Para Estudantes

A Experiência De Estudar Nos EUA

 

Quando um jovem americano diz estar na escola, isso quer dizer  que ele/a estuda em qualquer tipo de instituicao de ensino seja  o ensino medio em high schools, faculdades ou universidades. Aqui os alunos ingressam na faculdade ou universidade com 17 ou 18 anos de idade.

São tantas escolhas! São tantos diplomas!

Ha por aqui diferentes tipos de instituicoes de ensino superior: Colleges, universities, community college e escolas tecnicas (vocational colleges). Os dois primeiros oferecem cursos com quatro anos de duracao, o famoso bachelor’s degree (bacharelados) e os community colleges oferecem um tipo de degree (grau/diploma) que dura somente dois anos e e chamado Associate’s degree.

As escolas tecnicas  dao cursos intensivos (online ou nao) nos quais o tempo de conclusao de curso depende primariamente do seu esforco, disponibilidade e dedicacao. As duracoes de cursos nessas instituicoes podem variar de seis meses, um ano e meio ate dois anos.

O Associate’s degree e geralmente obtido por alunos que nao tem condicoes de pagar o preco de uma instituicao de 4 anos, aqueles que pretendem contribuir mais para sua comunidade ao se formar e nao desejam mudar-se da cidade onde vivem ou ainda para aqueles que desejam transferir-se para uma escola maior porem nao podem, seja por nao terem notas boas o suficiente ou a carga horaria pre requisitada em certas materias para entrar em uma universidade logo de cara.

As diferencas entre Colleges e Universities existem. Enquanto nos Colleges voce encontrara mais cursos chamados de undergraduate ou de graduacao, as universities oferecerao tanto cursos de graduacao quanto cursos conhecidos como graduate (postgraduate) que sao nossa pos-graduacao, tais como Mestrado e Doutorado ,Master’s (M.A.) e Doctorate (Ph.D.).  Universities tambem sao mais amplas e possuem campus maior que colleges. Sao como cidades praticamente.

Os vocational colleges sao geralmente menores e sua lista de cursos pertencem a mesma area de conhecimento, como por exemplo IT (information technology). Em muitos dele se pode estudar de casa, e somente necessario ter acesso a computador com internet. Esse tipo de ensino e muitas vezes a escolha de profissionais mais experientes que desejam mudar de carreira porem trabalham e nao tem muito tempo para estudar numa sala de aula.

 

A modernização na sala de aula e participação:

Muitas escolas por aqui estao digitalizando suas aulas cada vez mais. As universidades consideradas como as melhores do pais ja atribuem certa porcentagem da nota final dos alunos a participacao em discussoes tipo forum nos sites da propria escola e muito da “tarefa de casa” tambem e feita no computador.

 

Os tipos de vistos de estudantes:

OK, agora vamos esclarecer outras duvidas: como ir estudar nos EUA? O primeiro passo e obvio, voce precisa ter um passaporte valido por no minimo seis meses. Depois disso voce deve decidir que tipo de escola e que tipo de estudante voce pretende ser. Veja um resumo do passo a passo de estudar nos EUA.

Voce pode por exemplo vir como um intercambista (Exchange Student) nesse caso voce precisara de um visto J-1, caso voce tenha intencao de estudar em universidades ou instituicoes que ensinam ingles intensivamente voce deve obter o visto F-1 (que e o mais comum entre estudantes), ha tambem o visto M-1, que refere-se a estudantes que desejam estudar em vocational colleges , serao treinados em certa escola e nao obterao diplomas academicos com isso.

 

Fazendo sua pesquisa: Em que escola americana estudar?

Escolhido esses temas, deve-se pesquisar na internet sobre escolas que proporcionam estudos na sua area de interesse e contatar a escola escolhida. Geralmente elas explicarao exatamente o processo a ser seguido e os testes necessarios para voce se qualificara uma vaga.

Assim que isso for feito deve-se entrar em contato com o consulado/embaixada americana no Brasil para ter a lista de requerimentos necessarios para sua entrevista (obtencao de visto) Lembrando que esses vistos nao sao vistos de imigracao, eles somente permitem que voce estude em escolas americanas.

Um site que explica  como proceder nesses casos e o site do Departamento de Estado dos EUA, e so procurar pela area de estudos nos Estados Unidos. O site e todo em ingles.

O mais importante e ter em mente que e preciso acima de tudo saber exatamente o que voce deseja adquirir estudando no exteriror e planejar com antecedencia seu processo passo a passo, para que o pagamento para a escola, testes que voce precisa fazer, sua entrevista no consulado, recebimento de visto e compra de passagens aereas  sejam todos obtidos/feitos antes do inicio do ano letivo por aqui.

 

Conheça as histórias de brasileiras que vieram para os EUA estudar e tiveram experiências diferentes:

A Valdi que veio como intercambista.

A Flávia para estudar e jogar futebol no high school e university.

A Maiary que veio estudar através do Ciência Sem Fronteiras.

 

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

20 comentários sobre “A Experiência De Estudar Nos EUA

  1. Olá, me responda uma coisa. Se eu fizer facul de direito nos states, eu posso exercer a profissão aí de boa ou tem que tirar outro visto e tal?

  2. Edgar,

    Só faz sentindo fazer direito aqui se você puder morar permanentemente aqui. E para isso só o visto de estudante não serve.

  3. ola lu
    eu queria te fazer uma pergunta sou brasileiro mas vivo em portugal ja a 10 anos
    mas eu me estou formando em designer 3D para dar equivalencia ao segundo grau e meu desejo era fazer faculdade sobre o mesmo
    vi varias faculdades e uma que me agradou bastante foi uma universidade da florida mais precisamente a UCF em orlando
    queria te pergunta se voce tem o conhecimento sobre bolsas de estudo e de outras boas universidades nessa area ai no estados unidos

  4. Junior,

    Entre no website do consulado brasileiro nos EUA, lá há uma lista das instituições que oferecem bolsas de estudo, entre em contato com cada uma delas para obter maiores informações sobre seu caso.

    Boa sorte!

  5. Existe algum profissional que eu possa procurar para ser aconselhado em relação a TUDO que envolve o tema “morar nos EUA”? Desde sempre quis sair do Brasil – não necessariamente para os EUA – mas é complicado achar 100% das informações necessárias. Enfim, gostaria de saber se existe algum tipo de profissional que “resolva” isso, que me passe um “passo-a-passo” do que fazer para estudar e morar nos EUA. Quero saber exatamente no que estarei me metendo, do início ao fim. Obrigado!

  6. Olá Erick,

    Procure um advogado especializado em imigração para os EUA (ou qualquer país de sua escolha). De preferência que tenha experiência provada nesse tipo de casos e que possa exercer sua profissão no país de escolha, ou seja, um advogado daquela nacionalidade licenciado ou um advogado brasileiro licenciado nos naquele país.

    Você também pode encontrar o passo-a-passo de estudar/trabalhar e morar nos EUA no site do consulado americano no Brasil, de graça e em português.

    Boa sorte!

  7. Vou procurar esse “passo-a-passo” e mais para frente buscarei um advogado. Muito obrigado pela ajuda, Lu!

  8. Olá Lu.

    Tenho uma dúvida.
    No Brasil, uma pessoa com mais de 30 anos ou até 50 de idade
    não tem problema em estudar em uma Faculdade ou Universidade e/ou fazer uma pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.

    Se um brasileiro, estudar em um curso superior com essas idades acima, ele sofrerá alguma discriminação?

  9. Alex,

    Uma das coisas boas nos EUA e que se vc passou dos 30, vc nao ta morto rsrs muito pelo contrario, vc arruma empregos, pode estudar e/ou voltar a escola, sem medo e sem preconceito. Claro que depois de certa idade a qualidade dos empregos depende da experiencia e estudos anteriores da pessoa em questao mas ainda assim nao ha aquele estigma que existe no Brasil em relacao a isso.

  10. Valeu Lú por tirar a minha dúvida.

    Interessante pensar que é possível mesmo tendo uma idade relativamente avançada (40/50 anos) da para estudar em harvard ou em princeton =D.

  11. Ola Lu,
    Vi que esse post é um pouco antigo, então nao sei se você vai me responder, mas vou tentar. Sou uma estudante de intercâmbio desde agosto de 2013, preciso voltar para o brasil em junho de 2014, que é quando acaba o meu programa. Eu estou no meu junior year aqui, mas eu gostaria, assim como a minha host family de passar o meu senior year aqui tambem, só que a minha empresa de intercâmbio so permite um ano. No caso, eu vou ter que tirar outro visto de estudante, qual seria o tipo de visto? Se eu quiser trabalhar eu posso? Se a minha host family quiserem pedir um greencard para mim, eles podem? Meus hosts nao tem nenhum filho, entao eles se apegaram muito a mim e eles realmente querem que eu passe outro ano aqui. Desde ja agradeço.
    P.S.: eu tenho 16 anos

  12. Olá Bruna,

    Talvez você possa tentar tirar outro visto de estudante, se informe sobre as leis no site do USCIS. Não, infelizmente sua host family não pode pedir nem um visto nem o greencard para você. Greencard mais rápido é somente atraves de família (parentes imediatos) ou de casamento. E se não for possível agora quem sabe você não vem fazer 4 anos de faculdade aqui no futuro próximo? Sucesso!

  13. Oi Lu, gostaria de tirar uma dúvida. É possível conseguir um visto para um curso superior completo numa University (4 anos, por exemplo)? Depois dos 4 anos, posso conseguir algum tipo de visto permanente, com o intuito de morar definitivamente nos Estados Unidos?

    Continue com a iniciativa deste maravilhoso blog. Ele é providencial!

    Abraços!

  14. Alguns vem como estudantes (universidade 4 anos) e antes de terminar seus cursos conseguem vagas em empresas da mesma área de seus estudos, ou seja, que essas empresas patrocinem o visto de trabalho o qual por sua vez não é permanente mas que oferece caminho para se obter o green card mais adiante em seu processo.

  15. se eu fizer o ultimo ano do high school nos EUA, eu consigo continuar nos EUA pra fazer faculdade? se sim, enquanto eu faço faculdade posso arranjar um emprego, se sim, (de novo rsrs) quanto eu receberia?

    com o high school e faculdade, ja seriam, pelo menos, seis anos de moradia nos EUA, isso ajuda na hora de conseguir um green card?

    desde já obrigada, adoro seu blog e suas dicas.

  16. Olá Leticia. 1a pergunta: Sim, enquanto seu curso durar e se você tiver dinheiro para bancar toda a faculdade e se manter aqui sem trabalhar. Estudante não pode trabalhar. 2a pergunta: Infelizmente não, não é o tempo que a pessoa mora aqui que dá direito ao green card, você pode ver quem tem chances de obter o green card nesse gráfico: http://passaportebrasilusa.com/2013/02/a-fila-para-o-green-card/ São essas as categorias de visto que mais dão chances. Infelizmente o visto de estudante não é um deles.

  17. Olá. Gostaria de saber se as universidades americanas aceitam estudantes internacionais p/ uma segunda graduação. Sei que fazer outra graduação pode não ser muito bom, mas isso ajudaria quem quisesse mudar sua área de estudos…
    Desde já, muito obrigado!

  18. Não vejo por que não seria “muito bom, Matheus. Estudo é sempre algo positivo. Acredito que a maioria aceitaria, o que você tem que fazer é uma lista das universidades que te interessam e entrar em contato com o admissions office de cada uma delas e ver como é o processo e etc. Sucesso!

Faça parte da conversa: