Cultura Americana

11 Diferenças Entre EUA E Brasil

diferencas entre Brasil e EUA
por rodneireis via flickr

Abaixo uma lista com 11 diferenças entre os EUA e o Brasil que notei desde minha chegada nessa terra:

  1. As casas nos EUA não têm muros e cercas por todos os lados, casas no Brasil parecem fortalezas.
  2. Americanos deixam seus carros fora da garagem ao chegarem em casa. Brasileiros, os que tem carro é claro,  guardam os mesmos a sete chaves ou deixam de comprar carros novos por medo deles serem roubados.
  3. Nos EUA você precisa pagar “mensalidade” mesmo se você estiver estudando em universidades públicas. O mesmo não ocorre no Brasil, onde o contribuinte é quem paga.
  4. Se voce tem 18 anos e mora nos EUA seus pais te dizem: “Tchau e benção, se manda daqui”. No Brasil a coisa é diferente.
  5. Nos EUA aos 16 anos você pode dirigir. Votar somente depois dos 18. No Brasil a coisa é invertida: Você pode votar aos 16, porém dirigir só depois dos 18.
  6. Você não precisa fazer escola de direção para tirar carteira de motorista nos EUA,já no Brasil…  anos de auto escola às vezes não são suficientes para passar no teste.
  7. Fazer a carteira de motorista nos EUA demora menos tempo e custa menos que fazê-la no Brasil.
  8. Nos EUA voce so pode tomar bebida alcoólica depois de 21 anos. No Brasil depois de… depois de que idade mesmo? 😀
  9. No jardim de infância as crianças americanas já têm acesso a computadores em sala de aula, no colegial todas levam laptops para a escola. Na faculdade os netbooks são praticamente obrigatórios…No Brasil…humm?
  10. O custo de vida nos EUA é melhor do que no Brasil.
  11. Há menos feriados nos EUA onde se deixa de trabalhar se comparado com os feriados no Brasil.

Essas são 11 das diferenças mais notáveis aos olhos de um imigrante recém chegado na Terra do tio Sam. Também mora aqui? O que notou assim que colocou seus pés em território americano? Conte para nós nos comentários abaixo.

 Quero saber mais!

23 comentários sobre “11 Diferenças Entre EUA E Brasil

  1. Lú adorei o seu blog, é a pura verdade, sempre que posso viajo para os Estados Unidos para estudar ou lazer, e minhas cidades favoritas são Las Vegas, Tampa, New York. Sou professora e estou pretendendo fazer o mestrado e no momento estou escolhendo as Universidades as quais são 3 as quais estou aplicando. Obrigada pela força que você ns transmite, assim como a grande utilizade das informações contidas no seu blog. Parabéns!

  2. Maria,

    Eu que agradeco sua participacao no blog. Fico feliz em saber que o objetivo desse blog se torna realidade a cada dia que passa.

    Muito sucesso para voce!

  3. Ótimo Post.
    Encontrei seu blog hoje e achei super interessante.

    #EuRi: “casas no Brasil parecem fortalezas.”

  4. Natan,

    Obrigada pelo comentário. E é verdade sim, casas no Brasil parecem fortalezas mesmo e a gente se espanta quando chega aqui nos EUA e vê todas as casas sem muros altos, sem portões e etc. É claro que por aqui também há muitas comunidades fechadas com portões eletrônicos e tal, mas há aquelas casas sem “proteção”alguma no meio das cidades.

    Uma coisa interessante é que em Miami, especialmente em bairros cubanos e de outros hispânos, as casas se parecem bastante com as do Brasil: não há um padrão entre elas, as cores delas são mais chamativas e variadas, há cercas e portões ao redor da maioria delas e etc. Você até se sente no Brasil 😀

    Você pode ver mais diferenças entre casas no Brasil e Nos EUA no post abaixo:

    Difereças De Casas No Brasil e Nos EUA

  5. Gostei desse post, muito esclarecedor assim como todo o blog.
    Gosto dessa visão que você trás, contudo ao ler os textos eu agradeço que hajam tantas diferenças, afinal são elas que permitem a variedade das culturas.

    O interessante do blog é que ele não se apega ao clichê, e nos faz perceber que os norte americanos não se acham melhores
    (ou realmente são) e não são horríveis quanto as fantasias que temos deles pintam.

    Enfim, gosto muito de acompanhar o blog e ver todas essas diferenças… (:

  6. “Gosto dessa visão que você TRÁS”

    e o tráS é com Z, na verdade 🙂

    e o
    “agradeço que HAJAM”

    O certo é “haja”…

    Enfim, sinto que preciso de algumas aulas de gramática hahaha

  7. E a saude publica?
    Faltou falar q nos Eua, se vc nao tiver um plano de saude (health inssurance), vc eh jogado na rua pra morrer sozinho. Enquanto isso, o Brasil possui o maior plano de saude publica do mundo com os melhores hospitais da america latina.
    Eh facil falar mal do Brasil apenas apresentando os nossos problemas, mas pq vc nao apresenta as nossas vantagens em relacao aos EUA?, assim teriamos um debate mais justo, …Alem do mais, oq vc como brasileira tem feito para melhorar a nossa situacao , eh facil soh reclamar!
    Bom, gostaria q vc refletisse um pouco sobre isso lendo uma frase do sabio Dalai Lama, e jah q vc gosta tanto do tio Sun eu vou deixar em ingles.
    “Be the change you want to see in the world.” Mahatma Gandh
    Tchau!

  8. Pedro,

    Você está errado, se vc não tem seguro de saúde aqui nenhum hospital pode te negar atendimento por lei, enquanto em certos hospitais brasileiros essa é a regra: sem dinheiro, sem atendimento. Já vi casos de pessoas sem seguro serem atendidas aqui, o que acontece é que quando a conta do hospital chega vc pode pedir auxílio do governo para pagá-la. Se vc acompanha o noticiário brasileiro deve saber que recentemente houve um caso de uma pessoa que morreu por falta de atendimento em um hospital público e esse é somente um caso que a mídia divulga e os outros que nem chegam ao conhecimento.

    Posso falar sobre hospitais brasileiros e daqui por que já trabalhei em hospitais públicos brasileiros e já fui atendida em hospitais daqui e para complementar meu primeiro marido faleceu por imcompetência médica aí no Brasil, demoraram três dias para fazerem um exame de ultrasonografia, algo que aqui é feito quando você dá entrada no hospital, fora a intensa bateria de exames aos quais vc é submetido aqui. Aí no Brasil os muitos médicos ficam só no “achismo”,

    Você disse bem, “melhores hospitais da América Latina”, por que os daqui são melhores… Se vc já tivesse sido alguma vez atendido em um hospital americano entenderia a diferença.

    Acho que á mais fácil negar e/ou ignorar todos os podres do Brasil por que isso faz com que alguns brasileiros se sintam melhor do que expôr o que está incorreto na sociedade brasileira. Então posso dizer que o que estou fazendo para melhorar a situação é mostrar o lado bom de outro país para que os brasileiros possam entender que é possível sim melhorar o país, é colocar os bons exemplos em prática.

    Se vc tivesse lido mais posts do blog, veria que já escrevi artigos sobre o lado positivo do Brasil também e não escrevo mais por que infelizmente é muito pouco o que se tem de bom.

    Fica para você um ditado também “O maior cego é aquele que não quer ver”.

  9. Acho a cultura americana interessante em alguns aspectos, como planejamento urbano, coisa que eles já fazem ha muito tempo e nos estamos fazendo isso agora, isso em algumas cidades. Aqui no Brasil nos temos o que necessitamos para viver bem, futebol, oportunidades para quem realmente quer crescer, não é fácil, mas vc consegue, e ser brasileiro e ser incomparável. Fico feliz por vcs ai nos EUA, mas prefiro minha comida, meu futebol minha vida por aqui.

  10. Sobre a questão do feriado lu você tem muita razão o pior que lá cada feriado é uma comemoração diferente é temático aqui não, aqui todo feriado e desculpa para botar um trio e fazer Carnaval fora de época. Esse seu Blog é muito bom Lu, quando os Patriotinhas vir me zoar e me chingar porque eu vou ser um “traidor”(sendo que apesar do lugar onde você nasceu o país onde você quer viver e dar sua lealdade é pura opção sua) vou mandar os patriotinhas lerem esse Blog.

  11. Olá! Muito legal seu post sobre as diferenças Brasil vs EUA. Infelizmente eu ainda não conheço os Estados Unidos, espero muito um dia poder conhecer.
    Morar numa rua totalmente arborizada e com casas sem muros, como vejos nos filmes é meu sonho, aqui no Brasil temos que viver em casas com cercas elétricas, algumas casas que são mais fechadas que presídios que temos no Brasil, e mesmo assim são frequentes os roubos nas casas, se bobear eles roubam até seu portão e cercas elétricas para vender ou trocar por drogas.
    Em relação a saúde pública, é verdade que há muitos anos o Brasil vive um verdadeiro caos, e mesmo tendo plano de saúde como é meu caso não significa bom atendimento, as vezes é até pior, pois o SUS não nega realizar exames (o difícil é achar vaga) já os planos de saúde negam o tempo todo, temos que recorrer a justiça para conseguir um exame pelo plano particular, é triste isso.
    Só que as coisas precisam se bem esclarecidas quando se publica num local onde muitos que pouco ou nada conhecem do Brasil vão ler, não se pode generalizar as coisas.
    Pelo que já ouvi falar, a comida dos Estados Unidos não chega nem perto da nossa, dizem que é muito ruim o tempero norte-americano, não sou mineiro mas com certeza um dos motivos de ir viajar para minas é a comida maravilhosa que tem por lá, quem já foi ao sul do Brasil sabe muito bem o que um churrasco de verdade que só perde ou nem perde, para o da Argentina.
    No Brasil as mulheres usam biquíni de verdade, e não aqueles fraldões que tem nos EUA.
    Os esportistas brasileiros com certeza são os mais raçudos que existem, pois sabemos que nossa estrutura é fraca e mesmo assim sempre temos grandes campeões em diversas modalidades, superando até os norte-americanos com suas megas clínicas e super centros de treinamentos.
    No Brasil se como o autêntico pão de queijo mineiro, inigualável, se come a saborosa muqueca capixada, inesquecível, se come o verdadeiro churrasco gaúcho, melhor que esse não há, o delicioso acarajé baihano, quente ou frio?? só quem come sabe quão é delicioso, entre outros pratos que nosso país produz.
    Brasil é nosso país, nosso sangue verde e amarelo, como diz o comercial: Sou Brasileiro não desisto nunca.

    Abraços..

  12. Meu maior sonho é ter uma oportunidade de sair daqui também, seria uma boa fazer uma comparação entre o brasil e EUA tomando como base a política “Só podridão aqui”. à propósito, esse pedro coloma que fez esse comentário parece bem peculiar aos políticos brasileiros “papo furado”

  13. O português de vocês são ótimos, meus parabéns. Realmente da para ver que vocês realmente são brasileiros

  14. Criticar é facíl. Dificil é fazer melhor. Se vc está achando tudo de ruim com o Brasil vem e faça melhor. E concordo plenamente com o Pedro coloma quando ele diz: O que vc como brasileira tem feito para melhorar essa situação eh facil reclamar. Faça como aqueles ditados: Os incomodados que se mudem. Se vc não tá aqui pra ajudar então não atrapalhe. Não troco meu sossego, minha paz , meu la, meu conforto, minha liberdade, por nada nesse mundo. E principalmente que nos Estados Unidos tem hora pra tudoo. Aff sou criança ee!!

  15. Amanda,

    Você deu sua opinião, agora vou dar a minha: Criticar é fácil mas fazer melhor não é tão difícil assim, por que senão os EUA e outros países não fariam melhor. Como será que eles fazem? Já me mudei, sweetie. Posso não estar lá para ajudar mas também não estou lá para “atrapalhar” você e/ou alguns outros brasileiros que não sabem o que liberdade de expressão significa de verdade (ou não estaria tão doída assim simplesmente por causa de um artigo que compara coisas que infelizmente são realidades nos dois países e nem me mandando a mensagem de que só por que não moro mais no Brasil não posso “ousar” falar do lado ruim do mesmo – com essa última eu é que tenho que dizer “AFF” e ainda 🙄 😀 ). Comforto até pode ser, agora sossego e paz? Não é isso que tenho lido e ouvido de muitos brasileiros que me contatam. Você deve ter muita sorte mesmo, que bom para você, fico feliz que você tenha uma vida maravilhosa no Brasil. E não você não é criança, seu comentário simplesmente mostra que você estava agindo como uma quando o escreveu.

  16. Mais um post esclarecedor, assim como todo o blog.

    Os itens 1 e 2 refletem a segurança dos EUA que, em quase todos os lugares, é superior a do Brasil. Os itens 5, 6 e 7, talvez, evidenciam a facilidade da Carteira de Motorista nos EUA, a qual é bem entendida se considerarmos a quantidade de carros nas ruas (bem maior que aqui, no Brasil).

    No tocante ao item 9, vemos a infra-estrutura educacional americana. Que diferença, hein Lu? E no último item, posso ver a produtividade americana (alta), decorrente do muuuito trabalho.

    Concorda comigo, Lu?

    Parabéns, mais uma vez, por este espaço!

  17. Olá ! Meu sonho é ir morar nos EUA ou em algum paiz da Europa , paiz de 1 mundo como se diz, quando eu vejo a comparação eu fico chocada ,e tenho até vergonha de morar aqui,meu sonho é ir pra estudar e estar legal, porque ilegal é f***, eu não tenho condições financeiras de estudar aí , a não ser que consiga uma bolsa ou coisa parecida.A vida aí não deve ser facil também , mas concerteza é bem melhor que Brasil !Enfim cada dia mais esse sonho aumenta, não vou desistir de um dia morar ai !

  18. Eu concordo com o Pedro Coloma, nós brasileiros não podemos sair por aí detonando com o nosso país de origem, nós devemos nos orgulhar e lutar por melhorias exatamente nesses pontos negativos.

    Eu sou brasileira respeito muito a nossa cultura e a cultura de cada país, por favor não alimente o preconceito com a nossa nação, apesar de nós termos problemas, temos muitas vantagens também, lembre-se e divulgue os nossos avanços, levante a nossa bandeira!

    O que percebo é que muitos gostam de nos criticar, principalmente pelo fato de muitos de nós ainda não falamos inglês e até zombam de nossa pronúncia esquecendo-se de que o Português é uma língua bela, vasta e muito mais complexa de se aprender.

    Não há motivos para se envergonhar de sua origem, qualquer que seja ela, se o seu país tem dificuldades, trabalhe junto, una as suas forças para mudar o que ainda não está 100%.

    Mas, é assim mesmo, a “grama do vizinho sempre parece mais verde”.

    Não se ofenda, é apenas um desabafo.

    Um abraço.

  19. Não acrescentou que Saúde e Educaçao publica Nao existem e que se você É pobre você praticamente Nao tem acesso. Esqueceu De comentar que nao existe licença maternidade remunerada. Que É o país com a maior populaçao carcerária do mundo. Bem pretensioso esse Seu texto, tipico de brasileiro que vangloria Estados Unidos de maneira cega e burra. E sim, estou morando aqui temporariamente.

  20. Olá Sabrina,

    Você tem direito a sua opinião e não vou te julgar por isso. Está morando aqui “temporariamente”? Good for you, espero que você curta tanto que não queira mais voltar pro Brasil 😀 Uma ótima estadia para você, sweetie.

  21. Oi vi seu blog mais acho muito muito comodo sair de sua terra natal e ir para outro paises e deixar que as coisas ruins tome conta desse pais tao lindo como o brasil acho que se todos pensarem em ir embora fica muito facil hoje no brasil o governo colocou uma cultura na populaçao de tirar vantagem em tudo e nós fomos deixando agora é muito facil ir embora e falar mal desse pais todos que tem na identidade escrito brasileiro(a) tem o compromisso de defender esse pais pois explorou e agora decide ir embora e falar mal daqui
    Obrigado e fica o recado

Faça parte da conversa: