Para Estudantes

Como Estudar Para O TOEFL IBT?

dicas para o teste do TOEFL
por pshegubj via flickr

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um teste que avalia seu conhecimento da língua inglesa.É preciso fazer esse teste caso voce queira estudar em uma faculdade americana, venha para cá como intercambista, participe de programa de bolsa de estudos ou queira trabalhar em uma organizacao governamental. Algumas empresas também exigem que seus funcionários façam essa prova.

Diversas instituições educacionais em vários países aceitam o TOEFL. E com um “TOEFL score” bom, ou seja, uma boa nota, suas chances de ser aceito na sua faculdade de sua escolha aumentam um pouco mais.

Você pode fazer o teste tanto nos EUA quanto no Brasil. Para se informar mais vá ao site do ETS (Educational Testing Service) , crie um perfil, leia as instruções  e marque a data para sua prova (tudo online e em inglês).

Há dois tipos de prova do TOEFL:

  • PBT (Paper Based Test) – a prova feita em papel;
  • IBT (Internet Based Test) – e a prova feita pela internet feita em locais aprovados pelo ETS (não na sua casa rsrs).

Se você fizer sua prova nos Estados Unidos você provavelmente fará o TOEFL IBT.

Assim que voce fizer sua inscrição, saberá qual dos dois tipos será a sua prova.  Nesse post dou mais ênfase ao IBT. Depois que voce marcar a data do seu teste não se esqueça de:

  1. Guardar seu número de inscrição (consta no seu recibo do pedido);
  2. Ler com atenção os requerimentos de identidade e o que e permitido no dia do teste (especialmente se você fizer a prova nos EUA ou em outro país estrangeiro);
  3. Preencher o formulário que enviará sua nota gratuita para até 4 universidades americanas de sua escolha (coloque o código correto da universidade onde for pedido, você pode achar o codigo no site do ETS ou no site da universidade, geralmente na página de requerimentos para estudantes estrangeiros);
  4. Que para enviar sua nota para mais escolas você tem que pagar uma taxa;
  5. Finalmente preparar-se para o grande dia. Nem adianta pensar que se estudar na última hora você conseguirá uma nota excelente. Ademais cada universidade fixa qual a menor nota aceitável para o teste, se você não tirar a nota mínima que elas estipulam, suas chances já eram. Então estude antes!

Lembrado que a nota vale por 2 anos, então capriche nos estudos. E isso nos leva ao nosso próximo assunto: O que estudar para o teste? Bem, eu divido as áreas de estudo da maneira abaixo:

  1. Reading comprehension I= Grammar;

  2. Reading comprehension II =Vocabulary;

  3. Listening;

  4. Speaking e

  5. Writing.

E obvio que essas aptidões são interligadas naturalmente. Elas não seriam analisadas simultaneamente num exame de língua estrangeira comum. Isso é diferente no TOEFL IBT, o qual mede a proficiência  do indiv;iduo em 2 ou mais dessas habilidades.

Como isso funciona? Deixe eu dar um exemplo: Ouvir a um diálogo, ao mesmo tempo você pode fazer anotações e ter que responder à pergunta que aparecer na tela do computador usando seu microfone.

Eles ainda podem te mostrar um texto, você ter que ouvir uma palestra e que escrever um outro texto comparando os pontos de vista do que você leu e ouviu.

Não vou mentir, se você não tiver pelo menos o nível intermediário avançado (não o pré-intermediario) de inglês fica difícil tirar uma nota boa. Mas também vai depender de que nota voce precisa alcançar para ser admitido no seu curso escolhido, você tem que checar isso. Por que digo mínimo de conhecimento de intermediário? Por que você precisa dominar bem a gramática e ter um vocabulário bom para sair bem sucedido.

Reading Comprehension I:

Agora, como “atacar” essas diferentes áreas da língua inglesa? Começaremos pela reading comprehension I: Você deve ler e ser capaz de entender textos acadêmicos, de pesquisas científicas, de livros didáticos de educação superior  sobre os mais variados tópicos, tais quais, economia, geografia, sociologia, artes etc. Não se preocupe em saber tudo sobre as matérias, o objetivo aqui é treinar o entendimento de compreensão e vocabulário.

Reading comprehension II:

O objetivo aqui é aprender o máximo de palavras novas  “difíceis”,  idioms (expressões idiomáticas)  e phrasal verbs por dia. Há livros no mercado que ajudam nesse sentido, eles vem com exercícios.Se você puder comprá-los em inglês, melhor ainda. Procure também um bom dicionário (pode ser online) e um bom thesaurus (dicionário de sinônimos).

Listening:

Você tem que acostumar o ouvido a pronúncia normal dos americanos. Para ajudar você pode assistir filmes legendados e esconder as legendas, ouvir mais músicas em inglês, ouvir estações de rádio americanas na internet etc.

Speaking:

A melhor maneira de saber se você está falando bem e conversando com um nativo. Para isso recomendo que você converse com eles em salas de bate-papo, sites de troca de idiomas e etc.

Writing:

Eu queria que houvesse uma outra alternativa para essa aqui, porém não há, para melhorar a escrita, somente escrevendo. Minha sugestão é criar textos baseados em temas acadêmicos, sempre dando sua opinião ou comparando duas opiniões diferentes.

Para finalizar, há sites na internet que oferecem exercícios tipo os que caem no TOEFL  porém a qualidade da maioria deles não é comparável com o nível real do teste. A opção ideal é comprar o pacote que o ETS oferece para ver como realmente funciona o teste. Não é barato mas vale a pena.

Quer falar sobre o assunto? Comente abaixo.

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe!

 

11 comentários sobre “Como Estudar Para O TOEFL IBT?

  1. achei rapido, pratico e claro. As iinformacoes sao suficientes pra quem quer saber o basico,mas orienta bme.

  2. Olá, gostaria de saber em quais locais em posso encontrar pra treinar as duas primeiras dicas de como estudar…

  3. Olá Jessica,

    Obrigada pelo comentário. Escreverei um post detalhado sobre o assunto em breve. Fique ligada!

    Abçs

  4. Olá! Gostaria de saber se este teste é feito a qualquer data do ano, e se o aluno tirar uma nota alta pode até ganhar isenção de pagamento nas instituições americanas? Esse teste funciona como o SAT?

  5. Kethella,

    Há épocas do ano nas quais o teste é feito. Você pode encontrar todas as datas ne locais do teste no site do College Board, na seção do TOEFL e você pode encontrar informações sobre o SAT nesse mesmo site.

    Isenção de pagamentos são dadas para quem tem bolsas de estudo ou para quem pode provar que precisa de ajuda financeira para estudar. Boas notas podem ajudar na hora de conseguir uma bolsa de estudo.

  6. Achei o site excelente, estou cursando o 2º ano do Ensino Médio e me interesso muito em fazer uma faculdade no Exterior, estou me esforçando ao máximo porém meu Ensino Fundamental nao foi dos melhores devido ao pouco aprofundamento de estudo na minha antiga escola, vou me esforçar ao máximo pois este é meu sonho.

  7. My Elementary School grades were the best, report cards full of 9.8s and 10s. Though, when I got into Middle School… well, not THAT great. I never had to have a DP or anything like that (thank God) yet I had to struggle for that. I’m on senior year and I really want to apply to an american university. I think I’m able to understand americans in their day-by-day. I’m just in love with this site and reading everything I can.
    It still wasn’t clear to me: as a Brazilian student, how do I calculate my GPA? I don’t have credits and in my school we only have 5 hours a day of classes.
    I chose to write this in English because I want to practice as much as I can. If I had any mistakes, PLEASE correct me.
    Thank you for providing us all this information!

  8. Bom post, Lu!

    Certamente, é importante ter um grande nível de Inglês para se dar bem neste teste e, por conseguinte, morar nos EUA.

    Estou começando, agora, a estudar Inglês e meu objetivo é passar alguns anos me dedicando a esta língua para realizar meu sonhos: morar na terra do Tio Sam.

    Continue com este excelente blog!

  9. Pretendo morar nos eua dentro de 2 anos. Estou aprimorando meu inglês e fazendo os preparativos financeiros necessários. Você acha q fazer a prova antes mesmo de estar com o visto em mãos é desnecessário?

  10. Olá Aline,

    O TOEFL tinha validade há alguns anos atrás, não sei se esse ainda é o caso. Como ele tinha validade de um ano , você tinha que fazê-lo próximo a vir para cá,já estando aqui ou esperar até que a escola ou empregador – seja quem for que estivesse o exigindo – pedisse . Eu esperaria até alguém pedir para não passar o risco de ter que refazer tudo de novo , além do mais há anos atrás a pessoa tinha que decidir para qual instituicao enviar sua nota do TOEFL antes do teste, se você não sabe ainda quem vai exigí-lo ou se é que alguém vai exigí-lo seria perda de tempo e dinheiro.

    Porém em certos casos, especialmente se a pessoa tem receio de não tirar a nota que precisa no teste, fazer o TOEFL mais de uma vez – se não há mais a validade do teste ou se o tempo para refazer o teste é menor- melhoraria a confiança dela e quem sabe a nota, afinal fica mais fácil fazer um teste que já se conhece bem… Então é relativo e varia de acordo com o seus objetivos, como nao sei se voce vem para estudar ou trabalhar e se alguma instituicao já te exigiu o teste, fica dificil dizer.

Faça parte da conversa: