Cultura Americana

O Que A Sociedade Americana Valoriza?

Veja abaixo alguns dos princípios que a sociedade americana valoriza e seu impacto nos costumes da população americana.

A individualidade:

A diferença mais visível entre a vida no ociente e oriente é que ocidentais valorizam muito mais a individualidade do que os orientais, em geral.

Americanos são um dos exemplos disso. O sistema de educação do país mostra isso, com sua forma eletiva, currículos estudantis que variam, o valor dado a especialização, a importância de cursos extracurriculares, trabalhos voluntariados e até hobbies.

 

A independência e liberdade:

Americanos sao independentes e a estrutura familiar daqui permite que um individuo pertencente a qualquer familia faca o que bem entender, desde que respeite os seus pais.

Quando brasileiros se deparam com isso pensam que  as criancas nao sao tao bem cuidadas, pois seus pais nao “dao tanta atencao as mesmas” e a “deixam sozinhas” por muito tempo. Isso e estranho mesmo, pois estamos acostumados a familia mais “unida”.

Porem pais americanos enforcam esses tipos de situacoes para dar liberdade para seus filhos. Eles tambem incentivam que seus filhos saiam de casa o mais rapido possivel 😀 Afinal de contas as necessidades dos pais e seus filhos mudam, os filhos tem que ir para a faculdade e os pais querem viajar pelo mundo de navio e aproveitar suas aposentadorias.

 

A noção de igualdade:

A noção de igualdade e outra coisa notavel por aqui, e possivel notar isso preencher formularios de emprego, onde sempre ha uma clausula no fim da folha que diz que a empresa jamais deixara de contratar um empregado por causa de sua idade, raca, nacionalidade, religiao, etc.

 

A ideia de fazer a América:

Sucesso esta ao alcance de todos, e so trabalhar duro para consegui-lo. Esse é o sonho de fazer a America, sonho que muitos imigrantes tem, enquanto os americanos tem o sonho de melhorar de status e subir na vida. E a sindrome da “grama verde”, onde a grama do vizinho e sempre melhor que a sua 😀 O bom e que aqui qualquer um pode crescer financeiramente independete de lacos de sangue, familia ou conexoes com autoridades, como ocorre em certos lugares.

 

O pragmatismo americano:

Pragmatismo e outra raiz da sociedade americana. Tudo tem que funcionar da maneira mais rapida e eficaz possivel, os processos tem que ser uteis e colaborar para o progresso da sociedade. A busca para solucoes de problemas nunca para.

 

A noção de liderança:

Lideranca é outra caracteristica muito buscada por aqui, como os americanos sao criados de forma mais independente, eles tem que ser desde pequenos lideres do seus proprios caminhos. Pionerismo sempre fez parte da cultura americana e influenciou as geracoes seguintes. Essa qualidade ainda esta em alta e e super importante em varias situacoes sociais.

Se voce concorda com a maioria dos valores acima e bem provavel que voce se dara bem com a maioria dos americanos  que adaptacao aqui sera mais facil no seu caso.

Voce acha que os valores americanos diferem muito do que a sociedade brasiliera mais valoriza ou nao? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

10 comentários sobre “O Que A Sociedade Americana Valoriza?

  1. Ola, parabens pelo blog. Acredito que muitas informacoes passadas por voce serao uteis aos brasileiros interessados em morar nos EUA. E como voce disse, varios topicos abordados tambem servem para quem quer morar em outros paises. No entanto, a minha opiniao e de que voce defende muito a cultura americana. Por exemplo, eu nao concordo que se deva passar a mensagem de que seria uma besteira voltar ao Brasil apos ter se estabelecido nos EUA, so porque muita gente que fez isso nao conseguiu se readaptar depois de tentar retornar aos EUA. Cada pessoa, como voce bem disse, tem sua propria experiencia. Fica parecendo que o felizardo nao vai conseguir mais morar no Brasil e nem nos EUA, coitado. Mas sei que, tanto voce quanto as outras pessoas que leem o blog, tem o senso critico para saber que cada caso e um caso. Foi so um comentario, ok? Eu moro atualmente na Inglaterra, e varias coisas por aqui se parecem com o que voce afirmou sobre os EUA.
    So um parentesis: a cultura americana e amplamente baseada em ideais europeus. Muitos sao os europeus que nao dao a minima para os EUA.

  2. Ola Thiago,

    Obrigada pelos elogios. Procuro sempre fazer o melhor, mas e impossivel agradar em tudo e a todos. Quanto ao fato de eu defender os EUA, e claro que defendo, pois e minha patria agora, aquela que escolhi ate o resto da minha vida. Seria hipocrita eu nao defender o pais que me recebeu tao bem e que me deu condicoes dignas de viver.

    Em relacao a readaptacao no Brasil: infelizmente e isso que acontece na maioria dos casos de brasileiros que voltam ao Brasil. Nao digo que somente a questao de diferenca fianceira pese mas a questao de seguranca e outra coisa importante. Conheco inclusive varios brasileiros que vivem em outros paises e que confirmam minha opiniao sobre esse assunto. A logica por detras disso e a seguinte: de que adianta voce ganhar super bem no Brasil e nao poder sequer usufruir disso? Viver com medo de ser assaltado, sequestrado, etc e ter que viver praticamente isolado do resto da sociedade para se proteger e proteger seus bens?

    Concordo com o que voce disse sobre a cultura americana ser baseada em ideais europeus, afinal de contas foram europeus que colonizaram os EUA e trouxeram sua religiao, costumes e etc para ca. E natural que a a maioria dos europeus nao deem a minima para os Estados Unidos, posso dizer que o sentimento dos americanos em relacao a Europa e reciproco, assim como o dos brasileiros em relacao aos argentinos, chilenos, uruguaios e etc.

  3. Oi estou visitando o blog hj, pela primeira vez… e concordo plenamente com vc.. eu e meu marido queremos ir viver ai..mais estamos analisando tudo ate pq temos uma filha de 1 ano e 5 meses.. e penso q a cultura deles de preparar os filhos para ” a vida” é correto.. se todos pensassem assim inclusive nós brasileiros nossos filhos e filhas teriam uma vida melhor.. adorei o blog..
    Abraços

  4. Concordo com todos os valores norte-americanos citados.Mas infelizmente nasci no Brasil e me sinto um peixe fora da água todos os dias.Feliz de quem conseguiu emigrar para lá.

  5. Puxa acredito que para um site tão sério vocês deveriam no minimo que a Ámerica não é só os EUA

  6. Ola, Lu! Tudo bem, estou precisando de informacoes sobre a cultura do trabalho comunitario nos EUA, voce poderia me ajudar:

  7. Olá Carina,

    É comum voluntariar na igreja a qual a pessoa pertence ou simplesmente em grupos tal qual o habitat for humanity, que constrói casas para pessoas de renda baixa, entre outros. Há até wesites criados para isso.

  8. Ola LU
    Adoro seu site ,parabens !!!! Concordo plenamente com os valores americanos e de da inveja pena que no brasil n e assim sempre olhando para o futuro para a nacao americana!
    Tenho uma curiosidade quando eles(as) saem de casa para ir para universidade eles so moram no campuns ou moram em apartamentos alugados perto da faculdade e mesmo assim eles tem condicoes de pagar as”dispesa” do aluguel luz agua transporte etc,so com o trabalho parcial? O aluguel devem ser baratos pois elequando se formam n voltam para a casa dos pais??!!! E nao ficam sem onde morar?
    Obrigada pela atencao!!!

  9. Olá Carolina. Muito obrigada pelo comentário e pergunta. A maioria tende a morar nos dormitórios dos campus, há outros que alugam quartos por perto, tipo república de estudantes. Eles geralmente dividem o aluguél o que faz com que seja possível de alugar uma casa grande e boa por menos. Quanto a bancar o resto, alguns têm pais ricos rsrs, outros trabalham parcialmente e tem ajuda de programas do governo para bancar despesas extras, alguns tem bolsas esportivas, as quais ajudam com alimentação e dormitório em certos casos. Os tipos de casos são vários.

Faça parte da conversa: