Para Estudantes

Como Escolher Uma Universidade Nos EUA

Escolher  em qual universidade americana estudar é um passo muito importante e por isso pesquisar bastante antes de tomar uma decisão é essencial. E há diversos fatores  a se considerar. Nesse post vamos saber quais são eles.

O bolso:

O primeiro fator – senão um dos mais importantes – é com certeza dinheiro, embora muitos estudantes simplesmente ignorem essa parte. A lógica é a seguinte: Universidades renomadas custam mais (tem tuition mais cara) enquanto as menos conhecidas tem precos mais acessíveis.

Em certos casos é melhor economizar, cabe ao aluno decidir se vale a pena ou não gostar tanto em tal universidade. Lembrando que o fato da escola ter grande prestígio não necessariamente implica que ela seja excelente em todos cursos que ela oferece. Ela pode ser renomada por cursos específicos.

A distância:

A distância é outra coisa importante a considerar, especialmente se você já mora nos Estados Unidos a a escolha seja entre faculdades de diferentes estados.

Caso você considere uma universidade em outro estadoé preciso saber quanto são os impostos estaduais por lá, quanto a tuition será para um estudante que eles consideram out of State (de outro estado), acomodamento, alimentação e etc.

Já estudar no estado no qual se reside custa bem menos. Porem cada estado tem regras especificas de quem é considerado residente ou não para calcular quanto de tuition será cobrado.

 

A disponibilidade de estágios:

A disponibilidade de estágios é outro fator importante. Se a escola facilita a obtenção de estágios, se ela encaminha o estudante na busca de estágios e etc. Pois geralmente os empregadores não se importarao muito de onde vem o diploma e sim se o formando tem alguma experiência no campo de sua escolha.

O tamanho da instituição de ensino:

O tamanho e a localização da escola também é importante. É provavel que uma universidade muito grande não apele a certos estudantes, pois não haverá muita interação com o professor nem “atendimento personalizado”, por exemplo.

Algumas universidades localizam-se em áreas rurais, outras em áreas urbanas, algumas são enormes, outras nem tanto. Cabe ao estudante saber qual ambiente seria mais interessante para ele e para seu curso.

A rede de apoio a estudantes internacionais:

O apoio a estudantes internacionais é importante, porém algumas pessoas preferem desafios e não se importariam em estudar numa faculdade com maior número de alunos americanos.

Esses indivíduos preferem esse ambiente para vivenciar mais da cultura “puramente” americana, embora os Estados Unidos sejam formados pela contribuicao de varias culturas e algumas cidades sejam cosmopolitas.

Mas fica claro que em escolas maiores localizadas em centros metropolitanos a quantidade de estudantes estrangeiros será maior e portanto ajuda para que esses estudantes se adaptarem é mais acessível.

As opções sociais que a universidade oferece a seus alunos:

A vida social dos alunos deve ser outro ponto na lista. Seria interessante procurar faculdades que oferecam um tipo de esporte que o aluno gostaria de praticar, eventos culturais, esportivos, ter um centro comercial perto do campus entre outras coisas. Mas isso depende do gosto do aluno e de como ele deseja passar o seu tempo livre.

Enfim, essas alguns dos pontos importantes  ao decidir em qual escola americana escolher.

QUERO MORAR NOS EUA!

Gostou do post? Compartilhe!

17 comentários sobre “Como Escolher Uma Universidade Nos EUA

  1. olá, gostei muito do blog, me formo em Administração aqui no Brasil no meio do ano (julho/2012) e gostaria de fazer uma outra faculdade nos EUA.

    Eu jogo Futebol Americano aqui na minha cidade, será que existem testes e bolsas para Estudantes Atletas daqui do Brasil?

  2. Gabriel,

    Provavelmente sim. Entre no website do consulado brasileiro nos EUA, lá há uma lista das instituições que oferecem bolsas de estudo, entre em contato com cada uma delas para obter maiores informações sobre seu caso.

    Boa sorte!

  3. Olá Lu, eu quero saber se é possível um estudante concluir uma graduação em MEDICINA ou ENGENHARIA QUÍMICA aqui no Brasil e fazer uma PÓS-Graduação em uma UNIVERSIDADE AMERICANA.

  4. Lu Hunter college-NY é um bom college ouvir dizer que é a 10º melhor instituição pública dos EUA estou vendo ainda mais me aujuda vê aii ela é boa é acessivel?

  5. Seria possível eu concluir uma faculdade de Engenharia Mecânica aqui no Brasil, fazer um mestrado ou doutorado nos Estados Unidos, e com o meu diploma, poder trabalhar lá ?

  6. Iago,

    Só com seu diploma não. Desde que vc consiga um patrocinador para visto de trabalho enquanto aqui, daí sim.

  7. No caso assim, se eu trabalhar em uma empresa multinacional aqui no Brasil e pedir uma transferência pros EUA, e essa empresa patrocinaria o meu visto, o visto iria durar quando tempo ? E se eu quisesse morar permanentemente nos EUA ?

  8. Iago,

    Depende de quanto tempo a empresa precisara de seus servicos aqui e o tipo de cargo tambem. A media e um visto de 3 anos com a possibilidade de prorrogacao de 2 anos adicionais. Se vc quiser morar aqui indefinitivamente vc vai ter que procurar um patrocinador para seu green card, seja atraves de trabalho ou casamento.

  9. Olá! Tenho 15 anos e começarei meu curso de ingles nos próximos dias, sou autodidata e sei que devo ter muita força de vontade e organização, porém me resta uma dúvida… Pretendo terminar meu Ens. Médio juntamente com meu curso de Inglês (busco ter pelo menos um nível razoavel de ingles), porém após isso, tenho interesse em ingressar em uma faculdade dos EUA, Reino Unido, Canadá ou Australia, aí vem o problema. Poderia eu, com apenas 17 anos entrar em uma faculdade fora de meu país tendo um nível “Médio” de Ingles? Existem bolsas para faculdades nestes países? Você conhece algumas? Desde já Grato! Leonardo D. Chavarria

  10. Leonardo,

    Voce precisa ter ingles suficiente para mostrar que vc pode se virar bem em um ambiente academico. Ingles intermediario e o suficiente ? Nao. Mas o que conta aqui e sua nota no TOEFL ou no IELTS e a nota que o curso que vc deseja fazer exige, alias cada universidade e cada curso exige uma nota minima diferente.

    Claro que ha bolsas mas vc tem que fazer sua pesquisa sobre isso online.

    Good luck.

  11. Sou muito fã do seu blog 🙂 venho todos os dias. Deixa eu te perguntar. Estou querendo ir com minha namorada(futura esposa) morar nos estados unidos. Tenho diversas dúvidas e nem sempre consigo achar o que consigo na internet, como me sinto íntimo do seu blog resolvi criar coragem e perguntar 😀
    1ª- Eu e minha namorada queremos morar no estado de Nova York, existe um tempo mínimo para sermos considerados In-State quando ela for se matricular na faculdade? Pois li que pessoas que residem e estudam no mesmo estado ganham descontos.
    2ª- Li que existem programas de ajuda do governo para cursar faculdades, imigrantes conseguem esses tipos de ajuda? É muito difícil? Muito burocrático?
    3ª- Quando eu ir pros EUA com minha namorada estaremos levando uma quantia considerável para dar entrada em uma casa e em um carro, é demorado para ter uma linha de crédito nos EUA? Consigo financiar uma casa no banco assim que eu me mudar pros EUA ou é um processo muito burocrático?
    Eu e minha namorada estaremos indo com visto K-1 e estaremos legalizados.
    Aguardo respostas 😀

  12. Olá Guilherme,

    1: Existe sim. Varia de estado para estado. Você pode procurar sobre isso no site da universidade de seu interesse mesmo.
    2: Se você tiver o Green Card ou for naturalizado americano é possível obter ajuda financeira sim. Sem um dos dois não tem como.
    3: Se você não tiver no mínimo 2 de anos de trabalho no mesmo local, não tem um credit score ótimo e não é residente permanente, não tem como. Agora, criar um bom credit score demora no mínimo um ano pagando as contas certinho e tudo mais. Já escrevi sobre como o credit score funciona em outro post do blog, dê uma pesquisada pelo blog.

    Eu só não entendi como vocês dois virão para cá com o visto K-1. Sendo que o visto K-1 é destinado para noivos estrangeiros de cidadãos americanos.

  13. Pois é Lu, ficou mal explicado o lance do visto K-1, é por que minha namorada é americana e já morou nos EUA, depois de mais velha ela mudou pro Brasil, agora estamos estudando a possibilidade de ela voltar e eu ir junto com ela. 🙂

    Então o ideal seria morar nos EUA de aluguel por um determinado tempo e depois de 2 anos financiar a casa?

    Obrigado pela atenção Lu. *_*

  14. Olá , gostaria de saber como variam os preços nas universidades , boas na sua opnião . E a vida de um estudante sozinho com a faculdade casa luz e tudo mais mais ou menos com uma qualidade de vida estável boa , quanto gasta..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *