Curiosidades

O Sistema Bancário Americano

Como ja comentei em blogs anteriores, quando o assunto e pagar contas os americanos raramente usam dinheiro vivo. Sendo assim a maioria dos cartoes de cretido e cheques sao aceitos amplamente no comercio.

Para que voce possa usar cartoes de credito aqui ( a nao ser que voce esteja aqui como turista e possua cartao de credito internacional, mas nesse caso nao estou me dirigindo a voce e sim aos que tem outros vistos e pretendem morar aqui :P) voce deve abrir uma conta no banco.

Porem ha outras razoes pelas quais voce deve abrir sua conta num banco americano, tais quais:

  • Nao e seguro andar por aqui com muito dinheiro na carteira/bolsa etc, se bem que nao e seguro andar com muito dinheiro em lugar nenhum 😀 ; e sempre aconselhavel saber sobre dicas de seguranca pessoal.
  • Contas de bancos sao necessarias aqui quando se deseja alugar/comprar uma casa, ou fazer um lease num carro e pagar outras contas tambem;

Pode entender-se a partir disso que abrir contas bancarias e algo indispensavel por aqui. E bom tambem saber um pouco mais sobre como funciona esse tipo de servico. E isso e o que vamos comentar a seguir.

Sistemas bancarios mudam um pouco de pais para pais. Para abrir sua conta e so preciso ir ate o banco e conversar com um gerente que te dara formularios par preencher e falara sobre outras informacoes que voce precise saber a respeito da sua nova conta.

E necessario ter um Social Security Number na maioria dos casos. Se no seu caso nao for preciso voce deve pedir um formulario chamado de W-8 e  dai so e necessario preencher o mesmo. Assim que a conta estiver em “funcionamento” voce recebe seus cheques em casa e ja pode usa-los. Porem sera necessario depositar certa quantia assim que abrir a conta. O valor dessa quantia varia de banco para banco.

Caso algum de seus cheques volte por falta de fundos o seu banco podera cobrar de $15 a $35 dolares por cada transacao. Geralmente a maioria dos bancos cobra a ultima quantia.

Muitas vezes o banco da pessoa que deposita seu cheque, ao ver que nao ha fundos na sua conta, cobra o valor de novo  e assim seu banco te cobra a multa por fundos insuficientes em dobro. Entao e bom sempre ficar alerta quanto a isso. Ha um servico de protecao oferecido pelos proprios bancos contra esse problema, porem e pao uma quantia mensal por esse servico e sao cobrados juros sobre o valor que nao for coberto pelo seu cheque.

Ha diversos tipos de contas correntes, chamadas de checking accounts,  ha aquelas que sao free, ou seja, sem que voce tenha que pagar por nenhuma taxa de servico mensalmente e tambem ha aquelas contas especiais que cobram certa quantia para manter servicos adicionais na conta.

Em posts anteirores expliquei sobre dinheiro americano e seus nicknames. Agora vamos ver como se escrevem os cheques. Coloca-se a data na parte superior direita do cheque, abaixo disso le-se: pay to the order to, ai e onde deve-se colocar o nome da pessoa a ser paga. Na frente disso deve-se por o valor numerico do cheque e logo abaixo escrever a quantia do cheque por extenso. Depois e so assinar na parte de baixo direita do cheque. Pronto!

Para retirar dinheiro de caixas eletronicos, conhecidos como ATMs, bancos cobram geralmente uma taxa de $2 ou $3 dolares por transacao. Por isso muitos americanos pagam com cartoes mesmo.

Muitos cartoes de debito tambem funcionam como cartoes de credito, na maioria das vezes esses sao os cartoes que o banco te oferece quando voce abre uma conta com eles. A diferenca e que os creditos caem diretamente na sua conta corrente.

Demora um pouco ate que seu credit score seja bom o suficiente para que se possa aplicar para os maiores cartoes de credito. Isso acontece por que uma pessoa recem chegada aqui nao tem uma historia bancaria, seja de aluguel, leases, mortgages etc (maneiras como o sistema americano avalia o chamado credit score).

Outra vantagem de se ter uma conta aqui e o deposito direto feito pela empresa que te emprega. Nao e necessario ir ate o banco para depositar/trocar o cheque e etc. Alem do mais recebe-se bem mais vezes por aqui. Espero que tenha se entendido a importancia de se abrir contas bancarias e a importancia de carregar seu cartao contigo o tempo todo e deixar seu cash no banco.

12 comentários sobre “O Sistema Bancário Americano

  1. Lu,
    É possível a abertura de contas no banco por um estudante, pois,tenho vontade de ficar por mais de 6 meses e ficar pagando a conversão por um banco aqui do Brasil, ficaria muito mais caro.
    Abs e parabéns pelo blog.

  2. Olá Andre,

    Obrigada pelo comentário. Se eles tiverem te dado o SSN, acho que sim, caso contrário (pelo que sei nem todos estudantes podem fazer o SSN) não sei. A melhora maneira de saber é entrar em contato com o banco no qual você quer abrir sua conta e explicar a situação para eles. Sucesso!

  3. Oi Lu!

    Não sabia do fato dos bancos cobrarem por cada saque. Sendo assim, é bom gastar no cartão de débito mesmo.

    O uso de cheques por aqui anda em decadência. Parece que nos EUA, ocorre ao contrário, não é Lu?

    Lu, caso não se tenha o nome “limpo” por aqui, há possibilidade de ser ter o Credit Score por aí?

    Abraços…

  4. Cheques ainda são bastante usados aqui em certas ocasiões, algumas pessoas simplesmente preferem o uso deles. Sim, é possível mas a pessoa tem que começar do zero. Se ela quiser transferir a história de crédito dela (caso ela já tenha cartões de crédito no Brasil) isso também é possível, alguns cartões permitem isso.

  5. Oi, Lu!

    Gostaria de saber:

    a) Qual o limite médio para pagamentos e transferências nos caixas eletrônicos?

    b) Existem correspondentes bancários que fazem transações tais como pagamentos de boletos, saques, transferências, etc.?

    c) Nas lojas e restaurantes ainda se usa pagar a conta em dinheiro?

    Abraço.

  6. Olá Antonio,

    a) Vai depender do limite que a pessoa tem na conta. 500, 700 dólares, varia de banco para banco também. Também depende do horário do saque, por exemplo, fora de atendimento do banco você tem esse limite, no horário bancario você pode sacar mais.

    b) Voce pode fazer isso tudo eletronicamente ou com o caixa do banco dentro do banco ou no drive-thru.

    c) Sim. Em dinheiro ou cartão de crédito. Há restaurantes pequenos que somente aceitam dinheiro, porém e outros grandes que exigem um mínimo de dinheiro para poder colocar a conta no cartão, por exemplo mais que 10 dólares. Há comércios que não aceitam determinado tipo de cartão de crédito também, mas eles especificam os métodos de pagamentos aceitáveis.

  7. Olá Lu!!

    Parabéns pelo post. Bastante esclarecedor.

    Tenho uma dúvida sobre transferências de dinheiro.
    Ouço falar que há uma deficiência neste processo, por ser caro e por demorar alguns dias para cair na conta da pessoa. Isso é verdade?

    Aqui no Brasil é fácil porque é grátis se a transferência for pro mesmo banco e cai no mesmo dia ser TED e no dia seguinte se for DOC.

    Como funciona ai nos EUA?
    Você conhece os serviços de transferência de dinheiro do Facebook, Venmo, Gmail, PayPal e etc? Eles chamam de P2P (pier to pier), sabe me dizer a vantagens ou a diferença em relação ao serviço de transferência oferecido pelos bancos.

    Obrigado.
    Abraço

  8. Eles têm aí serviços como transferência bancária, débito em conta, internet banking com pagamento online e App de celular pra pagar só lendo código de barras?

  9. BOM DIA . MEU FILHO PARTICIPOU DE UM CAMPEONATO NOS EUA E RECEBEU EM CHEQUE. ESSE CHEQUE PODE SER DEPOSITADO NA CONTA DO MEU OUTRO FILHO QUE TEM CONTA NOS EUA?

  10. Bom dia Lu,

    Eu iriei para um congresso em San Diego. Nele ganharei uma ajuda de custo do congresso que, pelo o e-mail que eu recebi, será em cheque. Quais são minhas alternativas para descontar esse cheque? Tem como eu ir no banco e trocar por dinheiro como podemos fazer aqui?? paga alguma taxa?

    agradeço desde já

Faça parte da conversa: