Para imigrantes

Morar Nos EUA É Desafio Para Você Ou Não?

Muitas pessoas tem o sonho americano de ganhar dinheiro aqui e aproveitar ao maximo os confortos da vida americana, a famosa american life. No entanto,  elas esquecem e que morar aqui não é algo que todo mundo gostará de verdade e que há vários obstáculos a serem enfrentados.

Morar nos EUA é a mesma coisa que morar em qualquer outro país de língua diferente: É uma questão de conhecimento prévio e adaptação. E como o Viver Nos EUA procura dar apoio para pessoas que desejam vir para cá e sempre apresentar uma maneira positiva sobre o assunto e como contornar os lados difíceis desse tipo de jornada,  fizemos a lista abaixo com o que é preciso para se adaptar da melhor maneira. Resumindo, os itens abaixo te ajudarão a determinar se morar nos EUA é desafio para você ou nem tanto:

 

Você gosta de aprender sobre culturas diferentes ? 

Isso e uma questao basica de sobrevivência aqui… Adaptar-se a novos hábitos, roupas, regras sociais e leis diferentes. Se você respondeu não à pergunta acima e ainda quer muito vir para cá, você terá o que americanos chamam de “hard time” , ou seja, muitas dificuldades pelo caminho.

 

Você está disposto a aprender inglês?

Caso a resposta for negativa, nem adianta por seus pezinhos aqui e achar que um milagre acontecerá e você sairá falando inglês. Uma imersão total na cultura americana só é possivel se você fala a língua deles. Além do mais fica muito mais fácil participar da comunidade americana se você fala inglês e ass vantagens disso são várias e beneficiais tanto a você quanto à sua família.

 

Você agüenta a saudade do Brasil?

Saudade da comida, da família no Brasil, dos amigos etc, etc, etc. Se sua resposta foi não será muito difícil para você se adaptar aqui. Não digo que ninguém vá sentir saudade, claro que se sente! Os primeiros tres meses sao críticos nesse sentido. Porém deve-se contornar a saudade e continuar com seu objetivo, que fundamentalmente é construir uma vida melhor.

Além do mais, das muitas pessoas que voltaram para o Brasil devido a não agüentar de saudade não se acostumaram mais por lá e quando resolveram voltar para os States… Adivinhem? Não conseguiram.

Então se você tem a oportunidade de vir para cá e se fixar, não faça a bobeira de voltar só por que você é muito piegas. Arrependimento nesses casos é coisa certa. Outra coisa: vir para ca só para trabalhar e mandar dinheiro para o Brasil é só se cansar à toa…Os EUA oferecem mais oportunidades de crescer e fazer seu dinheiro render.

 

Você tem um plano?

É preciso ter uma estratégia de como realizar aquilo que você deseja fazer aqui (trabalhar, estudar, etc). É  preciso provar que você tem dinheiro para se bancar seja la o que voce quiser fazer e quais os passos para fazê-lo. Ademais se sua intencao for imigrar você tem que mostrar que possui raizes no Brasil para poder conseguir o visto.Claro que ao mesmo tempo seu plano tem que ser flexível pois muita coisa pode acontec sem aviso prévio e mudar sua situação por aqui.

 

Você considerou o custo de vida daqui?

Ele varia de região para região, estado para estado e cidade para cidade. Mas você já parou para pensar se sera fácil ou difícil se manter nos EUA? Voce tem dinheiro suficiente para viver na cidade americana de sua escolha? Pense sobre isso.

Você está disposto a passar pelo Processo imigratório com todos seus custos? .Esssa é uma das partes mais importantes a se considerar quando se pensam e morar aqui, pois e preciso ter dinheiro suficiente para bancar o processo e monitorá-lo com paciência (muita paciência), se informar sobre seus direitos e qual a melhor maneira a proceder ao passar pelo sistema do consulado/embaixada americana (lembre-se que esses orgãos são pragmáticos e seguem as regras de verdade, quebrar as mesmas não é uma boa idéia).

 

Você aguenta o pragmatismo americano?

Americanos são seres pragmáticos. Eles gostam de cada coisa em seu lugar e de respeitar as regras. Isso pode ser visto nas cidades limpas (não estou falando das cidades grandes, nas quais deve-se levar em conta o numero de estrangeiros que la vivem e infrigem as regras), no processo que as empresas fazem para prover seus servicos, entre outras situações.

Claro que você também tem que se encaixar nas regras deles, especialmente as da imigração  e fazer sua parte. Por exemplo: se você tem uma entrevista de emprego em uma empresa americana às 10 da manhã, não chegue lá às 10:30 e tenha esperancas de ser contratado. Nesse caso você terá sorte se eles te deixarem ser entrevistado.

 

Você vai seguir as regras e leis?

E claro que ha cidades perigosas para se viver aqui e elas geralmente sao as maiores. Porem as demais cidades sao tranquilas, como elas sao menores e sua administracao e dividida em counties (condados) , que sao pequenas areas que abrangem essas cidadezinhas, e mais facil ver como os lugares sao mais seguros. Ha policiamento constante e a policia esta enforcando a lei por todas as partes, por isso se anda mais na linha por aqui.

 

Você vai dirigir melhor?

Apesar do trânsito aqui ser mais pesado (praticamente um carro por cabeça), todas as estradas são bem sinalizadas, muito bem policiadas (há policiais rodoviários à paisana, e de uniforme também,infiltrados no trânsito para coibir abusos pelas estradas. Por isso dirigir da maneira correta é algo necessário, pois quando menos se espera, aparece um policial. Nova York e qualquer outra cidade grande onde há comunidades com números significativos de imigrantes são exceções à regra em relação a um trânsito mais calmo.

 

Você vai se livrar do classismo?

Isso não existe nos EUA. Por aqui dá-se valor ao trabalho, independente do tipo de profissão que um individuo exerça. Uma empregada doméstica tem o mesmo valor que uma médica. Ninguém vai menosprezar a primeira por que ela limpa casas/escritorios etc da mesma maneira que se faz no Brasil.

 

Você está preparado para arregaçar as mangas e trabalhar como eles?

Todo mundo sabe que se ganha em dólar por aqui e que e muito mais fácil comprar eletrônicos, carros, casas, etc. Alé do mais é muito mais facil investir seu rico dinheirinho uma vez que sobra mais do seu salário (que aliás é  pago por semana  ou a cada duas semanas e não no fim do mês como no Brasil) mas para isso é preciso trabalhar bastante.

 

Você está preparado para se livrar do jeitinho brasileiro de uma vez por todas?

O jeitinho é quase uma questao de sobrevivência no Brasil. Ou se usa ele ou “ se ferra”. Porém como as coisas sãao melhores administradas por aqui, não é preciso usar do jeitinho para conseguir o que se deseja, é só seguir as regras. Ainda duvida disso? Pergunte para qualquer brasileiro que “se ferrou” ao tentar usar do jeitinho e subornar algum oficial americano.

 

Você está preparado para o nível de tolerância daqui e o tratamento igual a todas pessoas?

Aparte do racismo, que é  ainda uma questão delicada especialmente nos estados do sul dos EUA, deficientes fisicos e mentais e pessoas idosas são super bem tratadas. Exemplo disso são rampas para deficientes em praticamente todas as ruas, permitindo acesso a bancos, lojas, etc, etc. A presença de organizacoes que ajudam deficientes mentais e outros tipos de pessoas especiais a se encaixarem na sociedade são outro exemplo.

 

Você está preparado para jogar outros preconceitos pela janela?

Idosos por aqui nem gostam de serem chamados de idosos, aqui eles viajam, alguns ainda trabalham, outros jogam golfe, fazem academia, esquiam, namoram, dançam e ainda dirigem (tá certo que alguns deles mereciam que suas carteiras de motorista suspensas) 😀 Eles são independentes e estão aproveitando a vida ainda. Enquanto no Brasil… Idoso é  tratado como inválido ou  tem como única diversão tomar conta dos netos pentelhos. Isso quando já não consideram uma pessoa que passou dos trinta praticamente como idoso, né?

Eles aqui tambem tem melhor educacao que os idosos brasileiros e como ganharam mais durante seu tempo de serviço, puderam investir em suas aposentadorias e garantir um bom pé de meia. Ah… Não se pode esquecer de que o acesso a tratamento de beleza ou “recauchutação” é super fácil… Não é surpresa que eles até parecam mais jovens externamente.

 

ebook aprender ingles

101 Dicas Para Aprender Inglês
Price: $15.00 USD

Você está preparado para estudar bastante?

Engraçado… Ter um diploma do Brasil aqui não é muita coisa… Porém ter um diploma de instituições de ensino americanas é considerado um excelente propulsor para sua carreira no Brasil, independente do país de sua origem e isso também independe do ramo do mercado de trabalho do qual você pertence, muito menos de seu tipo de diploma.

Embora a educação em certas partes daqui não seja lá aquelas coisas (devido à especializaçã excessiva de curriculos escolares… mais sobre isso em outro post) isso não diminui o prestígio que as escolas americanas possuem. E toda essa fama das universidade daqui atrai cada vez mais estudantes estrangeiros, profissionaise até mesmo alguns líderes mundiais para seus ranques estudantis.

 

Enfim, você está preparado para curtir mais a vida?

É muito mais facil fazer isso quando se tem dinheiro de sobra. Quando não tem que se preocupar tanto com violência, corrupçãoo, condições das estradas e tal. Resumindo: ganha-se mais + sobra mais dinheiro + otima conservação de estradas federais e estaduais = você conhece mais lugares e aproveita mais a vida.

Viajar mais de aviao é algo provável também, se for sua preferencia. As regiões americanas diferem tanto entre si quanto as brasileiras, o que proporciona diferentes paisagens, lugares turísticos diversos e muitas opções de lazer diferentes.

Espero que esse post tenha ajudado você a pesar os dois lados da balança e vir para ca 😉

Então se voce disse sim para todas perguntas acima, ou depois de ler isso tudo deseja se informar mais a respeito do país, parabéns… Morar nos EUA é algo fácil para você.

 

Gostou do Post? Compartilhe!

14 comentários sobre “Morar Nos EUA É Desafio Para Você Ou Não?

  1. olá! eu gostaria mt que vc falasse sobre as universidades aí nos EUA q eu quero mt fazer universidade aí sendo que na California e tbm como são as fevtas aí e se vc tem muitos amigos americanos aí nos EUA. mtmt obrigada adoro de verdade o teu blog bjos ;*

  2. Lu,
    Existe um visto para instalação de um escritório de empresa estrangeira nos EUA.
    Você sabe se existem, e quais são as restrições para o tipo de empresa que consegue essa instalação?
    Na sua opinião, é melhor criar uma empresa no Brasil (considerando que existe apoio do SEBRAI, ect.) e criar um escritório em território americano, ou é melhor investir 1 milhão/500 mil num negócio lá? Levando em conta que meu objetivo é imigrar… além de desenvolver a empresa, é claro.

  3. Edvaldo,

    Existe um visto especial para pessoas que desejam montar uma empresa nos EUA. Essas pessoas devem investir no minimo 500 mil dolares na empresa dos EUA. Porem isso nao da direito a elas de obter o Green Card imediatamente. Ha todo um processo (complicado) para isso. Voce pode ler mais sobre isso no site do consulado americano do Rio.

  4. [sobre o assunto acima]

    Lu,
    Esse processo demorado a que você se refere, é burocracia econômica, fiscal, essas coisas? Se for, tá tudo certo.

    De qualquer forma, é possível conseguir o green card através desse visto, certo?

  5. Edvaldo,

    Tudo que se trata de processo de imigracao para os EUA e caro, demorado e nao tem garantia que no final se consiga o Green Card. Entao existe a possibilidade sim, so nao existe garantia. Fica tudo a discricao do governo americano.

  6. Do brasil só me faz falta minha familia e o soccer( que conssigo substituir por basquete) amo esta cultura quero me adptar com ela, meu plano A é ir para uma Universidade de NY e ficar na casa de meus parentes …. nas só se meus pais não me levarem para uma faculdade aqui quando eu estiver dormindo kkkk… n gosto do jeitinho brasileiro e quero viver ne um lugar mas organizado e seguro onde vc segue as leis ou paga o pato.

  7. tbm não gosto do jeitinho brasileiro, acho isso tão feio, um dos motivos que me faz querer ir para EUA,esse país não evolui, se continuar assim vai sempre continuar um país em desenvolvimento.. Houston.. em breve estarei aí.. rs.

  8. Oi de novo lu!
    eu procurei aqui e vi que não tem muitos posts sobre médicos, você poderia falar mais sobre esse assunto? Creio que muito, como eu, também gostariam de saber mais sobre isso.

    Por exemplo: como eu médico, já formado aqui no Brasil, poderia morar e trabalhar ai? Qual o visto mais adequado nesse caso? eu ouvi dizer que o visto H1B ajuda, tando no trabalho quanto a tirar o GC, é vdd?

  9. Oi Lu!

    Este post me ajudou a ter mais certeza que quero morar nos EUA, em um breve futuro. Para isso, tracei um plano: estudar Inglês (muito) e juntar um bom dinheiro para o processo imigratório e para o primeiros meses em terras americanas. Estou disposto a passar pela burocracia, inclusive no caso de Vistos.

    O que amor por aí está relacionado com a segurança, a organização e ao fato de se ganhar mais e melhor, podendo-se aproveitar mais da vida. Outros pontos interessantíssimos são a ausência de preconceito profissional e o tratamento igual para os pessoa. É um sonho….

    Ah, Lu, seu blog nos encoraja muito a seguir nosso sonhos. Sinceros parabéns!

  10. Lu
    Ola estou me preparando pra ir viver na America e estou buscando sempre essas informações aqui no seu blog e no youtube, por isso gostaria muito se vc falasse sobre visto religioso, que sera o qual estou solicitando, obrigado desde ja.

    willian da silva

  11. Obrigada pela sugestão, Willian. Mas vou ter que pesquisar sobre o assunto antes de postar sobre isso. Aguarde.

Faça parte da conversa: