Cultura Americana

Como É O Famoso Estilo De Vida Americano

Muitos brasileiros devem se perguntar o que esse tal estilo de vida americano e por que tantos compatriotas deixam nossa terra natal para se aventurar e/ou construir uma vida nova no exterior.

Entre deles havera aqueles que dirao que  jamais se imaginariam deixando a patria amada. Esses geralmente sao aqueles que tem uma vida estavel no  Brasil com direito a bom salario, carro proprio, casa propria e muito mais.

A razao que explica o por que de se morar aqui e basicamente o estilo de vida presente aca. Claro que ha imigrantes que o fazem por causa de relacionamentos amorosos ou por causa de familiares.

Mas vamos esclarecer o que o American  Lifestyle e realmente. Esse jeito de se viver… O “jeitinho americano” e baseado nos confortos da classe media americana (a qual se enquadra a maioria da populacao daqui, embora muitos dos que pertenciam a essa classe tenham ido a falencia depois da crise economica que afetou o pais).

Em uma familia de classe media todos, senao a maioria dos individuos de cada nucleo familiar tem seu proprio carro, trabalha para ajudar nas despesas (os jovens tambem, nem que seja somente part-time).

Ha uma variedade imensa de aparelhos eletronicos e domesticos espalhados  pela casa (geralmente um computador e celular por cabeca tambem).

Quase todos os membros da familia tem cartoes de creditos (alguns deles ate demais), as criancas frequentam escolas publicas e geralmente ingressam em faculdades em outros estados (caso os pais tenham guardado dinheiro para pagar pela educacao dos filhos desde pequenos – o que muitos pais fazem por aqui) ou faculdades proximas de casa, chamadas de community colleges.

Individuos que pertencem a classe media tambem podem viajar um pouco pelo país alem de poder pagar por seguros de saude razoaveis e comprar casas com muitas amenidades incluidas.

Esses e o lado material da classe media americana, agora vamos ao valores que a mesma cultiva.

A independencia pode ser considerada uma das mais importantes bases da sociedade nos Estados Unidos em geral, e uma das primeira coisas aprendida por criancas daqui.

Elas sao deixadas sozinhas desde cedo pois habitualmente ambos pais trabalham para prover para a familia e o tempo de contato entre eles costuma ser pouco, mesmo quando os eles todos estao em casa, e comum somente se unirem para participar das refeicoes… geralmente so para o jantar (se voce ja conhece os habitos alimentares americanos sabe o porque).

Isso ocorre nao por “abandono” por parte dos pais mas porque eles entendem que o jovem precisa ter “seu proprio espaco” e descobrir e se dedicar a coisas de seu interesse.

Empreendedorismo é outra qualidade que as familias de classe media esforcam-se a desenvolver. Muitas das familias que se encaixam nessa categoria somente o fazem por possuirem um ou dois empreendedores na mesma. Seja por serem donos de negocios, propagarem empreendedorismo ou somente por investirem em companhias americanas.

Vencer e o que importa: outra coisa aprendida por aqui desde pequeno e que o segundo lugar e somente o segundo lugar, ele nao e tao bom quanto o primeiro.

Aqui o lema e “ nao basta terminar algo, deve sempre termina-lo em primeiro lugar e da melhor maneira possivel. Isso pode ser notado em familias devido a “sindrome da grama verde”, onde a grama dos vizinhos e sempre mais verde.

Se eles tem um carro esporte, voce vai se esforcar para conseguir um pra ele tambem e assim vai. Vale tambem a regra “ se voce nao e um vencedor, pelo menos passe a imagem de tal”. Outra forma de expressao disso e o de muitas pessoas continuarem sua educacao para conseguir melhores empregos e dai comprar o carro esporte 😀

Patriotismo e algo muito relevante para os americanos e tambem para a classe media americana. Eles valorizam e sao agradecidos pelo fato do pais ter dado a eles a oportunidade de crescer e ter todos os recursos que eles tem ao seu alcance.

Devido a tudo citado acima os  EUA ainda e considerado como pais das oportunidades por muitos pertencentes as mais variadas classes sociais e nacoes.

 

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Quer morar nos EUA?

24 comentários sobre “Como É O Famoso Estilo De Vida Americano

  1. vc sabe dizer se existe diferença entre o estilo de vida americano para os canadenses? desde já agradeço

  2. @ Vinicius

    Sei que o custo de vida em Toronto e maior do que em Los Angeles. Seguido por Vancouver, Calgary, Montreal e Ottawa, portanto Ottawa teria o menor custo de vida entre as maiores cidades canadenses.
    Os canadenses sao mais receptivos em relacao a imigrantes e nao os “forcam” tanto a se conformar com o estilo canadense. Ja os americanos sao famosos por sua resistencia a imigrantes de outras regioes do globo e nos EUA a palavra-chave e se “adaptar” ao estilo americano para nao correr o risco de ser “discriminado” ou visto como um “alien”, literalmente… Alien e outra palavra para imigrantes ou estrangeiros nos EUA, entao da para entender a cultura por aqui 😀

    Os canadenses parecem ser bem menos consumistas do que os americanos, por exemplo, eles assim como os brasileiros costumam ir ao mercado uma vez por mes, ao contrario dos americanos que vao varias vezes ao mes e etc. O ruim do Canada e o clima, que chega a ser inospito em certas regioes do pais. Os canadenses parecem ser tao relaxados quanto os americanos em relacao a vesturaio, pelo menos quando eles estao viajando. E o bom do Canada e que se tem duas opcoes de linguas: ingles e frances 😀

  3. Lu, boa noite! Vc saberia me informar sobre a cidade Plymouth, que fica no estado de Minnesota. É que esta cidade foi eleita pela Money Magazine, segundo um blog que eu li, como o melhor lugar para se viver nos EUA. Fica perto de onde? Obrigada!

  4. Ih, Lu… devo ter visto de anos anteriores então… andei pesquisando sobre Minnesota…é mto frio né??? (muito, muito).
    Vc vive em qual cidade…o que acha dela…prós e contras…

  5. Marion,

    Minnesota e super frio sim. Vivo no Sul da Florida, na regiao de Miami. Gosto particularmente do clima, das pessoas e obviamente da qualidade de vida. Um aspecto ruim para quem deseja morar ou estudar por aqui e o transporte publico e as escolas/universidades da Florida nao sao tao boas.

  6. Bom Dia, Gostaria de saber mais sobre os habitos alimentares dos americanos, eles não almoçam?, e se por exemplo não comem arroz e feijão no jantar o q seria? macarronada ou outro tipo de comida?. Por favor me descreva um dia típico na alimentação americana desde de quando acorda, obrigado.

  7. Vinicius,

    O almoco americano e geralmente um lanche frio, pois ele nao e a refeicao principal do dia de um americano. Americano tambem come arroz e feijao, so que nao juntos como os brasileiros e muito menos todos os dias. Eles gostam de comer feijao com carne, e o feijao possui tempero adocicado. Arroz e feito de varias maneiras, branco,com legumes, frito (como na comida chinesa) e risotto. Ha uma variedade enorme de arroz e feijao por aqui, naoso o carioquinha e o feijao preto. Americanos comem bastante vagem tambem.

    Como complemento leia os posts abaixo:
    Combinacoes De Comidas Americanas Classicas
    Comida Americana : cafe-da-manha, almoco e jantar

  8. Oi Lu. Estou sempre dando uma passadinha no seu blog pra conferir as novidades. É impressionante mesmo cm vcs se dedicam.Eu queria saber se as chances de morar nos EUA depende de quanto vc ganha e/ou a qualidade de vida.Tipo, se eu ganho 3 salários mínimos no brasil eu consigo ter uma vida boa nos EUA ou pelo menos curtir um pouco? E também se com um salário médio eu consigo ter uma boa qualidade de vida em Los Angeles ou Las Vegas?

    Bjs e adoro o blog.

  9. Oi. Gostaria de saber como você fez pra conseguir morar nos Estados Unidos ? Tenho um sonho de morar nesse país, mas muitos me desencorajam dizendo que é praticamente impossível e difícil. Gostaria de saber se você tem visto permanente e se você tiver… Queria saber como conseguiu! Obrigado

  10. Esqueceu meu chapa de dizer que tem pouquisimo americano com 100 ou até mesmo com 80 anos. pois todos morrem na faixa de 40 a 70 anos.. e me pergunte porque??? eu digo não seguem uma alimentação normal. tipo arroz, feijão, carne, o que os brasileiro mais consomem, meu pai tem 73 anos nordestino, e eu te digo nem um americano de 20 anos ganha dele no pique da vida. pega peso que eu mesmo não pegaria, sobe na casa, tira as folhas das arvores, faz massa de cimento, e muito mais. nunca foi ao medico, magro a vida toda. agora eu te pergunto se meu PAI tivesse nascido nos estado unidos, ele teria esta qualidade de saúde e vida que ele tem hoje???

  11. Lailson,

    1. Você está se baseando somente no exemplo de uma pessoa: o seu pai, o superman do agreste.
    2. Você diz que não há muitos americanos com 100 ou até 80 anos de idade por que você não mora na Flórida, se você morasse iria ver o tanto de idosos acima de 70 que há por aqui. Isso sem contar no número de pessoas acima de 80 e 90 que aparecem na TV daqui todos os dias (tem um programa de TV que dá feliz aniversário para esses idosos todos os dias – quando vi esse programa fiquei assustadA com a quantidade de super seniors americanos). Ademais se você checar o IDH e expectativa de vida pelo mundo afora (algo que me deixou curiosA depois do seu comentário) os EUA pode não ser o primeiro da lista mas ele está bem a frente do Brasil, e olha que chequei várias fontes só para ter certeza.
    3. Você está se baseando no estereótipo de que a alimentação do Brasil é a mais saudável do mundo, a qual não é (já comeu comida grega? rsrs) e no estereótipo do americano que só come fast food, que não se exercita e etc. Estereótipos não representam a população toda de um país.
    4. Comer bem nos EUA é algo possível justamente por que há bem mais opções e disponibilidade de comidas diferentes, até mais do que na maior parte do Brasil. Comer bem e é uma escolha pessoal. Inclusive nos EUA há uma parte da população que exagera sim mas há o completo oposto, os dos super saudáveis que malham, comem bem e etc.
    5. Por último, repondendo a sua pergunta: Isso iria depender das escolhas pessoais do seu pai aqui. Mas te garanto que se ele fizesse escolhas saudáveis e com a qualidade de vida disponível aqui (que é mehor do que no Brasil) ele poderia viver bem além dos 80.

  12. Olá Airam, quando escrevi o artigo acima ainda não sabia como acentuar com o teclado daqui. Hoje sei e os artigos mais recentes todos tem acentuação. Tenho que fazer esse update nos artigos mais antigos, alguns já foram atualizados mas há mais de 800 artigos por aqui. Não vai ser num dia que farei isso 😀 Paciência.

  13. Ameiiii Luuh ajudou muito, tinha um trabalho escolar e essas informações ajudaram muito
    Valew aii♥♥

Faça parte da conversa: