Cultura Americana

O Dia De Ação De Graças Nos EUA

Pumpkin Pie
Pumpkin pie é uma das sobremesas favoritas no Thanksgiving.

Como surgiu o Thanksgiving nos EUA? O dia de Ação  de Graças (Thanksgiving) é um dos feriados mais comemorados nos Estados Unidos, junto ao Natal e Dia da Independência. Mas é importante saber que o Thanksgiving não é um feriado religioso, todas as crenças o celebram no país, sejam eles judeus, evangélicos, católicos e até ateus.

.Ele teve sua origem com os peregrinos (nem todos peregrinos eram puritanos, ou seja, religiosos) que aqui chegaram no navio Mayflower , os puritanos fugindo de perseguições religiosas na Europa.

Os peregrinos,  gratos por terem encontrado uma terra cheia de potencial, na qual eles tinham liberdade para praticar sua religião e pela aliança que eles conseguiram formaram com uma tribo indígena local, iniciaram as celebrações do dia de ação de graças.

Mas como esse festival (com 3 dias de duração naquela época) tornou-se um feriado nacional?

Essa parte da história deve-se ao presidente Lincoln que séculos depois instituiu esse feriado e mesma data para comemorá-lo para todo país.

Dessa forma o Thanksgiving seria  comemorado toda última quinta-feira de novembro e se iniciou assim uma das maiores tradições da cultura norte-americana.

No entanto o Thanksgiving é muito mais do que o peru para os americanos. Esse feriado representa a reunião de famílias (muitas vezes separadas por milhas) e também uma oportunidade para relaxar e esquecer a correria da sociedade.

Isso sem esquecer de assitir as partidas da liga nacional de futebol americano que acontecem no mesmo dia (imagine almoço de domingo na casa de algum parente com futebol depois ). Inclusive, o football faz parte do Thanksgiving desde a década de 30.

Outro hábito comum desse dia é o desfile da Macy’s (grande loja de departamentos) em Nova Iorque,  o qual é transmitido para todo país ao vivo.

Mas agora vamos aos pratos dessa festividade. No início da tradição, os peregrinos preparavam comidas com ingredientes disponíveis da região tais quais, bacalhau, lagosta e ganso (isso mesmo, nada de peru).

Como prato principal:

Como aperitivos as opções são várias e como exemplo deles temos:

como é o thanksgiving nos EUA
by Stacy via wikimedia commons

 

  • Stuffed mushrooms (cogumelo recheado – na foto acima),
  • Nachos e muitos outros.

Para acompanhar:

comicas tipicas thanksgiving
by frangrit via flickr

 

  • Greenbeans casserole (caçarola de vagem),
  • Mashed potatoes (purê de batatas) feita com batata doce ou batata inglesa,
  • Gravy (molho feito do caldo da carne do peru),
  • Cranberry jelly/sauce (geleia ou molho de cranberry),
  • Stuffing (tipo uma farofa para o recheio do peru e que é servida separada),
  • Butternut Squash (gratinado de abobrinha – foto acima).

De sobremesa:

 

E para satisfazer sua curiosidade, vai uma receita de como se fazer o famoso, “misterioso” e delicioso gravy ( que tem que ser feito em casa [homemade], caso contrário não tem graça):

Receita de Gravy:

receita gravy dia acao gracas americano
by gloryfoods via flickr

Para o primeiro passo – o caldo do peru – será preciso:

  • Os miúdos do peru;
  • Aipo picado;
  • Cenoura picada;
  • Cebola picada com a casca;
  • Salsinha a gosto e
  • 4 xícaras de água.

Enquanto o peru está cozinhando, jogue todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar por uma hora.

Depois coe e retire os vegetais e os miúdos. Pique os miúdos bem pequeninhos e os jogue no caldo novamente.

Depois que o peru estiver assado, retire-o da forma. Tire qualquer excesso de gordura da forma e reserve.

Raspe qualquer residuo do peru da forma, porém não os descarte (eles ajudam a dar a cor marrom típica do gravy) . Adicione o caldo que  foi feito com os miúdos e cozinhe.

Finalmente a última parte (engrossar a mistura):

Para cada 2 xícaras de gravy, deve-se usar:

  • 3 xícarasde farinha,
  • 3 xícaras de gordura e
  • 2 xícaras de agua ou caldo do peru.

Em um recipiente com tampa coloque a farinha com água fria e chacoalhe bem para prevenir a formação de pelotas no gravy.

Assim que a forma com os líquidos estiver borbulhando adicione essa mistura de farinha e água devagar e constantemente, sempre mexendo.

Adicione o suficiente para manter uma consistência grossa porém ainda líquida. Cozinhe tudo isso por 10 minutos. Adicione o sal e pimenta a gosto.

O gravy continua engrossando depois que for tirado do calor do fogão, por isso seja cuidadoso e não adicione farinha em excesso.

E isso aí, agora você sabe o que é o dia de Ação de Graças,  tem uma lista com os pratos favoritos para essa festividade e uma receita de gravy.

Se você souber de outra receita favorita nesse feriado e gostaria de compartilhá-la ou gostaria de falar mais sobre esse assunto, deixe um comentário abaixo.

Ta aí, agora você sabe como surgiu o Thanksgiving, quais as comidas e atividades típicas do dia e até uma receita do famosos molho gravy, que é servido junto ao peru.

Happy Thanksgiving! 😀

ebook morar nos EUA

Gostou do Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

9 comentários sobre “O Dia De Ação De Graças Nos EUA

  1. Pela receita, o gravy parece mesmo apetitoso… =)
    Mas eu queria mesmo era a receita do tal Butternut Squash (gratinado de abobrinha). Chega me deu até água na boca, por que adoro abobrinha! Me passa a recita, Lu, por favor?

  2. Gravy e realmente gostoso. Ha diversas receitas de butternut squash , que e o nome daquela abobrinha amarela. Porem quando americanos usam butternut squash e Thanksgiving eles geralmente se referem ao gratinado de abobrinha. No link abaixo ha uma receita desse gratinado:

    Receita de Butternut Squash

  3. Já ouvi falar que o macarrão com queijo é muito popular no Thanksgiving também, mas não sei a receita!! Bye!!

  4. acredito que se você vive nos EUA deveria evidenciar que o Dia de Ação de graças é um feriado religioso onde os cristãos (puritanos) louvavam o nome do Senhor pelas bençãos da colheita e pela nova terra que o Senhor lhes dera. Até porque o povo americano é tipicamente crente.

  5. Eu evidencio que nem as origens do feriado são religiosas, Andre. Os peregrinos trouxeram as celebrações para os EUA da Europa. Nem todos peregrinos eram puritanos, ou seja, religiosos. E atualmetne TODO mundo celebra o Thanksgiving nos EUA, sejam eles judeus, cristão e até ateus! Esse é o feriado sem origens religiosas que reúne a família e amigos.

Faça parte da conversa: