Para Estudantes

8 Dicas Para O TOEFL IBT

Nesse post vou dar 8 dicas para o TOEFL IBT(Test Of English as a Foreign Language), que é um é um teste feito na internet (daí seu nome) e que “mede” seu nível de inglês .

Ele é usado por universidades americanas para saber se você possui nível suficiente para você frequentar os cursos dados por elas.

E é também usado por algumas das empresas americanas que contratam e abrem o processo de visto de trabalho para funcionários estrangeiros.

O TOEFL possui 4 seções, que são as seguintes:

1. Leitura/interpretação de texto (Reading):

Ela dura de três a cinco textos com total de 12 ou 14 perguntas e dura de 60 a 100 minutos.

Geralmente cada texto tem até 700 palavras cada. Você poderá fazer anotações enquanto você lê (Antes do início da prova o oficial responsável te entregará papel para rascunho, você deve devolver os rascunhos para ele no final do teste). A maioria das perguntas são de múltipla escolha.

Para entender os textos você vai precisar ter um bom vocabulário, veja como aumentar seu vocabulário para o teste.

2. Áudio (listening):

Dois ou três diálogos com cinco perguntas cada mais quatro ou seis palestras, cada uma com seis perguntas. A duração dessa parte é de 60 a 90 minutos.

Os diálogos pertencentes à essa seção são os mesmos que você ouviria em universidades, escolas e em outras situações sociais.

Você terá de 25 a 30 minutos para responder todas as perguntas. Há um cronômetro na página para te ajudar a controlar o tempo que você gasta em cada questão.

Aqui também você pode anotar as informações mais importantes de cada diálogo. Haverá introdução do tópico de cada palestra antes dela começar, assim você saberá sobre o que o áudio se trata.

Veja dicas de como melhorar seu listening para o teste.

3. Parte Oral (speaking):

Essa parte dura 20 minutos e contém duas tarefas independentes e quatro tarefas interligadas.

Anotações aqui também são permitidas. Essa parte dura até 20 minutos. Haverá seis perguntas. Você tem de 15 a 20 segundos para formular sua resposta e de 45 a 60 segundos para respondê-las.

Dá tempo de você rascunhar algo, caso você escreva rápido, que te ajude a não perder a lógica ao gravar sua resposta.

 

4. Parte Escrita (writing):

Com duração de 50 minutos e possui uma tarefa independente e uma tarefa interligada.

Você deverá escrever dois textos. Para escrever um deles você usará algo que você ouviu e algo que você leu para criar uma pequena redação. Tempo total dísponível: 20 minutos.

Na segunda redação você opinará sobre determinado assunto. Você terá 30 minutos para planejar e escrever o texto. Lembrando que há sempre um relógio na tela em todas as seções do TOEFL para que você faça tudo dentro do tempo.

Veja como estudar para a parte escrita do TOEFL com mais detalhes.

As dicas:

1. Pular exercícios:

Em algumas seções você pode pular exercícios e voltar para respondê-los depois, já em outras você não pode fazer o mesmo.Portanto preste atenção para ver se há botão de voltar no canto inferior esquerdo da página.

 

2. Fique de olho no relógio:

Supervisione o tempo que você gasta em cada pergunta pois se o tempo acabar não há como extender a seção.

 

3. Quanto às respostas:

Como no vestibular, algumas perguntas terão mais de uma resposta correta.Responda a TODAS as perguntas pois perde-se pontos caso elas não forem respondidas.

4. Fique atento aos enunciados:

Preste atenção! Leia os enunciados com cuidado.

 

Bem essas são valiosas dicas sobre o TOEFL, a última dica e mais importante de todas é: ESTUDE!

Esse teste não é igual ao teste que você tinha no ensino médio, o qual você podia estudar na última hora e se dar bem com sorte.

A prova do TOEFL é muito mais complexa e pede muito conhecimento na língua inglesa tanto falada como escrita além do listening e duas ou todas essas habilidades ao mesmo tempo.

Boa sorte!

Quer morar nos EUA?

5 comentários sobre “8 Dicas Para O TOEFL IBT

  1. prezada, parabéns pela inicativa do blog. eu fiquei com dúvida sobre o speaking. se puder me ajudar, gostaria de saber quanto tempo é conferido à cada questão, o tamanho da resposta. pois escrever leva um tempo e vi que são 15 segundos… e mais 45 para ler a resposta.
    grato, sandro.

  2. Obrigada pelo comentario Sandro,

    E somente depois de voce ter ouvido o dialogo ou pergunta direta que o relogio comeca a contar os 15 segundos que voce tem para “escrever”. Na verdade 15 segundos nao e tempo suficiente para escrever sua resposta inteira, entao voce deve rascunhar um “esqueleto” da ordem das coisas que voce dira, algo tipo palavras-chaves e etc. Geralmente seu rascunho tem ser ligado aquilo que voce ouvir e/ou ler.
    Depois disso o relogio comeca a contar os 45/60 segundos que voce tem para improvisar sua resposta. O ideal e responder ate os 45/60 segundos acabarem porem nao deixar eles cortarem sua gravacao.

    Abracos,
    Lu

  3. Preciosíssimas dicas!

    Lu, você poderia conta como foi sua experiência no TOEFL?

    A parte do Áudio (listening) me pareceu a mais difícil.

    Abraços…

  4. oi lu, obrigada pelas dicas!! não tenho relógio de pulso, como controlo o tempo durante a prova? o próprio computador vai mostrando o tempo restante? ou vou ficar no “escuro” até que de repente o tempo acaba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *