Cultura Americana

A Liberdade Religiosa Nos EUA

Os Estados Unidos sempre foram um dos maiores propagadores da liberdade de expressao e também da liberdade religiosa.

Isso tudo faz sentido quando lembramos que um dos primeiros grupos imigrantes que aqui chegaram eram perseguidos religiosos, os quais buscavam um lugar onde poderiam praticar sua religiao livremente. Inclusive foi assim que  o dia de acao de gracas nas colonias americanas nasceu.

A liberdade religiosa é garantida pela constituicao americana. Sendo assim podemos deduzir que nao ha uma religiao oficial nos EUA, ao contrario de muitos outros países.

No entanto isso nao diminui o poder que as praticas religiosas ainda tem sobre grande parte da populacao americana. Antes de Kennedy ser eleito, por exemplo, muitos americanos chegaram a duvidar que um presidente católico poderia ser eficiente no poder. Atualmente o debate é  em relação à capacidade de certos políticos mórmons.

Embora não exista uma religião oficial nos Estados Unidos, algumas religiões são mais praticadas, possuindo uma grande quantidade de seguidores. A maioria dos americanos caem sob a ampla denominação cristã.

A parte sul e outros estados do país ainda são chamados de “cinturao da Biblia”, pois sua populacao é bastante crista. A minorias religiosas sao os nao-cristaos (judeus, budistas, muculmanos hindus e outros) e ha tambem muitos cultos espalhados pelo pais pertencentes as outras denominacoes.

Um fato interessante e que embora o pais nao considere uma religiao oficial, ainda e possivel ver todos os feriados religiosos impressos nos calendarios americanos, no entanto esses dias sao em sua maioria judaicos e muculmanos.

Participar da comunidade religiosa e algo importante para os americanos sendo eles um dos povos que mais vao regularmente a igreja e que mais acreditam em Deus segundo muitas pesquisas.

O lado bom de morar aqui é que caso você seja uma pessoa religiosa, independente da religiao a qual voce pertence, sera sempre possivel encontrar sua igreja, mesquita, sinagoga, templo etc  assim que chegar aqui.  Ha até muitas igrejas brasileiras por aqui.

Quer saber mais? 

Faça parte da conversa: