Cultura Americana, Curiosidades

Quanto De Gorjetas Dar Nos EUA?

 dar  gorjeta nos Estados Unidos
por stevendepolo via flickr

É muito comum dar gorjeta nos Estados Unidos. Alguns americanos chegam a fazê-lo várias vezes num dia, ou seja, gorjeta é algo importante por aqui.

Caso se trabalhe em lugares onde o salário pago é pouco (abaixo do salário mínimo estadual) as gorjetas são “obrigatórias” (essa obrigacação é uma questão de etiqueta , pela qual se reconhece o valor da ajuda que o individuo foneceu) e ajudam na renda pessoal de tal funcionário.

No entanto é preciso saber como dar essas gratificações e  saber os valores que são aceitáveis e os que não são de acordo com a situação e serviço.

De nada adianta querer dar todo seu dinheiro para a garçonete ou para qualquer outra pessoa que trabalhe em funções auxiliares.

Aquele dinheiro extra na quantia certa, porém, é de grande ajuda e funciona – em certos casos – como uma medida da qualidade serviço fornecido.

Dessa maneira, o quanto se dá em gratificações mostra o quanto se está satisfeito com aquilo que o funcionário ofereceu alem de dar a ele ou ela uma idéia de como seu servico é recebido pelos clientes da empresa e assim podendo melhorá-lo.

Agora vamos a uma das perguntas mais comuns, geralmente perguntada por turistas brasileiros aqui, em relação a gorjetas nos Estados Unidos:

Como que se deve calcular quanto de gorjeta a ser dada?

Para responder essa pergunta deve-se primeiro saber a qual categoria a prestação de trabalho pertence:

Aquela baseada em uma determinada porcentagem em cima do valor da conta ou as de valor fixo.

Servicos nos quais as gorjetas se enquadram num valor percentual incluem:

  • Garçons e garçonetes;
  • Motoristas de táxi,
  • Cabeleireiros,
  • Manicures,
  • Entregadores (delivery),
  • Funcionários de spa.

Ou seja, nos casos citados acima deve-se dar um percebtual do valor da conta como gorjeta.

Serviços nos quais a gorjeta é fixa incluem:

  • Manobristas (valetes);
  • Motorista de táxi (uma pequena quantia extra se ele ajudar com as malas, por exemplo),
  • A pessoa que lava seu cabelo no salão,
  • Pessoas que transportam móveis para mudança de casas,
  • Funcionários de car wash,
  • Carregadores de bagagens e etc.

 

Depois de ver  a qual tipo de gorjeta deve-se oferecer a quantia correta, pois lembre-se que dar pouca gorjeta e tão ruim quanto dar demasiadamenta.

Quanto dar de gorjeta? Veja a tabela abaixo:

 

FuncionárioQuantia gorjeta em % ou em USD
Taxistas15% da conta mais $1 por cada mala caso ele ajude com malas
Carregadores de mala (hotel)$2 por uma mala e mais $1 por malas adicionais
Entregadores / Delivery10% da conta em situacoes normais. 15% a 20% se a entrega for feita em vizinhaca ou tempo perigoso
Manobristas$2 por carro entregue
Manicure15% da conta
Garçons / GarçonetesDe 15% a 20% da conta
Cabeleireiro10% a 15% da conta
Pessoa que lava cabelos no salão$2
De spa15% da conta
De car washDe $2 a 5$ por carro
De transportadora de mudancas$10-$50 por ajudante

 

Quando a gorjeta for para o cabeleireiro é costume dar 10% caso você considere o serviço satisfatório e 15% caso você tenha realmente gostado do corte de cabelo.

No caso de funcionários de restaurantes, o ideal é dar 15% da conta caso o serviço tenha sido satisfatório e 20% caso o mesmo tenha sido excepcional, isso tudo sobre o valor da conta menos os impostos.

É importante lembrar disso pois há restaurantes que calculam a gorjeta automaticamente na conta e alguns deles costumam tirar a porcentagem do valor mais os impostos – não caia nessa e sempre revise o valor da gorjeta para ver se ele está correto antes de pagar a conta.

Embora isso seja feito em situacoes ideais, a maioria dos americanos costuma dar a mesma quantia independente da qualidade do trabalho, mesmo quando o serviço deixar a desejar.

A razão para isso é que muitas vezes o atendimento não é somente culpa do garçom e sim do time que inclui os funcionários da cozinha também.

Outro motivo é que muitos americanos já trabalharam em restaurantes, bares (esses empregos são uns dos mais comuns pelos EUA) e outros tipos de empregos que dependem de gorjetas pois como vimos acima o salário mínimo aqui não é lá aquelas coisas.

Eles entendem como é difícil manter uma vida decente trabalhando num emprego de salário mínimo. Quanto mais cuidar de uma família toda com esse salário.

E você, quanto e em que situações costuma dar gorjeta nos EUA? Conte para nós nos comentários abaixo.

 

Quer morar nos EUA? Veja as dicas!

7 comentários sobre “Quanto De Gorjetas Dar Nos EUA?

  1. Boa tarde!!!!
    Já faz um bom tempo que eu recebo por e-mail, mensagem que são muitos uties!!!
    Mais gostaria de saber sé tem algum site que eu possa baixar o audio + apostila para que eu possa estudar em casa, por que ainda não tenho internet em casa, gostária de saber sé tem algum site para que eu possa baixar e ficar estudando em casa.
    Anteciosamente: Dinho

  2. Lú, sei que esse post das gorjetas não é muito recente, mas estava pensando sobre isso outro dia e me surgiu uma dúvida: Como vc mesma explicou no post, em diversas situações o valor da gorjeta é variável, pois bem, se eu for pagar a conta com cartão de crédito, como eu devo dar a gorjeta? tenho que ter a quantia d gorjeta em dinheiro ou peço ao prestador de serviço que adicione o valor na hora de passar o cartão? como funciona essa situação no dia-a-dia aí na terra do Tio Sam ?

    Valeu Lú…
    Ps.: Nem preciso falar que sou seu fã neh 🙂

  3. Oi Rodrigo!

    Interessante sua pergunta. Se você pagar a conta com cartão de crédito você tem a escolha de adicionar o valor da gorjeta à conta ou pagá-la em dinheiro vivo. A escolha é sua. Geralmente vc tem que calcular a % por si mesmo e preencher no recibo do cartão quanto de gorjeta vc quer dar no campo indicado (a % vai depender do q vc achou do serviço prestado pelo garçom, o mínimo para um bom serviço é 15%, para excelente 20%, para ruim menos que 15%). Alguns restaurantes já incluem o valor de 15% standard no recibo e indicam isso no mesmo.

    abçs

  4. Oi Lú!
    Ainda sobre o pagamento da gorjeta com cartão de crédito. Algumas vezes, quando a conta vem na mesa em papel, não existe o espaço pra se colocar o valor desejado da gorjeta. Eu devo falar pro garçom que ele deve adicionar o valor da gorjeta ao valor total? Normalmente o espaço pra colocar o valor da gorjeta vem no papel onde eu devo assinar, ou seja, depois que o garçom já efetuou o pagamento com o cartão.
    Obrigado!

  5. Eles levam seu cartão e a conta fica pendende, eles só vão autorizar e finalizar o valor depois de adicionar a gorjeta. As únicas vezes que vi conta do cartão vir sem espaço para a gorjeta é em redes de fast food, por exemplo, nas quais não é preciso pagar gorjeta pois não há garçons. Mas se por acaso isso acontecer como você disse, num restaurante no qual é preciso dar gorjeta (que tem garçons), eu adicionaria a tip no espaço possível, colocando “TIP: $X.XX” e somando o valor final. Vai ver a máquina de cartão deles é antiga, vai saber rsrs

Faça parte da conversa: