Para imigrantes

Como Se Dar Bem Em Entrevistas Nos EUA?

Etiqueta profissional e uma coisa que muda de pais para pais. As vezes voce tem sorte de aprender isso na faculdade, as vezes nao. De qualquer forma ao chegar nos Estados Unidos certos comportamentos sao vistos como positivos outros nao e com certeza essa visao deles influencia a possibilidade de voce conseguir o emprego ou nao.

OK, voce escreveu seu resume (curriculo) , enviou ele para diversas empresas e finalmente conseguiu marcar aquela entrevista, so que agora esta super nervoso, pois e a primeira vez que voce vai ser entrevistado por um americano/a.

Primeiro de tudo, nao estresse, apesar de voce somente ter um minuto para fazer seu marketing pessoal de efeito e possivel se sair bem a partir do momento que voce entende mais sobre a cultura das corporacoes americanas .

Americanos sao independentes, ativos e encaram praticamente tudo na vida deles com postura de negociadores. Isso nao e diferente quando eles buscam emprego. Entao se voce mostrar que esta interessado, que tem o que eles estao procurando e conduzir a entrevista, pontos para voce! Mas como fazer isso? Siga as seguintes dicas:

Preste atenção na aparência:

Vista-se bem! Imagem aqui nos EUA e uma coisa muito importante (pelo menos no escritório)  e nao e novidade que as pessoas julgam o livro pela capa e nao pelo conteudo por aqui também. Entao se arrume direito e impressione o entrevistador.

Preste atenção na sua linguagem corporal:

Pratique seu aperto de mao (firme), mantenha contato visual e preste atencao na sua linguagem corporal (sorria, nao use gestos nervosos repetitivos, sente-se corretamente, use entonacoes diferentes para mostrar interesse, etc)

Seja pontual:

Nao chegue atrasado. No Brasil voce ate pode ser perdoado por essa gafe, o mesmo nao ocorre nos EUA (lembre-se que eles foram colonizados pelos pontuais britanicos).

Educação e tudo mais:

Seja cortes , diga seu nome e que tem horario com tal pessoa, se a recepcionista usar cracha, chame-a pelo nome. Cumprimente o entrevistador pelo nome dele, ex: Mr. Smith, Mrs. Jones etc. Americanos gostam disso, acho que brasileiros tambem, nao? 🙂

Jamais minta:

Jamais minta, fale mal do seu ex-chefe ou se se ache demais. Isso tudo e ponto negativo para voce.

Faça perguntas relevantes:

Entrevistas sao dialogos, entao faca sua parte mostrando interesse e perguntando sobre a empresa, que tipo de qualificacoes eles desejam num candidato, a descricao das tarefas da vaga etc.

Responda a todas as perguntas:

Responda as perguntas do entrevistador diretamente e de preferencia com exemplos. Por exemplo: Se a pessoa que esta contratando perguntar “o que voce sabe sobre nossa empresa?” , nao gaste tempo repetindo tudo que voce leu no site deles.

Isso dissipara a atencao do entrevistador, ao inves disso diga “ Eu sei que eu posso ajudar sua compania crescer, pois tenho/sou – complete com suas qualidades/talentos”. Mostre que voce tem o que eles precisam.

Prepare suas respostas com antecedência:

Ha certas perguntas dificies que eles sempre perguntam, tais como “por que voce deixou seu ultimo emprego?”, “qual o seu relacionamento com ex-colegas de trabalho?”, “quais seus pontos fortes e fracos?”, por isso é ideal se preparar para responde-las. O que voce pode fazer e escrever as respostas num papel e treina-las, pelo menos assim nao vai dar branco na hora da entrevista.

Saiba negociar seu salário:

Pesquise os salarios que se pagam para a vaga que voce esta concorrendo e jamais pergunte sobre beneficios e salario antes que o entrevistador o faca, saiba negociar.

Mostre confiança:

Mostrar que voce esta seguro das suas habilidades e o inicio de uma boa negociacao.

Leve seu portfolio contigo:

Dependendo da area na qual voce esta buscando emprego, voce precisa levar um exemplo do seu trabalho. Exemplo: se voce for um designer ou modelo voce deve levar um portfolio mostrando alguns dos seus  trabalhos anteriores. Mostrar seu conhecimento dessa maneira “fisica” sempre ajuda.

Faça sua pesquisa sobre a vaga, empresa e etc antemão:

Faca uma pesquisa ampla sobre como funciona a carreira na qual voce deseja ingressar, tudo mesmo, as tendencias, o que os empregadores desejam, comunidades que suportam esses profissionais e procurar saber se atividades podem ser reutilizados na nova profissao.

Essas sao algumas dicas que podem melhorar bastante sua chance de conseguir aquele emprego que voce precisa. Se voce tiver alguma outra dica ou gostaria de falar mais a respeito do topico, comente abaixo.

quero saber mais!

Gostou do Post? Compartilhe!

6 comentários sobre “Como Se Dar Bem Em Entrevistas Nos EUA?

  1. quais as “boas” profissões para quem está saindo do brasil para os eua? se tem como saber, com a qual seria mais fácil conseguir emprego por ai, que tem boa aceitação e procura no mercado de trabalho. ta de parabéns e obrigado pelas dicas, são valiosas.

  2. Boa tarde.

    Gostei muito dessas dicas,
    já me vi fazendo uma boa entrevista.

    Att.
    Jean K.Costa.

    ====
    OBS: Acho que nessas dicas deve ser acrescentado o seguinte:
    Que o candidato tenha em mente de mandar curriculum para empresas que estejam dentro da sua area de atuação, para não ficar seis meses de recepcionista numa agencia de publicidade e depois mandar curiculo querendo uma vaga de estagiario em uma contabilidade. isso faz sentido?

  3. Olá Jean,

    Faz todo sentido! Muito boa sua observação. Inclusive isso é um dos erros mais cometidos por americanos em relação aos resumes. A gente deve aprender com os erros deles rsrs Se a pessoa que quer uma vaga que exige tantos anos de experiencia naquela vaga e se ela não tiver a experiencia é perda de tempo mandar o curriculo. Agora, se a empresa nao exige experiencia e o interessado possui habilidades na área mesmo sem nunca ter aplicado elas naquele tipo de vaga mas em outro emprego, ele pode usar isso no resume dele. Mas ele tem que ser específico e dar exemplos reais, de preferência com medidas quantitativas de como isso impactou a empresa onde ele trabalhava.

    Por exemplo, se o cara quer trabalhar em uma firma de marketing, os anos que ele trabalhou em uma rede de fast food nao sao interessantes ao empregador e nao devem ser listados, a nao ser que ele tenha trabalhado com marketing para redes de fast food ou tenha habilidades de marketing que ele usou enquanto trabalhando na dita rede e tem medidas de como isso afetou as coisas positivamente.

    A regra é que devemos entender o que a empresa procura para preencher tal vaga e se ela é flexível ou não em relação àquilo. Se ela for flexível, não custa nada tentar 😉

  4. Concordo com o seu último comentário, Lu. A regra é mandar currículo para empresas do ramo de suas experiências prévias.

    Acredito que a pontualidade, a maneira de se vestir e o “conduzir” a entrevista são os fatores fundamentais, não é?

    Apaixonado por seu site!

  5. Sandro,

    Obrigada. Pontualidade é essencial e sim saber se comportar e se vestir adequadamente faz parte da coisa.

Faça parte da conversa: