Ola Daniela,

    E verdade, os locais onde a prova sao feitas deixam muito a desejar. Mas o motivo pelo qual o TOEFL e mais indicado e por que ele e analisa somente o ingles americano e e aceito em todas universidades daqui e etc…

  6. Olá
    O link para o Ielts é ielts.org – o ielts.com está em chinês (acredite).
    =)
    Valeu pelo site, parabéns!
    Abç do Rio Grande do Sul, tchê!
    Lucas Selbach

  7. Olá Lucas. Pois é, devo ter trocado na hora que coloquei o link. Muito obrigada pelo aviso. Já mudei. Abraços da gaúcha aqui 😉

Faça parte da conversa: