Cultura Americana

10 Curiosidades Sobre Dirigir Nos EUA

1. Ter carro é uma necessidade … Na maior parte do país:

Ter um carro nos Estados Unidos não é moda nem frescura, é uma questão de sobrevivência. Mas claro que isso também depende da cidade na qual você mora.

Em certas cidades americanas, tais quais  Nova York, Miami e Chicago, as  opções de transporte público são muitas e eficazes, porém na maior parte do país e até em cidades grandes, tal qual Los Angeles, por exemplo, é preciso ter um carro.

 

2. Nos EUA há faixas de pedestres por todos os lados mas (quase) nada de calçadas!

Isso acontece devido ao plano de urbanização da maioria das cidades americanas. Nelas há faixas de pedestres em cada esquina, no entanto não há calçadas em todas as ruas (!) e o sistema de transporte público deixa a desejar e pode ser até perigoso em certas áreas. Ou seja, as cidades americanas foram construídas com carros em mente e não com pedestres ou até com transporte público em mente.

 

3. Em alguns estados seu carro diz muito sobre você:

E sim, ter carro pode ter a ver com status. Em certas regiões americanas, o tipo de carro que você dirige mostra seu poder aquisitivo, estilo de vida, facilita ou complica namoros (tanto com mulheres como com homens)  e ainda por cima é orgulho dos americanos pois representa a liberdade de se locomover e viajar por todo o país sem restrições.

Já em outras regiões as pessoas precisam ter dois carros, um caindo aos pedaços (para encarar os invernos rigorosos) e um carro para o resto do ano. Alguns americanos demoram 10 anos para trocar seus carros, já outros o fazem a cada 2 ou 3 anos.

 

4. A maior parte do tempo gasto na estrada diariamente é por trabalho:

Carros tambem são importantes pois muitas pessoas trabalham em cidades vizinhas, fazendo o que eles chamam de commuting, ou seja, o percurso de ir de casa para o trabalho.

Dê uma olhada no gráfico abaixo para ter uma idéia de quanto tempo (em minutos) americanos gastam diariamente na estrada para ir trabalhar em algumas cidades americanas :

Infographic: Which U.S. Cities Have The Longest Commutes | Statista
via Statista

Como se pode ver acima, pessoas que moram em NYC gastam mais tempo para chegar no trabalho e as demais cidades da lista não ficam muito atrás.

 

5. Carros ainda são o meio de transporte mais usado por trabalhadores americanos:

E a maioria dos trabalhadores americanos (76,4%) ainda usam de carros para chegar ao serviço, como mostra o seguinte gráfico:

Infographic: The Typical U.S. Commute: By Car, Alone | Statista
via Statista

Alguns fazem carpooling, ou seja, dividem carona para ir ao trabalho e o restante opta por usar o transporte público.

 

6. Dirigir em certas cidades americanas é (quase) como dirigir no Brasil:

Bem, depende da cultura do estado no qual você reside. Dirigir em certas cidades, como Miami por exemplo, é quase como dirigir no Brasil, ou seja, um inferno (mas é claro que se você vivia em São Paulo ou no Rio, vai achar dirigir em Miami uma maravilha em comparação rsrs). Pelo menos em Miami é tudo mais desorganizado e você até se esquece que está nos Estados Unidos.

Em outras cidades há mais sinalização, regras definidas e ai de quem viola as leis… as multas costumam ser altas e sempre tem um policial escondido ou até a paisana pelas ruas. O policiamento aqui é constante.

 

7. O câmbio automático é (quase) padrão:

A maioria dos carros novos vendidos nos Estados Unidos tem câmbio automático e para quem não sabe dirigir com câmbio manual, o automático é fácil de lidar.

Porém carros com câmbio manual costumam ser mais baratos e em alguns casos são mais econômicos em relação a gasolina.

 

8. A idade mínima para dirigir é 16 anos!

Pode-se dirigir aqui  a partir dos 16 anos. O processo funciona da seguinte maneira:

  1. O adolescente faz um curso online no site de escola de direção, faz uma prova no mesmo site e imprime seu certificado. Depois pega o livro de regras de direção no escritório do departamento de direção (DMV) da sua cidade.
  2. Depois de estudar todo o manual ele marca a primeira prova (no computador) no DMV. O DMV emite uma carteira temporária para o aprendiz de motorista. A duração dessa carteira é de geralmente um ano, se a pessoa for adulta, pode ser de um mês. Esse é o tempo que o departamento de trânsito julga ser necessário para que um individuo aprenda a dirigir.
  3. Porem aprendiz somente pode dirigir acompanhado por um motorista maior de 21 anos que tenha carteira válida. Assim que a pessoa vê que aprendeu a dirigir, ela faz o teste prático de direção . O qual pode ser feito na rua ou numa pista específica.
como é o teste de direcao para tirar carteira nos EUA
Exemplo de carteira de motorista da Califórnia.

 

9. Muitos americanos aprendem a dirigir com parentes ou amigos e não na escola de direção:

A maioria dos americanos aprende a dirigir com um membro da familia ou amigos. Não e que não haja escolas de direção por aqui, mas que elas costumam deixar a desejar e não são baratas. Então como o explicado no item anterior, eles aprendem as regras com o livro por si mesmos e praticam com amigos e/ou familiares a tiracolo.

 

10. A carteira de motorista nos EUA equivale a uma carteira de identidade:

Essa parte é importante. A carteira de motorista americana também funciona como uma carteira de identidade. E se a pessoa não pode ou não quer dirigir por algum motivo, ela pode tirar o documento que é  a carteira de identidade sem problemas. Porém esse documento de identidade somente identifica a pessoa e não dá direitos para a pessoa dirigir. Então a carteira de motorista vale como identidade mas a de identidade não vale para dirigir.

 

crédito imagem por Dureo via Wikimedia Commons.

Quer saber mais? compre meus ebooks!

15 comentários sobre “10 Curiosidades Sobre Dirigir Nos EUA

  1. Lú, vc sabe QUAIS OS ESTADOS que permite retirar a carteira de motorista estando residindo legalmente? Pois já ouvi falar que na maioria dos estados, inclusive na Flórida, necessita-se do green card ou ter cidadania para poder tira a carteira de motorista americana. Obrigada.

  2. Janaina,

    Eu acho que você está confundindo legal com ilegal. Por que residir legalmente = ter o green card ou ainda ter um visto temporário que permita que ele tire carteira de motorista, tipo o visto de trabalho, por exemplo. Você quis dizer ilegais ou não?

  3. Estou em uma cidade próxima a NYC, com visto de turismo e vou ficar aqui 6 meses. É possível tirar carteira? Gostaria de comprar um carro para me locomover. Pode ser em NY ou NJ. Sabe me ajudar? Obrigado!

  4. Olá Rod,

    Vá ao site do DMV de NY ou NJ e veja o que eles exigem para tirar a carteira de motorista. Sucesso!

  5. Se eu tiver 19 anos, tirar a carteira de motorista no Brasil e for para os EUA, posso dirigir lá?

  6. Não sabia que o transporte público de algumas cidades americanas era perigoso e ruim. Surpreso!

    Sobre o processo de tirar Carteira de Habilitação, vejo muito semelhanças com o Brasil. A exceção é que nos EUA a necessidade de uma maior preparação teórica é evidente, haja vista que oficiais farão perguntas a mais.

    Lu, tenho uma dúvida: a minha Carteira de Motorista daqui do Brasil é válida nas terras americanas? Caso não, qual o procedimento a se fazer?

    Abraços…

  7. Olá Maicon,

    Com visto de estudante você pode usar a carteira de habilitação brasileira válida.

  8. Eu tenho 16 anos e vou ficar na Florida por 6 meses com visto de Turista. Eu consigo tirar a carteira?

  9. Não, Douglas. Agora se você já tivesse a carteira de motorista brasileira e visto de turismo você nem precisaria tirar carteira, somente poderia dirigir com a carteira do Brasil. Se quer conferir isso, visite o site do DMV.

  10. Olá , moro em miami , en quai estados consigo tirar a carteira, pois quero comprar um carro , meu visto eh de turista, sabe me informar ? Obrigado

  11. Procurei as diferenças de classes de habilitação. Exemplo: para pilotar motocicletas, seria a classe A aqui no Brasil.

    Quais seriam as classes e as permissões de cada uma.

    Obrigado.

Faça parte da conversa: