Cultura Americana

Como Os Americanos Se Vestem?

Quer saber como os americanos se vestem? É possivel reconhecer um turista americano em qualquer país facilmente: pela maneira peculiar com a qual eles se vestem. Uma palavra define o estilo de vestir americano: Conforto.

como amerianos se vestem
por kalleboo via flickr

Tudo em nome do conforto:

E conforto pode ser traduzido às vezes como largadão, com roupas de números maiores do que o necessário, o boné de baseball e o inseparável par de tênis.

Se você já mora nos Estados Unidos, perceberá que boa parte da população masculina, por exemplo, tem o hábito de sair com  chinelos  e shortões e as mulheres gostam de roupas folgadas, chinelos e sandálias rasteirinhas. Ambos gostam de tênis.

É  interessante notar, no entanto, o fato de  que até a decada de 50 os americanos se vestiam bem, très chic. Eles mantinham uma faceta profissional ao se vestir, até em casa. Ou seja, nada de ir ao supermercado com calça de plush cor de rosa, levar o cachorro para dar uma volta só de babydoll e nada de ir jantar em restaurantes vestindo shorts e chinelos.

Parece que a coisa começou a desandar depois da “revolução hippie”, já que os jovens daquela época não tavam nem aí nem pra tomar banho  quanto mais pra se vestir bem. Parte dessa influência  deu as caras há alguns anos atrás, numa campanha/propaganda, em favor dos benefícios de se usar um guarda-roupa completamente livre de tecidos sintéticos ou parcialmente sintéticos.

Tudo em nome da conveniência:

Uma outra curiosidade é que eles não gostam de passar roupas. Muitos americanos não passam roupas, nem sequer camisetas. Então a probabilidade de algumas peças de roupas amassadas é alta.

Quando eles precisam muito de roupas passadas, eles deixam as ditas roupas na dry-cleaner mais próxima. Como tudo nos EUA, a conveniência vem em primeiro lugar.

Há vários pretextos para esse comportamento desleixado de se vestir deles. O divertido é que atualmente não faltam roupas de marcas famosas (algumas estrangeiras) com estilo e com preço acessível por aqui  portanto não dá para usar isso como desculpa.

Então o que os impede de usar senso comum ao se vestir pode ser pura preguiça mesmo e presença de patriotismo ate nesse sentido fashion, já que eles preferem estilistas americanos e esses últimos fazem seus designs com os gostos americanos em mente.

A maior desculpa deles porém é que eles gostam de se sentir confortáveis, mas cá entre nós, se você usa tamanho de camisa médio, para que sair vestindo uma camisa tamanho extra grande?

Essa maneira de se vestir atinge tanto as mulheres como com os homens e cada qual tem seu motivo. No caso dos homens é mania de grandeza, eles gostam de ser considerados grandes e alguns deles os são realmente (tanto em largura quanto em altura). Já outros, nem tanto, mas ainda assim querem se vestir como se tivessem o dobro do tamanho.

Já algumas mulheres fazem isso por causa de auto-imagem destorcida. Muitas delas eram obesas e perderam peso, porém não compram roupas de tamanhos apropriados, porque não se enxergam e não se sentem magras e isso as faz fãs de roupas enormes.

Ma sempre há extremos, e se você já andou pelos corredores do Walmart, já deve ter se deparado com uma criatura que se vestia de maneira inacreditável. Ir ao Walmart é quase como fazer um safari, você ficará maravilhado com as criaturas que verá.

No fim das contas é a velha questão de sempre : As marcas americanas vendem roupas extremamente confortáveis por que os americanos gostam delas ou americanos gostam de roupas largadonas por que as lojas americanas vendem mais desse tipo de roupa? O ovo ou a galinha ?

 

[jetpack_subscription_form title=” Fique por dentro dos posts do blog!” subscribe_text=” Coloque seu email abaixo” subscribe_button=” Confirme Sua Assinatura!”]

Quer saber mais da vida nos EUA?

19 comentários sobre “Como Os Americanos Se Vestem?

  1. Eu já perguntei para o meu noivo porque ele usa essas roupas enormes, mas ele insiste em ficar no extra grande!

  2. – Os americanos tem muitas vezes uma forma de se vestir que dizem exatamente como são a vida deles, do tipo que um rapper, usa aquelas roupas largadas e tênis adidas todo bagunçado, a vida deles são completamente assim, bagunçadas. Sempre achei muito engaçado o estilo das americanas nas ruas, eu me sinto muito bem vestida por conta disso!

  3. Obrigada pelo comentario Amanda,

    E verdade mesmo e olha voce nao e a primeira brasileira que se sente muito bem vestida por aqui. A gente costuma se vestir bem melhor que eles de verdade 😉

    Abracos,
    Lu

  4. Eu recomendo vestir uma camisa de botõs e uma mais apertada por baixo e abotoar um pouco a camisa de botões.

  5. Boa Noite
    Nossa, a idéia q tinha deles neste quesito era bem diferente!!!
    Como trabalho na área jurídica… e o que vejo nos seriados americanos referindo-se a esta área parece-me que eles são uns dos povos mais elegantes do mundo…. mas , o q vc nos apresenta é justamente o contrário. Te pergunto: um advogado brasileiro é mais elegante que um americano? e os empresários…
    Parabéns pelo trablho !
    JORJA

  6. Jorja,

    Obrigada pelo comentário. O codigo de vestimenta para trabalho nos EUA é bem mais rígido do que no Brasil portanto o que voce ve nos seriados americanos condiz com a verdade. Advogados, empresários, recepcionistas, entre outros, têm que se vestir bem… Até mesmo o código de demais locais, tais quais supermercados, possuem uniformes e não permitem que funcionários vistam jeans por exemplo. Mesmo assim alguns escritórios, empresas e etc possuem um dia da semana chamado de casual day (casual Friday, casual Wednesday e etc) no qual os funcionários podem ir vestidos casualmente.

    Agora quando estão fora do trabalho os americanos gostam de roupas confortáveis, o que muitas vezes não é lá muito elegante rsrsrs

    Abçs

  7. E a questao do banho, como é lu?

    banho todo dia ou banho a cada mudança da lua?

    fala-se muito dos europeus por exemplo, mas eu cresci no meio de imigrantes italianos, alemaes, e eles tomavam banho como qualquer brasileiro. se bem que a ma fama é da frança

  8. As roupas americanas costumam ser mais longas?
    Tipo uma xl daí é mais longa que uma gg daqui?
    EU sei que agora tem o tal do Vanity sizing?
    Mas e até alguns anos atrás ,elas já eram mais longas que as camisas brasileiras por exemplo.
    EU tenho 2,00 metros de altura,eu sei que tem as roupas tall,mas aquleas que não são da linha tall já me serviriam?

  9. Marcello,

    Geralmente sim, por que a industria de roupas faz roupas voltadas para a estatura dos homens americanos, que é maior do que dos brasileiros medianos.E sim, as roupas tall vão servir pra voce já que elas foram criadas para pessoas acima de média em altura.

    Escrevi diversos artigos com tabelas de conversão de roupas e também com dicas sobre como comprar roupas aqui quer sirvam, independentemente da sua altura ou peso. Dê uma pesquisada no blog que vc encontrará eles.

    Boa sorte!

  10. E as garotas…. ( jovens em geral) são muito vaidosas?? como elas gostam de se arrumar pra sair pra balada, sair com o namorado, ir pro shopping e tals? usam muita chapinha, sapato de salto, essas coisas ou são mais básicas? pelo que eu vejo elas gostam bastante de maquiagem, aqui no brasil maquiagem não é tão utilizada (eu mesma não curto hehehe)… um beijo e obrigada desde já

  11. É, no mínimo, interessante este artigo, Antes, pensava que os americanos eram bastante elegantes na forma de se vestir, sobretudo as mulheres.

    Aquele estilo com roupas longas, boné e sapatos parece um estereótipo. Mas, de fato, não é!

    Lu, sou professor. Me fala: como estes profissionais se vestem em seus respectivos locais de trabalhos? São “desleixados”, também?

    Abraços…

  12. Olá Sandro,

    Eles se vestem de acordo com a política de vestimenta da empresa. Cada uma tem a sua. Mas recentemente tive uma amiga americana visitando o Brasil e ela achou estranho ver trabalhadores brasileiros com uniforme mas de calça jeans, enquanto aqui geralmente se tem o uniforme e calças cáqui. Outra coisa que ela notou é que camisetas são considerados uniformes enquano aqui geralmente a regra é camisas polos ou camisas sociais, tanto para homens quanto para mulheres.

  13. Achei muito bom vai mim ajudar em uma pesquisa para a escola ,
    é muito louco o jeito que eles se vestem (Pijamas) Meu deus fora
    de modaa total mas acho que lá é normal ,mais para os brasileiros
    é muitooo estranho e anormal kkk :\ 🙂 kkkkkk(Precisam de uma dicas
    dos Brasileiros ) Beijos Jade Mirella Aceita que Doi Menos kkkkk Bejos BRASIL

  14. E porque enquanto o primeiro mundo usa a liberdade em se vestir e se explessar, nos do terceiro mundo ainda estamos preso em se preoculpar com o que o outro vai pensar, com que o outro vai falar…
    O mais importante e ter dinheiro. pq muitas vezes tem gente tão bem vestida que ta devendo ate o buteco da esquina, e que não tem nem onde cair morto.
    O rico não se preoculpa com que vão dizer dele, pq ele e o poder, ja o pobre ate pra ir na esquina vai de salto alto, pra tentar enganar o tipo de vida que realmente tem.

  15. A verdade é que eles não ligam pra que ou o que voce tá vestindo, e é legal ver por esse lado, acho que isso gera menos preconceito não diferenciando ricos e pobres, já que todos se vestem do jeito que querem, poder entrar num lugar caro sem ninguém te olhar dos pés a cabeça deve ser bem diferente, não tô dizendo que devomos ser desleixados na hra de se vestir mas ligar menos pra vida do outro, devemos aprender muito com eles 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *