Para imigrantes

Como Proteger Sua Informação Pessoal Nos EUA

Veja algumas dicas de como proteger sua informação pessoal nos EUA a seguir:

Cuidado ao fazer compras online:

Todo cuidado e pouco ao se utilizar cartões em compras online, acessar contas bancárias  e até sair de casa com seu Social Security Number (SSN) ou com ele anotado em qualquer papel dentro da sua bolsa ou sua carteira.

Se algum indivíduo  mal intencionado, conseguir algumas das  sequências de números citadas acima, sua vida pode virar de cabeca para baixo. Ha várias pessoas que vendem SSNs, estouram limites de cartões de créditos roubados, aplicam para empréstimos, financimentos e obtem os mais variados tipos de serviço sob nome de outras pessoas.

Houve um caso muito comentado no Sul da Flórida de uma jovem brasileira (infelizmente) a qual teve a ideia estúpida de roubar o número de social security de uma senhora de 71 anos para ter desconto (quem é cidadão e residente paga menos) no curso de Ciencias Biológicas em certa universidade.

Existem vários requerimentos para ser obter descontos nas mensalidades, num deles o aluno e considerado residente do estado ou não, no entanto existe um tempo mínimo para ser classificado com residente e o aluno tem que estar legal no país. As condições na qual ela chegou e estava aqui nos Estados Unidos não foram reveladas.

Nesse campo as possibilidades sao infinitas, por isso todo cuidado e pouco. Como se proteger entao?

 

Não ande com seu SSN na carteira:

A primeira regra e:  NUNCA andar com seu SSN na carteira, na bolsa etc, você não sai com esse cartão pra lugar algum! E necessário decorar os números do SSN. Sim, memorizar. O mesmo vale para o passaporte (ande com uma copia da primeira página, ignore isso se você já tem qualquer documento de identidade americana, seja ela ID ou carteira de motorista).

 

Nunca dê seu SSN à toa:

Nunca coloque seu SSN em formulários de emprego na internet ou de seu número a qualquer pessoa por telefone etc. Você precisara dar esse numero certas situações tais como uam visita ao médico (e olha lá), após a contratação você deve provê-lo para a empresa que estáte contratando (mas não ANTES), ao abrir conta em bancos, pedir empréstimos e financiamentos ou informações sobre suas contas bancárias (atendimento ao consumidor) ainda assim geralmente eles só vão pedir os 4 últimos números e não o número completo. E claro, que você vai ter que colocar seu SSN em  formulários da imigração.

 

Cuidado com caixas eletrônicos:

Cuidado ao usar ATM’s (caixas eletrônicos). Se bem que depois de morar aqui por alguns meses voce se acostuma com a praticidade da vida americana e raramente sai de casa para ir ao banco. Pra que ir ao banco se da para fazer tudo de casa mesmo, nao e? Pra que enfrentar a fila enorme nas lojas se voce pode comprar tudo online com frete gratis ainda por cima? Para que dirigir milhas e milhas e enfrentar um transito terrivel para comprar qualquer coisa? E essa moleza toda tem um preco… sua informacao pessoal pode acabar sendo exposta, entao antes de fazer compras online, verifique se o site e seguro.

Mas como eu sei que o site e seguro? Se a barra de endereco ou no canto inferior direito da janela ha um simbolo de um cadeado o site e seguro, mas nao se esqueca de ler os termos de privacidade se voce nao quer ser inundado com spams ou com correspondencias inuteis oferecendo coisas que voce nao deseja comprar. E bom sempre ter antivirus instalado no seu computador.

 

Triture tudo!

Compre uma shredder (picador de papel?) e triture qualquer papel (incluindo se livrar de rotulos de medicamentos pois eles tem seu nome e endereco) que contenha suas informacoes e que voce jogaria no lixo comum. Triture cartões vencidos ou expirados.

 

Limite o uso de cartões:

Nao ande com trocentos cartoes de credito na carteira (isso e comum aqui, tem gente que nem sabe ao certo o numero de cartoes que possui) e memorize suas senhas sempre.

 

 

Cheque seu credit score anualmente:

Peça seu Credit Score pelo menos uma vez ao ano. Essa é a melhor maneira de monitorar se alguém além de você anda usando seu nome e seu crédito ou se alguma firma verificou seu credito sem seu consentimento, ou ainda se todos os dados contidos na sua annual report estão corretos.

Por isso supervisione seus extratos de banco e cartões todo mês para ver se nào há nenhuma discrepância.

Resumindo, essas são algumas das dicas mais importantes sobre como proteger seu crédito e sua informação pessoal por aqui.

5 comentários sobre “Como Proteger Sua Informação Pessoal Nos EUA

  1. Lu, é impressão minha ou a vulnerabilidade de dados online é bem maior nos EUA que no Brasil?

    Percebo isso, pois vejo que os cuidados a serem tomados são muuuitos (não muito diferente daqui, porém). É tão fácil assim ser engando por indivíduos mal intencionados por aí?

    Saudações!

  2. Sandro,

    Qualquer pessoa que coloca seus dados online está vulnerável, a diferença aqui é que a maioria das pessoas faz isso e portato sofrer com isso é algo mais provável do que no Brasil onde as coisas estão tomando esse rumo mas devagar.

  3. Ah, entendi. Bem verdade, isso. Apesar da evolução, notamos uma lentidão, ainda, por aqui.

  4. Quem possui o SSN tem direito a um credit check gratuito anual, chamado de annual credit report. Você pode obter o seu nesse site: annualcreditreport.com . Leia esse texto do FTC sobre o assunto:Free Credit Report. Se você quer monitorar seu crédito mais regularmente, terá que pagar para os 3 bureaus de crédito.

Faça parte da conversa: