Atendimento Ao Consumidor Nos EUA

O SAC daqui funciona seguindo a simples regra: O cliente está sempre certo, ou seja, se você reclamar o suficiente (e tiver provas) você consegue o que quer.

Quem dera o mesmo acontecesse com outros tipos de serviços daqui (como o da sua compania de internet ou com sua seguradora de saúde, por exemplo). Mas isso é assunto para outro post e nesse artigo me refiro mais a lojas, comércio. Algo que por sinal interessa a muitos brasileiros que fazem compras por aqui.

Caso você não esteja satisfeito com sua compra nos EUA, pode devolver o produto ou trocá-lo dentro do prazo estipulado pela loja (é claro) e ter valor do mesmo restituído sem demora (de acordo com o tipo de pagamento que você efetuou, claro).

Quase tudo que se compra aqui pode ser devolvido e a quantia de devoluções no comércio por mês aqui é enorme, acho que nem dá pra saber com certeza se o que se compra foi usado ou não 😀

Você pode desconfiar quando conseguir itens que normalmente são caros por um preço melhorzinho. Conheço uma pessoa que quase tudo que compra troca. Se ela comprar três itens pode ter certeza que ela trocará ou devolverá dois deles. Se não for no mesmo dia será depois de algumas semanas ou meses. Ela tem a síndrome do troca-troca. Muito comum por esses lados. Algo inconcebível para muitos brasileiros (a não ser que as coisas tenham mudado muito desde quando eu morava no Brasil) e para outros estrangeiros também.

Conheço uma americana que trabalha com atendimento de consumidores de uma loja européia mas que ao mesmo tempo possui muitos consumidores americanos. Esses últimos não entendem que o sistema europeu não é tão leniente quanto o americano em relação a devoluções, descontos e outros detalhes.

A realidade do relacionamento entre as lojas e os clientes acontece dessa maneira por que americanos reclamam de tudo e vão atrás de seus direitos de consumidores, eles não ficam quietos.

Se o serviço oferecido não for bom eles  reclamam, chamam o supervisor e/ou o gerente da loja e querem ser ressarcidos na hora! Alguns chegam até a exagerar e  fazer barracos desnecessários (Ai de quem os atende!).

Para se ter uma idéia, há um radialista daqui que vive dizendo que não sai mais para jantar com os pais dele por que eles são tão grossos com os hosts e garçons que ele passa vergonha. Eles são os consumidores e merecem um atendimento impecável e ai de quem não entrar na linha.

Pode-se até pensar que isso tem a ver com a faixa etária das pessoas (como no exemplo que mencionei). Mas é tudo uma questão cultural, a qual por sua vez afeta a todos americanos pois eles são criados para exigir seus direitos e eles o fazem de maneira bem visível, sem vergonha alguma.

Eles também acreditam que se pagarem mais merecem um serviço melhor. Não discordo deles, tem que reclamar sim! Porém não acho necessário descer do salto alto para tal.

Outra coisa muito comum aqui é a rápidez e eficiência dos empregados do comércio, ou seja, o atendimento aqui costuma ser rápido.  Se você estiver em qualquer supermercado ou loja dos Estados Unidos, por exemplo, e a fila estiver enorme, a probabilidade do caixa ser lenta é mínima.

Caso você tenha que esperar mais do que você normalmente espera, é devido ao sistema de serviço de atendimento ao consumidor à la americana e pressão dos chefes deles em oferecer o serviço mais rápido possível.

Ilustrando a situação: Um cliente insatisfeito está na sua frente discutindo com o caixa sobre o desconto que ele deveria ter tido na compra e etc, eles mandaram chamar o gerente. Essa é uma das situações onde o atendimento pode demorar um pouco, se você for esperto e estiver com pressa, irá para outro caixa.

E você o que acha desse assunto? Como você compararia os serviços de atendimento ao consumidor brasileiro com a descrição acima? As coisas melhoraram? Deixe seu comentário abaixo.

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Para qual local mando uma reclamação sobre um mal atentimento por empresa americana?

  2. Olá Cesar,

    Com a própria empresa, seja no site ou no telefone ou ainda por email. Se você for na loja ou ligar, você pode pedir para falar com um gerente e fazer sua reclamação ou escrever um email dizendo o que ocorreu e que você está muito decepcionado com o serviço deles (ou produto deles) e que do jeito que as coisas estão você não recomendaria a empresa para outras pessoas. Eles podem até te mandar outro produto sem problemas ou te oferecer algum desconto na sua próxima compra. Isso já aconteceu muitas vezes com meu marido.

  3. Se compararmos com a realidade brasileira, temo enormes diferenças. O brasileiro, por natureza e cultura, é mais acomodado, enquanto o americano é mais organizado e procura por seus direitos.

    Pelas bandas da América do Norte, é bem comum se processar alguém por coisas bem simples, diferentemente do Brasil. Concorda, Lu?

    Abraços para o pessoal do blog!

  4. Eu concordo que vc deve reclamar seus direitos, mas tbém acho que não se deve apelar pra baixaria. É sempre bom manter o nível.
    Muito bom seu blog.

  5. Obrigada pelo comentário Graziela. Volte sempre!

  6. Oi Lu. Tudo bem??. Comprei um cell em uma loja de consertos de um espano ou é indiano,, nao sei bem rs.. Bem,, o cell parou de funcionar,,, nso da rede,, fui la falou que desbloqueava em 3 dias,, porem isso nao aconteceu. Uma pocaria o cell,, super lento,, e fabricado na china,,, achei super errado,,, pois nao me disse a origem do aparelho. E outra,,,, ele usou de má fé ,,, levei meu cell comprado na metro pcs,, levei para que ele olhasse o motivo do cell ter parado de carregar, ao chegar la, ele me disse que o cell tinha queimado e que nao valia a pena consertar, que era melhor comprar outro,, foi aí que comprei esse cell que vale o que paguei… Ao chegar em casa,,, coloco em outro carregar o meu cell que ele disse que estava “queimado” e ele funciona normalmente,,,.. Quero saber o que deve fazer, pois quero meu soado $175 dólares de volta.. Obrigada

  7. Corrigindo::: Nao vale o que paguei*

  8. Olá Ana, pegue a nota da compra (eles vão pedir) volte na loja diga que você foi na metropcs e que eles disseram que o telefone está queimado, peça seu dinheiro de volta ou que eles te dêem um celular novo, ameaça até chamar a polícia se preciso. É só eles mandarem o celular pifado para a fábrica e a fábrica manda um novinho.

    Ou você pode tambem ligar diretamente para a marca do telefone e explicar o ocorrido e receber um telefone novo.

  9. Bom dia!
    Comprei um lap top da Dell e paguei para que entregassem em 2 dias uteis em Las Vegas. Cinco dias após a compra, eles cancelaram parcialmente, não devolveram o valor na integra e nem entregaram produto algum. Isso ocorreu em Abril e já fiz inúmeros contatos com a Dell e eles não resolveram a situação do produto e nem extornaram o valor na integra. Retornei ao Brasil e gostaria de uma dica de um profissional daí para que eu possa acionar a Dell na justiça.
    Desde já agradeço

  10. Estou tendo problemas com a MagicJack, eles cancelaram meu telefone em plena vigencia do contrato e não consigo um E – mail deles para poder fazer a reclamação e anexar o documento que tenho, voce saberia como conseguir ? O pior é que moro no Brasil

  11. Carlos, no site deles há um telefone para ligações internacionais (o de biling inquiries). Eles tem um “live chat” no qual você pode conversar com um atendente e pedir por um email ou pedir como proceder no seu caso, já que o site não lista nenhum email somente uma caixa postal (PO BOX). Já tentou ligar e/ou bater um papo com eles? Caso não consiga nem por chat conseguir um email ou resolver sua situação vá no site do BBB (better business bureau) e faça uma reclamação (em inglês).

  12. Ja tentei o chat e nada foi resolvido, então te pergunto lá não tem um site tipo reclameAqui para eu poder fazer uma queixa formal pois, ai com o nome exposto ao publico eles devem repensar o meu problema. O que ocorreu é que eu tinha dois numeros de telefone, um dos aparelhos quebrou, então eu passei o contrato do aparelho quebrado para o oitro aparelho, isso com eles me guiando passo a passo, agora 1 ano depois eles estão dizendo que o contrato esta expirado. Na propria pagina do MagicJack diz que o contrato expira em 26/11/2018, eles querem que eu teative o contrato antigo para passar novamente o contrato, coisa de louco.

  13. Carlos, o site é o do BBB (Better Business Bureau) bbb.org e use a ferramenta “file a complaint” para reclamar.

Leave a Reply

Faça parte da conversa: