Curiosidades

Fazendo Compras Nos EUA

dicas fazer compras nos EUA
por jpellgen via flickr

O comércio aqui e um dos pontos fortes da economia americana,  ao contrário do Brasil, as pessoas aqui vão às compras praticamente todos os dias.

Isso implica em uma sociedade que é extremamente consumista, que dá bastante valor a imagem, já que americanos adoram exibir seu status social.

Sendo assim é lógico deduzir que marcas famosas de carros, roupas, perfumes e eletrônicos são as preferidas.

Jóias também são bastante populares com as americanas, especialmente nos dias dos namorados e em aniversarios de casamento, namoro, no dia das mães, etc.

E como os salários nos EUA são melhores os itens da moda são acessíveis a boa parte da população, ou seja, mesmo se você tiver um emprego mais ou menos pode comprar esses produtos.

Bem… Pelo menos podia. Quando as instituições financeiras davam crédito  nem água era fácil sair gastando a torto e a direito.

Mas devido à crise econômica de 2008, os americanos deram uma esfriada nas compras e as lojas aumentaram as promoções para atrair mais consumidores.

O resultado? Os preços de itens considerados de luxo estão ainda mais baixos. A melhor oportunidade de comprar casas, apartamentos, carros e outros é nessa fase baixa da economia. Quem pode, pode e deve!

Algumas dicas sobre  fazer compras por aqui são sempre importantes:

Os impostos:

Toda vez que se compra algo aqui, o imposto é visível no fim da nota. A  porcentagem cobrada sobre o total da compra varia de estado para estado e tambem de condado para condado.

Devoluções de produtos:

Depois da compra, se você por qualquer razão não estiver satisfeito, é possível a devolução ou troca do produto (a maioria das lojas deixa bem claro no fim da nota os termos aplicáveis para cada caso e você também pode pedir mais informações no balcão do customer service da loja ou até mesmo para os vendedores).

Medidas de roupas e etc:

Antes de comprar artigos de vestuário é bom se informar sobre as diferenças de medidas de roupas do Brasil para os EUA.

 

Jeans/calças:

Por exemplo para comprar uma calça jeans, você deve saber o comprimento do perna (inseam), começando a medir da entreperna/gancho até o fim da calça, e a largura da cintura (waist measurement) .

Na etiqueta das calças você encontrará dois números que correspondem a essas medidas.

 

Sutiãs:

Para comprar sutiãs também é preciso dois comprimentos: um da circunferência do tórax (ribcage measurement) e outro do tamanho do seio (cupsize). Para não errar eu aconselho provar a roupa antes de comprar e anotar a medida americana que servir.

 

Tamanho de roupas de acordo com altura e peso:

Lembre-se que todas as medidas estão no sistema imperial (polegadas) e não em centímetros.

Outra coisa importante é saber que se você for considerada petite será difícil encontrar roupas do seu tamanho em lojas mais populares, leia-se: mais baratas.

Leia mais dicas específicas para suas compras nesses posts:

 

E há muitos outros posts com dicas sobre compras. Você pode encontrá-los sob a etiqueta fazendo compras ou simplesmente usando a barra de busca do blog.

Dicas quero morar nos eua!

1 comentário on “Fazendo Compras Nos EUA

  1. Belo post, Lu!

    Não sabia das medidas que você citou, em referência a calças e sutiãs. Bem surpreendente!

    O que acho interessante é que, apesar de os salários serem mais altos nos EUA, alguns bens de consumo, como carros, jóias e smartphones são mais baratos. Outros pontos positivos são a “maior transparência” dos impostos e a forma de devolução de itens diversos, que é menos autoritária, por parte dos vendedores.

    Saudações!

Faça parte da conversa: