Para imigrantes

A Importância De Falar Inglês Nos EUA

por que falar ingles para morar nos EUA é essencial
por thomashawk via flickr

Não é exagero realçar a importância de  falar inglês nos EUA. Aprender o idioma é uma das primeiras coisa que você deve fazer como preparação para morar na Terra do tio Sam.

É possível querer imigrar e não falar uma palavra de inglês, porém você enfrentará muito mais problemas sem entender o que se passa ao seu redor.

Poderá perder oportunidades de crescimento, isso se você conseguir o visto sem falar nada da língua. Por isso matricule-se numa boa escola de língua inglesa e se esforçe ao máximo para aprender o idioma – ainda no Brasil.

Mas e o espanhol?

Muitos de vocês podem estar pensando que se falarem pelo menos portunhol, vocês se viram aqui…Isso é verdade para quem quer morar em regiões onde há várias comunidades hispânicas.Como Miami ou nessas outras cidades e áreas americanas.

Em Miami e no Sul da Flórida em geral, por exemplo, é imprescindível saber falar esoanhol para conseguir um eprego. Isso nào qer dizer que você não conseguirá empregos sem falar o idioma mas que saber ele aumenta suas possibildiades.

Mas até quando você vai enrolar o portunhol (cá entre nós, quantos brasileiros acham que sabem falar espanhol e só passam vergonha quando encontram um hispânico)?

E que graça tem ir morar em outro país para viver como se você estivesse na Venezuela ou Colombia ou México? Quando vou para Miami parece que estou no Brasil. Acho que se você quisesse ir para aqueles países tería escolhido eles ao invés dos Estados Unidos, não é verdade?

Americanos não são tão pacientes com quem não fala o idioma deles:

A realidade é dura e precisa ser entendida de uma vez por todas: americanos não  agem como os brasileiros agem ao “receber” turistas ou imigrantes de países onde a língua falada não é o inglês.

Eles não tentam se comunicar contigo se eles percebem que você não fala a língua deles. Eles não vão tentar falar nenhuma palavra em português com você por que você diz ser brasileiro, no máximo eles perguntarão se você fala espanhol 😀

Você não conseguirá um bom emprego aqui se não falar inglês. Regra básica:  Se você vive na “America” e quer participar ao máximo da cultura americana e ser respeitado, tem que falar inglês. Agora se o que você deseja é somente vir para cá para fazer dinheiro rápido para mandar para o Brasil e você não fala nada além de português, boa sorte.

Algo que aconselho e fazer também é uma pesquisa detalhada da cidade e região na qual você pretende morar. Procurar informações sobre sua futura vizinhança, escolas disponíveis, cursos que você pode fazer, mercado de trabalho, se há comunidades de brasileiros na área e etc.

Caso um dos seus objetivos seja aprender mais sobre a cultura americana e melhorar seu inglês,  é melhor ficar bem longe (longe mesmo) de cidades cheias de brasileiros. Você não aprenderá nada além de um sotaque brasileiro diferente do seu quando rodeado de brasucas (especialmente o mineiro 😀 inclusive ouvi dizer que é mais difícil conseguir visto para cá se você é de Minas).

O que precisa-se compreender é que para se ter sucesso e prosperar por aqui, deve-se esquecer a maioria dos hábitos brasileiros e aprender novos hábitos, integrar-se a nova cultura do país (isso vale para qualquer país). Brasileiros são extremamente adaptáveis e capazes de fazer isso.

Outra coisa que deve ser assimilada pelos proprios brasileiros é  que se estrangeiros  vivem no Brasil, eles devem se conformar com as regras brasileiras e aprender português. E o que sempre digo: Quem vai a Roma faz como os romanos.

Saiba Como falar inglês e morar nos EUA

10 comentários sobre “A Importância De Falar Inglês Nos EUA

  1. Olá Lu.

    Estou me preparando para morar no exterior este ano e achei seu site pesquisando no google. parabéns, adorei o site!

    Sou paulistano, mas fiquei curioso sobre seu comentário em que vc diz que é mais difícil conseguir visto se vc for mineiro. Isso foi um brincadeira ou é real mesmo? e por que?

    abraços!

  2. Olá Renan,

    É verdade, devido ao número grande de mineiros que imigraram para os Estados Unidos, sendo que grande parte veio para cá ilegalmente. Por que o estado brasileiro que mais enviou e continua enviando pessoas para cá é Minas. Por isso a imigração fica de orelha em pé quadno vê que o indivíduo é mineiro, especialmente de Governador Valadares.

    Foram os mineiros que “descobriram” os EUA primeiro rsrs

  3. Lu, tenho um sonho de morar nos EUA. Porém, só tenho despertado pra isso recentemente e, sem dúvidas, o seu blog tem me ajudado demais.

    Estou iniciando agora um curso de Inglês em uma boa escola, onde pretendo me esforçar, ao máximo, para aprender este idioma. Acho que isso é o principal requisito para o sucesso em terras ianques, não é?

    Saudações!

  4. Lu, você já fez algum post sobre as cidades que mais tem brasileiros aí? Fiquei curiosa e adoraria saber.
    Abraço!

  5. Olá Amanda,

    Já fiz um post sobre as regiões com mais brasileiros e com mais descendentes de brasileiros. Faça uma busca pelo blog que você vai encontrá-lo. Agora, sobre as cidades…Bom sugestão a sua, escreverei algo sobre o assunto. Aguarde 😉

  6. Lu acabei de conhecer o seu blog. Tenho mto q ler. Ano que vem quero morar em Maryland. Estudei inglês aqui no Brasil por 2 mas não tenho segurança ao falar pq aqui as escolas acabam segurando a gente para ganhar dinheiro. Qdo chegar aí vou estudar para melhorar o inglês e ver se arrumo um marido rs. Bjs

Faça parte da conversa: