Cultura Americana

Como Fazer O Currículo Em Inglês?

Chegando aqui ( e depois de esperar o tempo da imigracao te dar os seus documentos de trabalho) e obvio que voce precisara de um emprego .

Mas como fazer comecar a procura? O primeiro passo antes de sair a procura de qualquer emprego e fazer o currículo em ingles ( chamado aqui de Resumè). Ajuda muito o fato de voce ser criativo, conhecer americanos e saber exatamente que tipo de emprego você quer.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer um resume em inglês:

 

Pesquisar e ter  bom senso é regra número um:

Como não há somente uma forma correta de se fazer currículos em inglês, você tem que ser capaz de usar um dos muitos exemplos de currículos em inglês pela internet e saber modificá-lo a seu favor. De acordo com o tipo de emprego que você busca e de acordo com suas habilidades profissionais.

É cada vez mais comum, por exemplo, que profissionais do ramo artístico usem resumes virtuais, ao invés do portfolio físico. Se voce estiver interessado, o site VisualCV e um dos que oferecem esse tipo de servico e ele tem versao em portugues tambem.

Ja outras pessoas estao apostando mais em sites de networking profissional, como o LinkedIn, por exemplo, que é basicamente um Facebook para profissionais. Mas ainda assim e sempre bom ter um resume a moda ” antiga”  contigo, just in case.

 

Mostrar e vender seus talentos:

Os seus talentos tem que ser visíveio seu resume e você tem que ser capaz de fazer seu marketing pessoal e mostrar (convencer) para o empregador que você merece uma chance de ser entrevistado .

Como fazer isso? Mostrando que você tem o que é preciso para suprir as necessidades da empresa. Colocando seus pontos fortes no seu resume, sua experiência, sua educacao e ate experiencia em servicos comunitarios e voluntariado contam, se forem relevantes ao tipo de emprego que você busca.

 

A ordem das coisas:

Agora que você já listou seus pontos fortes, a regra é colocar o item que impressiona primeiro e os demais por último.

Exemplo: se no seu último emprego você tinha um cargo de importância dentro da firma, dê ênfase para o cargo, especialmente se você busca algo semelhante. Se você se formou numa universidade prestigiosa, coloque isso em destaque, e assim por diante.

 

 

O Layout Correto:

Coloque sempre datas e informacoes importantes no lado esquerdo do documento, jamais do direito. Nós lemos da esquerda para a direita e de baixo para cima, qualquer informação na parte esquerda da página chamará mais atenção do que se estivesse no lado oposto.

Isso vale para seu nome e informação de contato também, que deve estar de preferência na parte de cima esquerda da página.

 

Contato:

Nao esqueca de listar toda sua informação de contato: nome completo, endereço, número de telefone, email etc.

 

Escrever demais:

Não encha linguiça. Mesmo se você tiver bastante experiência. É preferível não passar de uma folha e meia. Como fazer se voce tiver muita experiencia? Liste as informações que na sua opinião tem mais a ver com aquilo que o empregador deseja.

 

Escrever da maneira certa:

Use verbos ao escrever sobre suas realizaçõees, por exemplo: administrei;autorizei; melhorei etc. O ponto e usar verbos de ação para mostrar que aquilo que você fez nos lugares que voce trabalhava teve resultados positivos e contribuiu para o melhoramento do ambiente de trabalho e produtividade. Se você tiver números que comprovem o que você fez, melhor ainda, os inclua.

Porem é importante saber que os verbos chaves mudam dependendo da área profissional, mais uma vez e a questão de pesquisa e de bom senso e saber que tipo de empregado a empresa procura.

 

Peça a ajuda de um americano/a:

Faça um rascunho do resume e assim que decidir que ele está bom, peça para um americano corrigí-lo e ver se o que você escreveu faz sentido idiomaticamente. Aceite as correçõees gramaticais que ele/a fizere a o/a agradeça pela ajuda.

 

Use seus contatos profissionais:

É comum que empregadores  peçam referências mas você jamais deve colocar referências no seu resume. Se você estiver preenchendo um formulário online, daí são outros quinhentos. Mas não use o espaço do resume que poderia ser usado para vender suas habilidades para colocar suas referências. Se a empresa pedir referências, simplesmente mande elas por email.

Certas empresas sequer verificam as referências, já outras exigem referências americanas ou pelo menos de pessoas que morem aqui por bastante tempo, por isso é bom começar a fazer seu networking desde já.

 

Cuidado com as suas referências:

Geralmente referências que mais contam (especialmente se a empresa for verificar) são as profissionais, ou seja, de ex-supervisores, ex-chefes, ex-colegas de trabalho etc, sempre procure referencias profissionais positivas e que ajudarão e não o contrário. Então cuidado com suas referências.

Caso esse seja seu primeiro emprego nos EUA você não teré ex-colegas de trabalho americanos,  então vale a pena buscar uma pessoa americana de caráter, pode ser um amigo/a seu ou amigo de um amigo seu, desde que vocês sejam espertos e combinem tudo sobre o que ele/a deve dizer a seu respeito.

 

A capa de abertura:

Faça uma “carta de abertura” ou como eles chamam uma “cover letter” (algumas empresas a exigem). A cover letter é como uma capa de trabalho acadêmico, uma forma de martelar as suas habilidades mais relevantes para instigar o agente de recrutamento do RH a ler o seu currículo.

 

 

Nada de Carnaval:

Claro que você vai querer chamar a atenção do agente de recrutamento, mas não da maneira errada. Nada de papel colorido, fontes extravagantes, emojis, e etc.

Use uma estética profissional, um design simples, desprovido de enfeites inúteis que cansam a vista. Afinal, você quer que o agente continue lendo seu resume.

 

Finalizando:

Não se esqueça de imprimir uma cópia do seu resume e levar contigo no dia da entrevista… just in case.

 

Espero que essas dicas ajudem voce a criar o resume perfeito que o ajude a conseguir aquela vaga. Boa sorte!

Quer morar e se adaptar nos EUA? Veja as Mil e Uma Dicas da Lu

12 comentários sobre “Como Fazer O Currículo Em Inglês?

  1. olha to adorando ler seus posts e o que mais me interessei foi como fazer seu curriculo em ingles será que voce podia deixar um exemplo de curriculo aqui em ingles e outro em portugues da maneira como deve ser feita acho que seria mais fácil entender a maneira certa de como fazer vou esperar hein !!!

    looks to love reading your posts and what interested me most was how to make your resume in English is that you could leave a sample curriculum here in English and another in Portuguese the way he should have done I think it would be easier to understand the right way how ‘ll wait huh!

  2. Obrigada pelo comentario Lilian. Acabei de colocar um exemplo basico de resume no post. Vale lembrar que nao existe somente uma maneira certa de se escrever um resume, bom senso e sempre necessario pois ele vai te guiar sobre o que escrever e como escrever para chamar a atencao daquele que esta contratando para a vaga.

  3. Lu n entendi uma coisa, se você está no EUA procurando emprego não tem como ter ido então com visto de trabalho, então caso consiga um emprego (e não é residente permanente nem está se casand com um) como é que faz?

  4. Sarah,

    Se voce esta dentro dos EUA sem um visto que permita que voce trabalhe, logicamente voce nao vai conseguir encontrar emprego e se voce trabalhar sem permissao isso e considerado fraude e se descoberta voce pode ser deportada alem de prejudicar suas futuras intencoes de voltar para os Estados Unidos por determinado periodo de tempo.

    Casar com residente permanente nao resolve a siuacao, e preciso casa-se com cidadao americano e a pessoa so podera trabalhar depois que o marido cidadao fizer a papelada do Green Card e isso envolve tempo e dinheiro. Tem muita gente que acha que so e se casar e eles podem respirar aliviados, porem a coisa e mais embaixo e eles precisam aplicar para o GC e esperarem de dedos cruzados para serem aprovados.

    E o processo de um residente permanente aplicando para a esposa demora anos enquanto o do cidadao demora alguns meses somente. Resumindo: casar com um residente permanente nao e la uma boa.

  5. Lu, não entendi uma coisa. Como faço para ir para os EUA e poder trabalhar? Como tiro o visto que me permite isso? Preciso de quais elementos para ganhar este visto?

  6. Olá Rafael,

    Ou voce tira um dos vistos de trabalho, ou voce vem para ca como investidor (investor) ou você consegue o greencard atraves de lacos familiares diretos. Essas sao as opções, mas as duas primeiras tem algumas restricoes. Quanto ao visto de trabalho e familiares, você pode ter uma ideia do processo nesse grafico:

    Como funciona a fila para o green card e para investidores: Gráfico

    Mas recomendo que voce leia o site do consulado americano no Brasil, eles explicam o que você precisa, o proceso, quanto custa, como funciona e tudo mais (em portugues). Esse site é essencial para quem quer trabalhar,estudar ou simplesmente viajar para cá. Sucesso!

  7. Acho que um bom currículo pode, sim, fazer a diferença.

    Um padrão simples aliado a um layout arrojado pode chamar atenção do empregador. Além disso, escrever bem sobre si (apenas verdades) em um idioma bem redigido pode ser a chave da “coisa”.

    Lu, aproveitando o ensejo de comentários anteriores, quero perguntar: existe algum tipo de visto de trabalho definitvo/permamente?

    Obrigado pelas dicas, Lu. Um dia, irei morar nos EUA!

  8. Olá Sandro,

    Obrigada pelo comentário. Não, vistos de trabalho são temporários, claro que eles podem ser extendidos ou a pessoa pode dependendo do tipo do visto pedir o green card. Mas daí já e outro visto.

  9. Entendi. Desse modo, qual seria o visto necessário para se pedir o Green Card?

  10. Ola Lu, Tudo bem?

    Me mudei ha 02 semanas para ca e e pretendo procurar trabalho em lojas de um shopping perto da minha casa. Minha formacao eh Psicologia e nao tenho experiencia com vendas, pois no Brasil sempre trabalhei com Recursos Humanos, e nos ultimos 02 anos estive em uma conceituada empresa americana. Gostaria de estudar e praticar mais o meu ingles antes de tentar alguma vaga na minha area.

    Estou com muitas duvidas na confeccao do meu CV pois nao sei se devo colocar as minhas experiencias anteriores, que nao estao relacionadas com o que procuro. Se eu deixar em branco nao vai parecer que eu estou omitindo informacoes??

    Parabens! pelo blog! Tem me ajudado muuuito!!!

    Obs:tenho green card

  11. ola Cecilia,

    Tudo bem. Muito obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog. Será que seu ingles está tao ruim assim? Se seu ingles é aceitável, ou seja, você consegue se comunicar e o mais importante, ser entendida por vários americanos no dia a dia, eu cogitaria a possibilidade de primeiro trabalhar na sua area profissional aqui, especialmente ja que voce tem experiencia numa empresa americana no Brasil (me corrija se entendi essa parte errada) e fazer aulas particulares à noite, por exemplo. Além do mais, jargão e outros termos relacionados ao ambiente de trabalho em inglês você pega fácil como qualquer outra habilidade profissional nova que você teve que aprender até hoje.

    Mas se você acha que seu nível realmente não é o suficiente e quer tentar um emprego diferente, você pode usar quaisquer experiências que sejam relacionadas a essa vaga, mesmo se não tiver sido num emprego, pode ter sido como voluntaria em alguma organização, por exemplo. Voce pode listar sua experiencia com RH e dizer que sua habilidade de lidar e orientar contratados mostra que voce tem habilidades interperssoais e portanto teria uma base para ser uma vendedora, o resto você pode aprender já que aprende rapido 😉 Bem, essa é minha opinião. Sucesso para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *